X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Pix por aproximação começa nesta sexta (28), mas usuários da Apple ficam de fora

Algumas instituições financeiras passaram a oferecer a ferramenta há alguns meses


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Pix por aproximação começa nesta sexta (28), mas usuários da Apple ficam de fora
|  Foto: © Divulgação/Canva

O Pix por aproximação, modalidade que permite a realização de pagamentos sem a necessidade de abrir o aplicativo do banco, passa a operar nesta sexta-feira (28), segundo previsão do BC (Banco Central).

Algumas instituições financeiras passaram a oferecer a ferramenta há alguns meses, possibilitando que pagamentos fossem feitos com celulares e smartwatches (relógios inteligentes). Com o recurso, os clientes não precisam ler o QR Code da máquina ou solicitar a chave do destinatário.

Para que o pagamento seja concluído, só é preciso aproximar o celular ou o relógio digital da maquininha de pagamento.

Usuários da Apple, no entanto, ficarão de fora, pelo menos por enquanto. A big tech não permite que aplicativos além do Apple Pay acessem a ferramenta de pagamento por aproximação (NFC) e não pediu autorização ao BC para se tornar uma iniciadora de pagamento -este é o requisito para oferecer Pix por aproximação. Procurada, a companhia americana disse que não vai comentar.

Segundo o BC, o novo meio de pagamento é similar ao que é feito com cartões de pagamento. Hoje, a única carteira disponível para uso é a do Google, que leva o nome de Google Pay.

No momento da vinculação, o consumidor será automaticamente direcionado para a instituição onde possui conta para confirmar a autorização. Depois disso, no momento do pagamento, só é necessário optar pelo pagamento por Pix, aproximar o celular da maquininha, revisar se as informações do pagamento estão corretas e confirmar.

Critérios para autenticação podem variar a cada banco

Segundo o advogado Thiago Amaral, do Barcellos Tucunduva Advogados, especialista em meios de pagamento e fintechs, o novo Pix e o tradicional utilizam a mesma tecnologia de criptografia, com diferença na forma de execução e autenticação dos pagamentos.

A necessidade de autenticação irá variar conforme os critérios de segurança da instituição financeira e as configurações do próprio usuário.

"Cada banco pode estabelecer regras próprias, determinando valores máximos para pagamentos sem necessidade de senha, biometria ou reconhecimento facial. Para valores acima desse limite, a autenticação será obrigatória", diz o especialista.

O que fazer em casos de transações não autorizadas ou erradas?

Thiago Amaral explica que se o consumidor identificar uma transação não autorizada ou um erro no pagamento, ele pode acionar o MED (Mecanismo Especial de Devolução) junto à sua instituição financeira.

"O MED permite o bloqueio dos valores na conta do recebedor e, caso seja constatada fraude, o dinheiro pode ser devolvido ao consumidor. Esse mecanismo se aplica a qualquer modalidade de pagamento via Pix", afirma o advogado.

Amaral destaca que se não houver saldo disponível na conta do recebedor, a devolução pode não ser possível. "Nesses casos, a responsabilidade da instituição financeira dependerá da falha no monitoramento de transações suspeitas", diz.

A instituição não responderá por prejuízos em casos comprovados de que o consumidor agiu com negligência ou imprudência, ou quando for demonstrado que não houve meios para evitar a fraude.

Posso cancelar uma transação após o pagamento?

Não. Amaral afirma que, assim como no Pix tradicional, as transações via Pix por aproximação são instantâneas e irrevogáveis. Isso significa que, uma vez concluído, o pagamento não pode ser cancelado automaticamente pelo consumidor.

Que instituições oferecem a modalidade?

BANCO DO BRASIL

O Banco do Brasil oferece a modalidade desde o dia 24 de fevereiro. O recurso está disponível para dispositivos Android e, para habilitá-lo pela primeira vez, é necessário realizar os seguintes procedimentos: acessar "Configurações" > "Conexões" > "NFC" > "Pagamentos sem contato" > "Serviço Pix por Aproximação BB" > "Pagar com o app aberto no momento".

BRADESCO

Desde o dia 17 de fevereiro, o Bradesco oferece a modalidade, que está disponível no app do banco para clientes pessoa física com aparelhos Android e nas maquininhas móveis da Cielo (POS), nos modelos LIO On e Flash.

A partir desta sexta-feira, o banco também oferecerá o serviço no Google Pay.

BANCO INTER

O Inter afirma que irá disponibilizar a funcionalidade através da carteira digital do Google.

BTG PACTUAL

O BTG Pactual diz que está preparado para ofertar o serviço para todos os clientes a partir desta sexta-feira. O produto será disponibilizado via carteiras digitais.

BV

O BV diz que está atento às agendas do Banco Central e que deve disponibilizar a nova funcionalidade de Pix por aproximação em breve.

CAIXA ECONÔMICA

A Caixa Econômica afirma que vai disponibilizar a nova funcionalidade a todos seus clientes, inclusive do CAIXA Tem, a partir desta sexta (28), acompanhando o cronograma do Bacen.

"Além disso, estão em andamento soluções para carteira digital, de modo a viabilizar não somente o Pix por aproximação, mas também soluções para atuação com Drex e tokenização", afirma a instituição em nota.

C6

O C6 Bank antecipou a agenda regulatória e passou a ofertar a função em julho do ano passado. Em novembro, a modalidade estreou na carteira do Google e também para os clientes do C6.

Todos aqueles com sistema operacional Android já podem realizar o pagamento em qualquer maquininha habilitada para a tecnologia. A C6 Pay, maquininha da instituição, começou a implementar a modalidade no modelo C6 Pay Essencial, que agora estarão habilitadas para receber o pagamento.

CIELO

A Cielo diz que estará apta a partir desta sexta a transacionar o Pix por aproximação para correntistas dos bancos que já estão com a solução apta em seus aplicativos -como Bradesco, Banco do Brasil e Sicoob- e de demais bancos que participam do arranjo do Pix que se habilitaram na modalidade via Google Pay.

GETNET

Todos os clientes pessoas jurídicas da Getnet poderão oferecer a nova modalidade de pagamento em suas maquininhas.

ITÁU UNIBANCO

Desde o dia 13 de fevereiro, o Itaú Unibanco, que é um dos desenvolvedores do recurso, oferece a modalidade todos seus clientes pessoa física.

Em novembro, clientes do banco e de demais instituições financeiras já podiam realizar pagamentos com o Pix NFC em todas as laranjinhas –as maquininhas de pagamento do Itaú.

NUBANK

O Nubank diz que implementou todas as medidas necessárias para garantir que seus clientes contem com o recurso. Assim, a realização de operações de Pix por aproximação estão disponível dentro do prazo previsto na regulação.

PAGBANK

O PagBank se antecipou para testar a tecnologia desde o final do ano passado e está oferecendo a seus clientes a possibilidade de captura do Pix por aproximação em suas maquininhas, para todos os clientes com carteira digital habilitada. A liberação para os todos os modelos aptos será concluída até a primeira quinzena de março. Não será necessária uma adesão dos clientes e a segurança das transações de Pix por aproximação está mantida. Segundo o banco, as transações continuam autenticadas com senha ou biometria na carteira digital.

PICPAY

O PicPay começou a fornecer a modalidade para seus clientes em outubro do ano passado.

SANTANDER

Clientes pessoa física do Santander já podem utilizar a modalidade por meio da carteira do Google.

SAFRAPAY

O Banco Safra afirma que a operação da modalidade terá início a partir do dia 10 de março.

STONE

A Stone diz que está pronta para atender sua base de clientes com o Pix por aproximação. "A atualização já foi disponibilizada para os dispositivos Stone e Ton, tornando a funcionalidade acessível. A partir de 28 de fevereiro, a maioria dos clientes que já realizou transações via Pix terá a versão habilitada em seus dispositivos", afirma a empresa em nota.

SICOOB

O Sicoob, em parceria com o Banco do Brasil, passa a oferecer a modalidade nas máquinas Sipag, além dos dispositivos da Cielo e demais terminais habilitados, beneficiando todos os clientes BB pessoa física e cooperados do Sicoob.

XP

A funcionalidade deve ser disponibilizada em breve aos clientes da XP.

Como evitar golpes durante o carnaval?

A nova modalidade passa a ser oferecida em uma data próxima às comemorações de Carnaval, evento esperados por milhares de brasileiros, mas que também é conhecido pelo aumento na aplicação de golpes. Para evitar fraudes nesse período, Thiago Amaral indica as seguintes medidas:

- Proteja seu celular: utilize senha, biometria ou reconhecimento facial para bloquear o aparelho

- Ative limites para pagamentos por aproximação: defina um limite baixo para transações que não exigem autenticação. Isso reduz os riscos de golpe em caso de perda ou roubo do celular

- Gerencie a ativação do Pix por aproximação: O uso dessa funcionalidade requer o consentimento do cliente, que pode ser revogado a qualquer momento no aplicativo da instituição financeira. Caso tenha dúvidas sobre a segurança, desative temporariamente essa opção

- Confira os valores antes de pagar: Golpistas podem alterar o valor da cobrança nas maquininhas ou smartphones. Sempre verifique na tela o valor que está sendo cobrado antes de confirmar a transação

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: