Mais 10 mil vagas para concursos até 2026
No ano passado, o governo autorizou outras 9 mil oportuidades, que serão somadas à essas
Escute essa reportagem
O governo federal vai realizar concursos para preencher entre 9 mil e 10 mil vagas até 2026. A previsão foi dada pela ministra Esther Dweck, que comanda a pasta da Gestão e Inovação, responsável pela convocação de servidores.
Embora tenha falado sobre novas vagas para atuar no governo federal, Dweck, em entrevista ao jornal O Globo, afirmou não haver espaço no orçamento da União para aumentar ou antecipar o reajuste dos salários de servidores públicos neste ano. A categoria e o governo vivem impasse no reajuste salarial.
Enquanto o Ministério de Gestão e Inovação (MGI) fomenta a proposta de reajuste salarial de 9%, divididos em duas parcelas (4,5% em 2025 e 4,5% em 2026), servidores públicos cobram reajustes que variam entre 22,71% e 34,32% e a antecipação das parcelas de valores reajustados para 2024.
Representantes do ministério e entidades sindicais se reuniram, na semana passada, para oficializar um acordo. O encontro, porém, terminou sem consenso das partes.
Quanto às novas oportunidades para concurso até 2026, o número de 9 mil a 10 mil vagas para novos certames se somariam às 9 mil oportunidades que já foram autorizadas pelo governo, no ano passado.
Comentários