"Selo de ouro" para alfabetização em escolas de Vitória, Cariacica e Viana
Selo concedido pelo MEC visa reconhecer iniciativas dos estados e municípios em programas voltados para a educação
Escute essa reportagem

Vitória, Cariacica, Viana e outros municípios do Espírito Santo receberam o Selo Ouro do Prêmio Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, concedido pelo Ministério da Educação (MEC).
O Selo visa reconhecer as iniciativas de gestão das secretarias de educação dos estados e municípios na formulação e implementação de programas, políticas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças. A cerimônia de entrega da certificação ocorreu segunda-feira, em Brasília.
Para a secretária de Educação de Vitória, Juliana Rohsner, esse reconhecimento gera um sentimento de orgulho. Ela contou que, em 2021, só 28% das crianças do 2° ano estavam lendo. Agora, a porcentagem subiu para 65, 9%.
“Esse é o resultado do trabalho pedagógico, da implementação da política de alfabetização, da formação de gestores e professores, da nossa melhoria de infraestrutura física”, mencionou.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, que tem Hellen Guerino como professora, é uma das unidades de ensino da capital que faz magia do aprendizado acontecer.
Em Cariacica, a secretária de Educação do município, Luzian Belisario, também celebrou. “O sentimento é de que todo o trabalho dedicado das equipes e profissionais da educação ao longo do ano de 2024 foi alcançado”.
Ela disse que foram realizadas várias iniciativas voltadas para a alfabetização, como a formação de todos os profissionais, investimento em materiais pedagógicos, livros, assessoramentos nas escolas e tomadas de leitura.
Para Ângela Cavati, secretária de Educação de Viana, o prêmio representa o comprometimento da rede com a educação. Como é o que ocorre na Emef Dr. Arcílio Tononi, em Primavera.
Dentre as ações realizadas pela prefeitura, visando à alfabetização dos alunos na cidade, está o projeto “Ler, Contar, Encantar”. Por meio dele, são feitas entregas de livros para os pequenos montarem sua primeira biblioteca em casa.
Cada aluno recebe por ano seis exemplares escolhidos conforme a série. Com cada livro são feitas atividades em sala, e depois o aluno leva o livro para casa. Até 2024, 260 mil livros foram entregues.
Música para dinâmica em sala de aula
A professora Delvira Saturnino, que dá aula para o 1º ano na escola municipal Luzbel Pretti, em Cariacica, criou o projeto “Pote das Consoantes”, em 2022. Seu objetivo é inovar e dinamizar as aulas.
“Costumo trabalhar uma ou duas letras por semana. Utilizo uma música, que é uma paródia relacionada à letra, uso um pote grande de plástico e, dentro dele, coloco figuras relacionadas à letra trabalhada”, disse.
“A gente canta a música e, enquanto isso, as crianças colocam figuras em um pote desenhado em papel. À medida em que vamos colocando, chamo as crianças perguntando quem está com a figura que começa com LA, LE, caso a letra seja o L”.
Por último, os alunos fazem o registro no caderno e levam para casa um potinho com as sílabas, para formar palavras em um caderno destinado à escrita e fichas de leitura.
Opiniões



Mais de 4 mil municípios participaram

O Selo
O Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização é um reconhecimento a esforços e iniciativas das secretarias de Educação na formulação e implementação de políticas, programas e estratégias que assegurem o direito à alfabetização das crianças.
Ele faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), baseado na colaboração entre os entes federativos para garantir a alfabetização de todas as crianças do Brasil até o final do 2º ano do ensino fundamental.
Ao todo, 27 estados e 4.629 municípios se inscreveram para concorrer ao selo. Deles, 13 estados, o Distrito Federal e 2.592 municípios alcançaram o Selo Ouro.
O MEC instituiu uma comissão gestora, responsável pela análise das iniciativas de gestão pública das secretarias de educação e pelo processo de classificação.
Estado
Além de Vitória, Cariacica e Viana, também conquistaram o Selo Ouro os municípios: Águia Branca, Alfredo Chaves, Alto Rio Novo, Anchieta, Aracruz, Boa Esperança, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Dores do Rio Preto, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, entre outros.
MATÉRIAS RELACIONADAS:




Comentários