X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Potencialidades do Amanhã: especialistas apontam profissões do futuro

Estudantes do ensino médio participaram de palestras e vivências sobre as transformações do mercado de trabalho


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Potencialidades do Amanhã: especialistas apontam profissões do futuro
Estudantes de diversas escolas tiveram até tempo, durante o evento, para se informar com a leitura de A Tribuna |  Foto: Kadidja Fernandes/AT

As constantes e rápidas transformações no mundo também levaram os estudantes a uma reflexão sobre o futuro do mercado de trabalho na última quarta-feira (16).

Especialistas que participaram do II Fórum Educacional de Potencialidades do Amanhã citaram profissões que estarão em alta e outras que ainda não são conhecidas, mas que devem surgir nos próximos anos.

Um dos palestrantes, o empresário e sócio da Apex, Ricardo Frizera, levou aos jovens uma reflexão sobre o que eles pensam em fazer no futuro. Citou como exemplo o curso de Medicina, que para muitos é um objetivo nessa etapa da vida.

“Talvez amanhã, ou daqui a 10 anos quando se formarem, a Medicina não vai ser mais a mesma. E agora? A estimativa é de que 65% das profissões do futuro ainda nem existem”, salientou.

Ele citou ainda as profissões que já surgiram nos últimos anos como os criadores de conteúdo no YouTube, que já somam mais de 2,5 milhões, além de designer de realidade virtual e piloto de drone.

Entre as profissões em ascensão, que mais vão crescer até 2030, ele aponta que estão especialistas em inteligência artificial, analista de dados, desenvolvedor de software, profissional de cibersegurança e engenheiro de energias renováveis.

“O que vocês podem fazer hoje para se adaptar a esse cenário? Quando vocês estiverem se formando, em cinco ou seis anos, será que as profissões que escolheram será tão necessária?”.

O diretor da Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro, falou sobre a trajetória da empresa capixaba e uma outra área que só cresce, de sustentabilidade e fontes de energias renováveis.

No final do evento, o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Moacir Lellis, fez um balanço de tudo que os estudantes puderam vivenciar no Fórum.

“Só tenho a dizer que foi um sucesso. Este ano, demos uma outra roupagem ao evento, com palestras mais focadas para alunos do 2º e do 3º ano do ensino médio que, muitas vezes, ainda estão indecisos quanto ao futuro”.

Experiência em feira de profissões

Além de debates e palestras, os estudantes de escolas públicas e particulares também puderam conferir a Feira de Profissões e Inovação.

Entre os expositores, várias instituições de ensino superior levaram informações sobre os cursos oferecidos, além de dinâmicas, jogos, experimentos e equipamentos, como óculos de realidade virtual e braço robótico.

Em cursos da área da saúde, os estudantes ainda puderam vivenciar com simuladores alguns procedimentos na prática.

Estudante do 3º ano do Marista, Mariana Zamprogno, de 17 anos, aproveitou o intervalo para conferir algumas dinâmicas da feira.

Apesar de já ter decidido fazer o curso de Nutrição assim que acabar o ensino médio, ela experimentou equipamentos que simulam os desafios vividos por uma pessoa idosa.

Com dificuldades para se locomover, enxergar e até se abaixar para pegar algo no chão, Mariana contou que passou a entender mais as dificuldades com o passar dos anos.

Opiniões

Visão diferente para estudantes

“Esse evento reúne mil jovens e adolescentes da rede pública e privada que buscam uma visão diferente, que acrescente ao que eles recebem de informações nas escolas. Isso vai gerando neles uma capacidade de olhar os problemas, os desafios e as soluções do mundo de uma outra forma”.

Renato Casagrande, governador do Estado

Perspectivas para o futuro

“É importante refletir sobre o presente, as perspectivas para o futuro, e sobre o Espírito Santo que está sendo trabalhado para deixar para as próximas gerações muita solidez, sobretudo na busca de oportunidade, de trabalho. Nossos esforços estão sendo grandes”.

Ricardo Ferraço, vice-governador

Estado rico em oportunidades

“No Fórum Potencialidades do Amanhã, temos oportunidade de trazer para os nossos alunos do ensino médio uma fala sobre o Espírito Santo. Apesar de ser pequeno geograficamente, o Estado é rico em oportunidades e qualidade de vida. Esse foi um evento de sucesso!”.

Roberta Bonelli, vice-presidente do Sinepe-ES

Importância para formação

“Eventos como esse do Sinepe-ES são importantes porque muito do processo de ensino acontece dentro da escola. Mas o envolvimento com o ambiente externo, onde o aluno da rede estadual vai encontrar com outros estudantes, acrescenta muito para a sua formação”.

Vitor de Angelo, secretário de Estado da Educação

Momento diferenciado

“O Espírito Santo hoje vive um momento diferenciado. Estamos entre as melhores posições do País em indicadores como o Ideb, no ensino fundamental e médio. Essa geração consegue traçar hoje seu projeto de vida, aonde eles querem chegar nos próximos anos, no ensino superior e na atuação profissional”.

Pablo Lira, diretor-geral do Instituto Jones dos Santos Neves

Caminhos seguros para jovens

“Eventos como este devem ser estimulados. Vemos muitos jovens perdidos sobre o futuro, sobre os caminhos seguros a se adotar, além de jovens vulneráveis à internet. Trazer uma conversa sobre aquilo que eles podem encontrar no futuro, concede um rumo melhor aos jovens”.

Major Eliandro Claudino, comandante da Patrulha Escolar

Oportunidades únicas

“Eventos como este são oportunidades únicas para os alunos entenderem o que está acontecendo hoje no Espírito Santo. Além disso, é uma chance deles conhecerem as perspectivas do futuro, que de alguma forma vão impactar na vida de todos”.

Caroline Gobbo, responsável pelo financiamento estudantil Faça Acontecer, do Sicoob

Estado tem potencial

“Esses jovens estão em uma fase muito importante de sua formação. É fundamental mostrar a eles que o nosso Estado tem potencial. Naturalmente, nessa fase, muitos pensam em sair do Estado para galgar coisas fora. Mas eles podem se desenvolver no Espírito Santo”.

Denilson Gomes Nogueira, gestor administ. da Comprocard

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: