Mais 5 empresas vão investir no Espírito Santo
Governo federal anunciou benefício de redução tributária na área da Sudene, nas regiões Norte e Noroeste capixabas
Escute essa reportagem

O governo federal anunciou que cinco empresas do Estado serão beneficiadas pela política de redução tributária oferecida pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), recebendo recursos para novos investimentos.
As Plena Hotéis (Colatina), RG System Informática (São Gabriel da Palha), ED&F Man Volcafe Brasil (em Colatina e Linhares), e Nortefrut Importação e Exportação (Pinheiros).
A ED&F Man Volcafe Brasil teve projetos aprovados em Colatina e Linhares, no norte do Estado, para modernização da estrutura agroindustrial do café.
A empresa possui operações de armazenagem e processamento de café em Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e São Paulo. A empresa compra, processa, exporta e vende café arábica e robusta.
E fornece assistência técnica para produtores de café, e gerencia a logística de transporte. A localização das operações permite à companhia acesso a 97% da produção brasileira de arábica e a 75% da produção de conilon no País.
A Nortefrut Importação e Exportação, com sede em Pinheiros, foi a única do Estado a solicitar a modalidade de reinvestimento de 30% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), voltado à complementação de equipamentos na cadeia da fruticultura.
Segundo Savio Torezani, CEO da Nortefrut, a empresa já tinha incentivo da Sudene, e por isso agora solicitou o reinvestimento.
A Nortefrut é referência nacional na produção, beneficiamento e distribuição de mamão no mercado nacional, sendo que até 2002, era apenas um pequeno escritório de compra e venda de frutas como mamão, coco e maracujá, comercializando com o Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.
Já as empresas Plena Hotéis, em Colatina, e RG System Informática, em São Gabriel da Palha, obtiveram aprovação na modalidade de redução de 75% do IRPJ para implantação de novos empreendimentos nos setores de hotelaria e tecnologia, respectivamente.
A RG System Informática é destaque no mercado capixaba, oferecendo soluções inovadoras para consórcios intermunicipais de saúde, secretarias municipais de saúde e educação e está em plena expansão nacional, segundo o site da empresa.
MATÉRIAS RELACIONADAS:


Hotel e empresa de informática incluídos
Sudene
- A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) tem abrangência em 31 municípios do Espírito Santo.
- Mais 17 empresas serão beneficiadas pela política de redução tributária oferecida pela Sudene.
- A autorização foi confirmada pela direção colegiada da autarquia, que votou favoravelmente pela aprovação de 16 pedidos de redução de 75% de imposto de renda e um pedido de reinvestimento de 30% do mesmo tributo. Do grupo de empresas habilitadas, cinco estão localizadas no Estado.
Empresas contempladas
- As empresas Plena Hotéis, em Colatina, e RG System Informática, em São Gabriel da Palha, obtiveram aprovação na modalidade de redução de 75% do IRPJ para implantação de novos empreendimentos nos setores de hotelaria e tecnologia, respectivamente.
- A ED&F Man Volcafe Brasil LTDA teve dois projetos aprovados para modernização da estrutura agroindustrial do café, um em Colatina e outro em Linhares.
- A Nortefrut Importação e Exportação, com sede em Pinheiros, foi a única do estado a solicitar a modalidade de reinvestimento de 30% do IRPJ, voltado à complementação de equipamentos na cadeia da fruticultura.
- A assessoria da Sudene disse que os novos investimentos que serão realizados pelas empresas a partir da fruição do incentivo fiscal estão condicionados à modalidade apresentada por elas à Sudene, qual seja implantação ou modernização, sendo a aplicação destes recursos fiscalizada pela Sudene.
- O valor, no entanto, é informação protegida por sigilo fiscal.
Fonte: Sudene.
Comentários