X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Educação

Após 27 cirurgias, dona de casa quer ser nutricionista


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Após 27 cirurgias, dona de casa quer ser nutricionista
A dona de casa Raquel Goulart ficou impossibilitada de estudar durante anos por conta da saúde debilitada |  Foto: Leone Iglesias/AT

Transformar uma grande dificuldade da vida em motivação não é fácil, ainda mais quando a adversidade vem com os problemas de saúde.

Mas é com muita vontade de vencer e fé em Deus que a dona de casa Raquel Henrique Goulart, de 46 anos, busca a realização de um sonho: ser nutricionista. Após passar por 27 cirurgias, Raquel está fazendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para tentar uma vaga no curso de Nutrição.

Atualmente desempregada e morando de favor no fundo de uma igreja em Rio Marinho, Cariacica, Raquel conta que nasceu com um problema nos rins, o que a impossibilitou, por muitos anos, de levar uma vida normal.

“É como se eu tivesse três rins, sendo que um deles sempre produzia pedra. Eu não conseguia me alimentar e até um copo de água me causava dor”, explicou a dona de casa, que ainda teve a situação agravada pela hipercalcemia, que é o nível elevado de cálcio no sangue.

Segundo Raquel, o problema só foi descoberto quando ela tinha 18 anos. Por ser uma doença complexa de ser tratada, os médicos precisaram fazer 27 intervenções cirúrgicas, sendo a última há cerca de quatro anos, quando finalmente ela conseguiu retomar a vida normal. A partir de então, Raquel passou a se alimentar e viver sem dores.

“Há cerca de quatro anos finalmente consegui me livrar do problema nos rins. Os médicos precisaram retirar um rim, e hoje vivo apenas com um, mas vivo bem. Hoje, só preciso tomar cuidado com a minha alimentação”, contou.

Por conta da alimentação, que agora passou a ser mais regrada, Raquel viu nesse fator uma motivação. Assim, se dedicou aos estudos para fazer o Enem e cursar Nutrição.

“Consegui me dedicar, ganhei apostila, livros, e fiz meu canto de estudo. Antes eu não podia estudar, pois além das dores e das cirurgias, morava numa casa que alagava sempre que chovia”, lembrou.

Essa é a terceira vez que Raquel faz prova, mas a primeira estando bem de saúde. “Eu fiz o Enem em 2018 e 2019, e vou fazer novamente dessa vez. Agora, estou mais confiante do que nas outras vezes. Tudo o que eu passei até hoje foi apenas um detalhe para me fazer mais forte e confiar mais em mim. Vou seguir meus objetivos e conseguir mudar de vida”.

“Sei que posso fazer mais por mim”

Atualmente desempregada, Raquel Henrique Goulart mora de favor no fundo de uma igreja em Cariacica. Depois de tratar um problema nos rins, ela sonha com uma vaga no ensino superior para mudar de vida.

A tribuna – Por estar desempregada, como é a sua vida atualmente?
Raquel Henrique –
Vivo de favor em um espaço ao fundo de uma igreja, aqui em Rio Marinho. Tenho minha casa aqui mesmo no bairro, mas quando chove alaga tudo. Falta uma parte do telhado. Não tem como viver lá. Por isso estou aqui.

Como foi a vida tendo que lidar com o problema nos rins?
Foi muito complicado. Tive de deixar de fazer várias coisas para tratar o problema. No meio do tratamento, ainda precisei fazer uma pausa, pois tive meu segundo filho.

De onde surgiu a vontade de fazer um curso superior?
Depois que passei pelo tratamento, senti que podia fazer mais pela minha vida. Sinto vontade de voltar estudar, e como preciso ter uma alimentação regrada devido ao problema que tive, o curso de Nutrição vai me ajudar muito.

Está confiante para fazer o Enem amanhã?
Creio que vou fazer uma boa prova. Ano passado consegui me dedicar aos estudos e tenho a experiência de outras provas do Enem, que fiz em 2018 e 2019.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: