X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Promessa de nome limpo na hora com quitação por Pix

Serasa anunciou que agora vai retirar a negativação e zerar o score de quem pagar dívida na modalidade de forma imediata


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Promessa de nome limpo na hora com quitação por Pix
Pix: integração entre a plataforma da Serasa e a tecnologia da Datatech, o que elimina a necessidade de mediação por parte de instituições financeiras | Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

A Serasa implementou uma nova função que permite que assim que o consumidor quita uma dívida em atraso, ele tenha seu nome limpo em questão de segundos.

A novidade acontece por meio da integração entre a plataforma da empresa e a tecnologia da Datatech, o que elimina a necessidade de mediação por parte de instituições financeiras, conforme informações do Correio Braziliense.

De acordo com a empresa, o consumidor que pagar sua dívida negativada via aplicativo da Serasa Limpa Nome, pelo Pix, tem sua negativação excluída na hora e o Serasa score atualizado.

A mudança, segundo a empresa, vai permitir que a injeção de até R$ 13 bilhões na economia brasileira seja antecipada este ano. O montante equivale ao impacto econômico gerado pelo Dia das Mães no ano passado, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC).

O processo, desde o pagamento da dívida até a exclusão da negativação do cadastro de inadimplentes, podia levar dias para ser concluído. O que atualmente pode ser feito em questão de segundos. Desta forma, o Serasa Score do consumidor é atualizado instantaneamente.

Para o administrador Gláucio Siqueira, com o nome limpo os consumidores acessam mais crédito e compram mais. “Sem dúvida é uma medida quase administrativa e mercadológica, que terá impacto no aumento do consumo”, frisou.

O avanço pode beneficiar mais de 1,6 milhão de pessoas por mês diretamente. Mas os consumidores também precisar ter cuidado.

“ Quando as pessoas pagam suas dívidas negativadas, elas, com razão, não querem esperar para voltar a ter o nome limpo”, explica Giresse Contini, diretor de Serviços de Crédito da Serasa Experian.

O economista Luiz Sant'Anna explicou que quando o consumidor é negativado, os bancos reduzem bastante seu crédito. Destacou que a facilidade de limpar o nome não deve ser sinônimo de fazer novas dívidas, sem planejamento.

“É importante pensar antes de consumir e procurar poupar, o que também contribui para aumentar o Score. Além de não fazer novas dívidas após já ter contraído uma”, orientou.

Saiba mais

“Score em Tempo Real”

A Serasa implementou uma nova função que permite que assim que o consumidor paga uma dívida em atraso, ele tenha seu nome limpo em questão de segundos e o Serasa score atualizado.

O que muda?

O processo desde o pagamento da dívida até a exclusão da negativação do cadastro de inadimplentes podia levar dias para ser concluído. O que a partir de fevereiro poderá ser feito em questão de segundos. Desta forma, o Serasa Score do consumidor é atualizado instantaneamente.

Sem empolgação

Especialistas explicam que a mudança vai contribuir para antecipar e aumentar o consumo. Contudo também alertam que os consumidores devem pensar bem antes de consumir, refletir se realmente é necessário, se precisam fazer a compra e se precisam comprar naquele momento, incentivando o consumo consciente.

Eles explicam que a facilidade de limpar o nome não deve ser encarada com uma facilidade para retomar o endividamento. Mas sim contribuir para que o consumidor consiga ter seu nome limpo. O economista Luiz Sant'Anna ressaltou que ter vários cartões de crédito contribuem para a perda do controle das dívidas, o que prejudica o consumidor.

Fonte: fontes citadas na tabela.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: