X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Entretenimento

Ana Castela e Us Agroboy: agora é a vez do agronejo

Cantores e influenciadores digitais conquistam milhões de fãs ao defender o jeito caipira e a roça


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Ana Castela e Us Agroboy: agora é a vez do agronejo
Ana Castela é dona dos hits “Pipoco” e “Roça Em Mim” |  Foto: Divulgação

De bota, fivela, chapéu e sotaque carregado, cantores e influenciadores digitais formam a “tropa do agro” que tem conquistado o Brasil.

Só a sul-mato-grossense Ana Castela,19, dona do hit “Pipoco”, está com cinco músicas entre as 50 mais ouvidas do Spotify Brasil. São elas: “Bombonzinho”, “Roça Em Mim”, “Dona de Mim”, “Palhaça” e “Nosso Quadro”.

“A roça já está no topo, já ganhamos muito. O movimento está crescendo cada vez mais, com muitos nomes bons como Luan Pereira, Us Agroboy, Léo e Raphael e Loubet, que já representava nossa música”, conta ao AT2

A “boiadeira” ainda explica   por que o estilo do campo tem despertado tanto interesse. “Faltava esse espaço para os jovens que curtem sertanejo e que também gostam de andar trajados, do trabalho da roça e que têm ligação com o agro”.

O orgulho do jeito caipira vai muito além dos trajes: as vivências de Ana no campo são exaltadas nas canções, recurso também utilizado pela dupla Us Agroboy.

“Interior é natureza, campo, viola caipira, prosa boa, café quentinho e cheiro de chuva na poeira. Gosto demais dessa vida”, afirma   Jota Lennon, 29, integrante do duo. 

E completa: “Por muito tempo, o cara que usava bota, chapéu e andava na cidade era visto como o roceiro. Hoje, o jogo virou”.

Tanto o Us Agroboy quanto Ana Castela participam do “Fazendinha Sessions”, projeto musical que fortalece o “agronejo” e se assemelha ao estourado “Poesia Acústica”.

Outros nomes da “tropa do agro” são a cantora e violeira Bruna Viola, e os influenciadores digitais Gustavo Tubarão e Jacques Vanier.

Confira entrevista com Ana Castela:

AT2: Desponta como a grande representante da música agro. A que atribui todo esse sucesso?

Ana Castela: Acho que é a soma de muito trabalho e dedicação de toda a minha equipe e meu, claro. Acredito que o público da roça estava carente de uma figura feminina que representasse o agro mesmo, sabe? De bota, chapéu e fivela, eu estou aqui com o maior orgulho levantando essa bandeira.

O que define a moda do agronejo hoje? Vai muito além de bota, fivela e chapéu?

Letra também, exaltando coisas do campo, da vida na roça. 

A vida no campo é a melhor que há? 

Eu amo! Sinto muita saudade de estar na fazenda, cuidando do gado, curtindo o mato, meus cavalos...

Trocaria a vida no campo pelo luxo da fama na cidade?

Já moro em cidade. Antes de “Pipoco” se tornar o sucesso que foi, mudei para Londrina, no Paraná. Mas, sempre que posso, tenho tentado ir pra fazenda me reconectar.

Participou do “Fazendinha Sessions”. É um projeto que visa a fortalecer o agro, assim como o “Poesia Acústica” estimula o rap?

Com certeza! E vêm novidades por aí, aguardem!

Hits da roça e novo DVD

“Não trocaria a vida do campo pela cidade. Toda minha vida morei em sítio. Quando cismei em morar em apartamento, não consegui ficar nem o tempo de contrato e já saí vazado para morar numa chácara”.

A afirmação é do mineiro  Jota Lennon, que, ao lado do goiano Gabriel Vittor, forma o projeto Us Agroboy, um dos fenômenos do movimento agronejo. 

Imagem ilustrativa da imagem Ana Castela e Us Agroboy: agora é a vez do agronejo
Us Agroboy |  Foto: Flávio Carvalho

Responsável pelos hits “Baladinha Rural” e “Festa da Bota”, gravada com Wesley Safadão, a dupla acaba de lançar “Eu Minto”, parceria com Ana Castela.

Lançada há duas semanas, a música já possui 6,2 milhões de acessos no YouTube e integra o DVD “A Roça no Topo”, que será lançado em breve. O projeto contou com participações de nomes como Fernando e Sorocaba, Guilherme e Benuto e Xand Avião.

OUTROS REPRESENTANTES DA "TROPA AGRO"

Mineiro “raiz”

Com causos da roça e orgulho de seu jeitinho caipira de ser, o mineiro Gustavo Tubarão, 23, ficou famoso durante a quarentena ao gravar vídeos em  Cana Verde, Minas Gerais. Atualmente, ele tem mais de 15 milhões de seguidores nas redes.

Imagem ilustrativa da imagem Ana Castela e Us Agroboy: agora é a vez do agronejo
Gustavo Tubarão |  Foto: Divulgação

Sotaque e trejeitos

Queridinho dos astros sertanejos, o goiano Jacques Vanier ainda morava nos Estados Unidos quando fez sucesso com vídeos carregados de sotaque e trejeitos da roça. Natural de Piracanjuba, ele tem 8,5 milhões de seguidores no TikTok.

Imagem ilustrativa da imagem Ana Castela e Us Agroboy: agora é a vez do agronejo
Jacques Vanier |  Foto: Flávio Carvalho

Violeira nos cinemas

Destaque do sertanejo, com  250 milhões de visualizações no YouTube, a violeira e cantora  Bruna Viola, 29, estreou na atuação como protagonista do filme “Sistema Bruto” (2022). Na produção, viveu personagem inspirada nela mesma.

Imagem ilustrativa da imagem Ana Castela e Us Agroboy: agora é a vez do agronejo
Bruna Viola |  Foto: Divulgação

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: