Ensino integral ajuda a reduzir evasão escolar, diz diretor do MEC

Modalidade, praticada em 184 escolas no ES, é exemplo para o Brasil, de acordo com Alexsandro do Nascimento Santos

Daniela Esperandio, do Jornal A Tribuna | 12/04/2024, 11:54 11:54 h | Atualizado em 15/04/2024, 11:22

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/170000/372x236/Ensino-integral-ajuda-a-reduzir-evasao-escolar-diz0017604300202404151122/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F170000%2FEnsino-integral-ajuda-a-reduzir-evasao-escolar-diz0017604300202404151122.jpg%3Fxid%3D781147&xid=781147 600w, Alexsandro do Nascimento, diretor do MEC, ministrou palestra durante encontro com autoridades internacionais

No mundo inteiro, a educação em tempo integral é uma tendência. A modalidade de ensino traz benefícios aos estudantes, como a melhora da aprendizagem e a diminuição da evasão escolar.

Foi o que afirmou o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação (MEC), Alexsandro do Nascimento Santos, durante o II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”, que começou nesta quinta (11) e termina nesta sexta-feira (12) com a presença de 23 ministros de oito países que vieram conhecer a educação capixaba.

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Segundo ele, o Espírito Santo é um destaque positivo da educação brasileira ao fazer um bom trabalho com o ensino em tempo integral. “É importante colocá-lo em ação de maneira cuidadosa e respeitando as diferenças entre os estudantes, e o Espírito Santo tem feito isso”.

O diretor afirmou que essa experiência do Estado é um ótimo exemplo para “iluminar” gestores públicos ao redor do País.

Outra ação inspiradora é o Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti), ação em que o governo estadual dá apoio às redes municipais para a criação e ampliação da oferta do ensino na modalidade.

“Como fazer que estudantes, na rede municipal ou estadual, tenham a mesma qualidade e direito à educação? Isso é algo que o Espírito Santo faz bem e pode compartilhar com os outros estados”.

No Espírito Santo, das cerca de 400 escolas da rede estadual de ensino existentes, 184 trabalham em tempo integral.

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Evento

No II Encontro de Especialização Técnica da Comunidade Araucária – “Experiências em Foco”, o governo do Estado recebe membros da Missão Internacional de Ministros e Secretários de Educação.

É sediado pela Secretaria da Educação em parceria com a Comunidade Araucária, composta por 23 ministros (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Panamá, Uruguai e Peru).

Na ação são apresentadas as experiências e os avanços alcançados pelas escolas de tempo integral do Estado, bem como os desafios educacionais globais.

Entre as atividades de hoje estão visitas a escolas de tempo integral.

Ensino em tempo integral

A educação em tempo integral é uma tendência no mundo inteiro e traz benefícios para os alunos como a melhora da aprendizagem e diminuição da evasão escolar.

Alexsandro do Nascimento Santos, diretor do MEC, disse que a expansão das matrículas em tempo integral é uma grande experiência do Espírito Santo para iluminar gestores públicos em outros estados.

A parceria que o governo estadual capixaba tem com os municípios por meio do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) também é um ótimo exemplo para o País.

Proeti

No Proeti, o governo do Estado passa a oferecer apoio às redes municipais para a criação ou ampliação da oferta desta modalidade.

Contempla 67 municípios e contribuiu com a criação de 38.198 vagas em tempo integral nas redes municipais.

Fonte: Sedu.


O que eles dizem

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“Viemos para o encontro porque valorizamos muito o modelo de escolas que trabalham em tempo integral aqui no Brasil.

Nessa experiência, podemos entender mais sobre o assunto, aprender mais a respeito do modelo para levarmos para nosso país porque sabemos que tem bons resultados. É um bom intercâmbio para compreendermos como é a educação nas escolas capixabas, as quais também visitaremos”.

- Augustín Porres, diretor regional da Fundación Varkey, na Argentina

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“Estou surpreso com as ações do Brasil em relação à educação em tempo integral. Lá no México, temos uma quantidade pequena de estudantes nesse tipo de modalidade de ensino, cerca de 3% a 4%.

As discussões durante o encontro têm sido muito interessantes”.

- Jorge Enrique Hernandez Meza, secretário de Educação de Guanajuato, México

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"Somos um dos estados que têm se destacado com muita presença em território nacional em relação aos trabalhos com o tempo integral”

- Vitor de Angelo, secretário de Educação

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