X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Proibição do celular já melhora o aprendizado, dizem professores

Menos de dois meses desde o início do ano letivo, professores começam a notar que os estudantes estão focados e lendo mais


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Proibição do celular já melhora o aprendizado, dizem professores
|  Foto: Fábio Nunes/AT

As rodas de conversas nos intervalos estão mais barulhentas, as risadas e brincadeiras voltaram a ser ouvidas nos recreios. Menos de dois meses desde o início do ano letivo, professores já começam a sentir os efeitos da proibição de celulares sem fins pedagógicos nas escolas.

Os reflexos, ainda que tímidos, já começam a se refletir até mesmo no aprendizado, com estudantes mais focados nas aulas, concentrados e lendo mais.

O psicopedagogo clínico Cláudio Miranda fez uma pesquisa com alguns profissionais de escolas privadas da Grande Vitória. Segundo ele, os relatos apontam que o impacto da medida tem sido positivo, com efeitos visíveis sobre o padrão comportamental dos alunos.

“Hoje, eles estão interagindo muito mais e se socializando melhor com os colegas”, destacou.

Ele também apontou que uma pedagoga relatou que a ausência do celular trouxe maior diálogo e participação efetiva na sala de aula.

“A impulsividade diminuiu e os alunos se olham, percebem e interagem mais nos momentos livres. Em sala, eles estão mais atentos. Por saberem que não podem mexer no celular, se concentram mais. Também têm frequentado mais a biblioteca da escola”.

A neuropsicopedagoga Geovana Mascarenhas também destaca que a proibição do uso de celulares nas escolas já traz alguns benefícios, como a redução de distrações, a melhoria do ambiente escolar e a proteção dos alunos.

“A redução de distrações pode ajudar os alunos a se concentrarem mais e a aproveitarem melhor o tempo de aula. Também ajuda a criar um ambiente mais seguro e menos propício a problemas de cyberbullying. E quando falamos de proteção, falamos também da proteção referente à saúde mental e física dos alunos”.

A neuropsicopedagoga Thais Cruz enfatizou que, mesmo com pouco tempo de aulas, a restrição do uso de celulares nos recreios e intervalos pode trazer reflexos positivos imediatos na atenção, socialização e até no descanso mental.

Leitura e jogos

Na Escola Estadual Mário Gurgel, em Vila Velha, os estudantes têm sido estimulados não só à prática da leitura – com a Biblioteca Viva –, como também a interagir entre si por meio de jogos de tabuleiro e esportes nas quadras.

O diretor da escola, Elias Carvalho Júnior, relatou que já é perceptível as mudanças. “Pais nos relataram que os filhos estão interagindo”.

Os alunos da 2ª série do ensino médio Paulo Leandro Souza, Maria Eduarda Bollis, Jhemiri Santana, e Rafael Miranda, de 16 anos, têm aproveitado os espaços. “Sem o celular a gente conversa mais com os colegas e estamos mais concentrados nas aulas”, revelou Maria Eduarda.

Os impactos da proibição do celular

1 Volta das brincadeiras

Sem os aparelhos celulares na hora do recreio e intervalos de aulas, algumas escolas têm notado aumento das brincadeiras e jogos entre os estudantes.

Isso promove maior interação entre eles, além de criar mais oportunidades de inclusão.

2 Maior interação social

As rodas de conversas também voltaram durante os momentos de intervalo e recreio, segundo pedagogos e professores.

Se antes os estudantes já iam para os “cantos” com os seus aparelhos, hoje os recreios estão mais “barulhentos”, o que também estimula a comunicação face a face.

Isso amplia as oportunidades para a prática de habilidades sociais, como iniciar e manter conversas, fazer amizades e, principalmente, a empatia e a expressividade emocional, tão afetadas pela comunicação virtual.

3 Mais leitura e criatividade

Alguns estudantes têm aproveitado os horários de recreio e intervalos na biblioteca ou ainda lendo livros.

Outros também passam o tempo desenhando ou pintando.

4 Melhor concentração e foco

Pedagogos e professores revelam que o tempo fora do celular tem se refletido em uma melhora na concentração dos estudantes em sala de aula, já que os aparelhos acabavam distraindo e prejudicando o foco deles.

5 Menos cyberbullying

O uso de celulares em sala de aula aumentava os riscos de cyberbullying (humilhações virtuais) e de problemas relacionados à segurança on-line dos alunos.

em um passado recente, algumas escolas tinham que lidar, por exemplo, com casos relacionados à criação de perfis falsos com a finalidade de difamar um aluno, compartilhamento de fotos constrangedoras ou mentiras nas redes sociais.

6 Melhora no aprendizado

O uso indiscriminado de celulares em sala de aula pode levar a distrações dos alunos.

No médio e longo prazo, especialistas apontam que a proibição do aparelho nas escolas e o uso mais consciente em casa podem ajudar no aprendizado e na participação nas atividades escolares.

7 Ferramenta educacional

Por outro lado, alguns especialistas apontam que as tecnologias não deixaram de ser ferramenta educacional valiosa. Por isso, continuam a ser usadas com propósito pedagógico.

Elas podem oferecer acesso rápido a informações, permitir o uso de aplicativos educacionais e promover a aprendizagem digital.

Fonte: Especialistas consultados e escolas .

Recreio monitorado

Cantinhos que antes não eram usados deram lugar a espaços de interação, leitura e jogos na escola municipal Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, na Serra. A diretora da unidade, Elandia Rodrigues, revelou que hoje a escola conta com o “recreio monitorado”, com brinquedos e livros disponíveis para os alunos.

“Fizemos este ano um cantinho da leitura, para incentivar ainda mais a interação e o acesso aos livros. Algumas crianças maiores têm até lido para aqueles que ainda não sabem ler”.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: