X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Confira os dilemas e alegrias de cada década de vida

Psicólogas apontam as características que mais marcam o passar dos ano e as chamadas “crises de idade”


O passar dos anos pode trazer um impasse nos sentimentos. Ao mesmo tempo que há motivos para comemorar, crises existenciais chegam para marcar seu território. 

Segundo especialistas, é improvável que alguém não passe por, pelo menos, um momento conflituoso aos 20, 30, 40, 50 ou 60 anos. E cada fase vem com suas características próprias, envolvendo aspectos afetivos, emocionais e financeiros. 

Segundo a psicóloga Daniela de Oliveira, essas transições na vida podem nem se tornar um transtorno se vierem acompanhadas de atitudes. “Em vez de uma crise, podemos viver um momento de reflexão para entender se estamos no rumo que gostaríamos para nossas vidas ou se é necessário mudar de estrada”, explica.

Mas por que há tantas crises? A doutora em Psicologia Cristiane Vaz Pertusi explica que a “sociedade do cansaço”, que vive ansiosa, faz com que as pessoas não aproveitem o momento.  “Essa pressa tem feito com que as pessoas não usufruam e não construam cada fase como talvez fosse no passado, com a vida mais calma e com menos tecnologia”, diz. 

Já a palestrante e psicóloga Alessandra Augusto acredita que um dos momentos mais críticos é quando alguém se torna um “cinquentão”. 

“Antes, se chegava à meia-idade aos 35 anos. Hoje, as pessoas se cuidam mais, estão em boa forma, mas quem não definiu sua vida entra em crise. Sensação de frustração, de que a vida ficou menos colorida e sem sentido. Mas, chegando aos 60, vem a vontade de aproveitar”, afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Confira os dilemas e alegrias de cada década de vida
Eduardo Torres, Liliane Gabeira e Luciano Gabeira compartilham os dilemas e alegrias de diferentes décadas |  Foto: Douglas Schneider/AT

Transformação

O estudante Eduardo Torres, 24, sempre viveu numa era conectada. Para ele, os dilemas e as alegrias de sua idade andam lado a lado. “É uma transformação na qual você muda sua rotina inteira quase do dia para noite, começando a ter as responsabilidades da vida”, diz.

Novos começos

A professora Liliane Gabeira, 65, contou que uma dificuldade que surge a partir dos 60 é ficar sozinha quando todos saem para cuidar de suas vidas. Mas ela também ressalta as alegrias. “Ter a vida plena, com novos começos, sair, passear e viajar”, enumera.

“Me sinto jovem”

Nascido em 1985, o advogado Luciano Gabeira, 36, acompanhou as inovações tecnológicas. Para ele, há uma dificuldade em organizar o tempo. “Mas também me sinto jovem, com saúde, com força para trabalhar e correr atrás dos meus objetivos”, salienta.


RAIO X DA IDADE


De 20 aos 29 anos

Dilemas

  • O jovem adulto enfrenta um período de insegurança sobre faculdade, carreira e mercado de trabalho. Há uma certa imprudência e dificuldades em estabelecer prioridades na vida.  

Alegrias

  • São as pessoas que se desafiam mais. Têm a adrenalina da juventude e vontade de explorar o mundo. Auge da vida sexual. Muitos encontram uma militância para seguir.     

De 30 a 39 anos

Dilemas

  • Começa a levar mais a sério a opção de se casar e construir uma família. Profissionalmente, não está consolidado no mercado. Aumenta a necessidade de segurança e organização de vários aspectos da vida.

Alegrias

  • Período em que começa um grande amadurecimento. Tem um bom desempenho sexual, e o sexo pode ser melhor do que aos 20 anos. Os relacionamentos afetivos tendem a se firmar. 

De 40 a 49 anos

Dilemas

  • Começa a perceber uma mudança corporal, que pode diminuir a autoestima. Há muitas cobranças pessoais. 

Alegrias

  • Entende-se que está com a profissão organizada, estabilizada. Começa a curtir e usufruir desse auge da maturidade. Há um vigor e até vontade para começar uma mudança de vida. 

De 50 a 59 anos

Dilemas

  • É um momento em que há um “balançar”, onde se passa a vida a limpo. É  a nova meia-idade. Quem não tem vida financeira estável pode sentir frustração e reflexão sobre o que fez de sua vida. Há insatisfação com a profissão, a aparência e os relacionamentos. É comum haver divórcios.   

Alegrias

  • Algumas pessoas começam a aproveitar mais a vida, buscando resoluções de seus conflitos internos e sua autorrealização. Também é um período de crescimento interno, onde há uma procura por respostas para seu papel no mundo.

A partir dos 60 anos

Dilemas

  • Para algumas pessoas, pode ser um momento de frustração, ansiedade, insegurança e medo pelo futuro. Pode ocorrer a sensação de não ter aproveitado a vida o suficiente, assim como uma insegurança sobre a próxima etapa da vida que se aproxima.  

Alegrias 

  • Há um sentimento de plenitude e dever cumprido. Como muitos já se aposentaram, é uma fase de aproveitamento da vida: fazer viagens, aulas de dança e prática de esportes. Quer usufruir do que conquistou.  

Fonte: Especialistas consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: