Educadores do Espírito Santo vão ser selecionados para intercâmbio no Chile
Educadores da rede pública estadual vão ser selecionados para o programa que busca formar novos diretores, entre 9 e 18 de julho
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Educadores da rede pública do Espírito Santo serão selecionados para uma experiência imersiva na Universidade Diego Portales, no Chile.
A ideia é que os participantes não apenas absorvam conhecimentos avançados sobre inovação e governança escolar, mas também multipliquem esse aprendizado em suas unidades de ensino.
Gerente de gestão escolar da Secretaria de Educação do ES (Sedu), Júlia da Matta Machado de Paula ressalta que as inscrições já estão abertas.
Os interessados podem se inscrever no Conexões de Liderança até o dia 27 deste mês, através do site da Sedu. Ao todo, o projeto vai selecionar 50 diretores, e os escolhidos vão viajar para o Chile, entre os dias 9 e 18 de julho.
“Essa é a primeira edição do projeto, mas a ideia é que aconteça uma vez por ano”, disse Júlia.
No Chile, os selecionados terão aulas com especialistas em gestão educacional e farão visitas a escolas que tiveram melhoria significativa nos indicadores de ensino.
Além disso, eles vão participar de mentorias para debater os desafios da gestão escolar e elaborar soluções aplicáveis às unidades de ensino do ES.
“O objetivo do programa é aprimorar a gestão educacional e a liderança dos diretores, promovendo impacto positivo nas escolas estaduais”, destacou Júlia.
Atualmente, o Espírito Santo ocupa a primeira posição no ensino médio no País. Com essa nova formação, o governo busca expandir ainda mais a qualidade da educação, adotando práticas de sucesso já consolidadas em outros países.
“A intenção é fortalecer a liderança dos diretores escolares e aprimorar a gestão educacional no ES”, disse a gerente da Sedu.
Para participar, é necessário cumprir alguns requisitos, como ter pelo menos 18 meses de experiência na gestão escolar, ter participado de formações anteriores promovidas pela secretaria e comprometer-se a disseminar os conhecimentos adquiridos após o programa.
O secretário de Educação do ES, Vitor de Angelo, destacou que o objetivo da ação é fortalecer a gestão escolar ao oportunizar a formação e a imersão acadêmica e cultural de 50 servidores na Universidade Diego Portales.
“A capacitação terá uma carga horária extensa e bem estruturada, que permitirá a aplicação das novas estratégias no contexto escolar capixaba”, disse o secretário.
Fique por dentro
Conexões de Liderança
É um programa inédito da Secretaria de Educação do ES (Sedu), que visa formar diretores escolares por meio de uma experiência imersiva internacional.
Iniciativa busca aprimorar a gestão das escolas da rede estadual com base em boas práticas educacionais.
Seleção
O programa vai selecionar 50 diretores que atendam a critérios específicos, como experiência mínima de 18 meses na gestão escolar e participação ativa em formações anteriores promovidas pela Sedu.
A seleção vai ocorrer em três etapas. A primeira consiste na análise documental dos candidatos. Em seguida, será aplicada uma pontuação por titulação. Por fim, os melhores classificados vão passar por entrevista coletiva, que avaliará critérios como impacto dos diretores em suas escolas e capacidade de liderança.
Processo seletivo
Interessados devem se inscrever pelo site da Sedu até 27 deste mês.
A seleção inclui a análise de documentação, pontuação por titulação acadêmica (pós-graduação, mestrado e doutorado) e entrevista coletiva, na qual os diretores vão compartilhar experiências e serão avaliados por uma banca especializada.
Formação no Chile
Os diretores selecionados viajarão para Santiago, no Chile, entre 9 e 18 de julho. A formação será realizada na Universidade Diego Portales.
Programa
Serão 70 horas de aulas on-line, com professores da universidade, 60 horas presenciais no país, além de quatro horas de visitas técnicas a instituições de ensino locais de destaque e 20 horas para mediação e construção de projeto integrador.
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