X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Estado vai receber 2.500 veículos da Ford todo mês


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Estado vai receber 2.500 veículos da Ford todo mês
Chegada dos modelos Territory da Ford: 451 unidades vindas da China |  Foto: Helio Filho/Secom

Após o anúncio de que fecharia todas as suas fábricas no Brasil, a Ford vai passar a atuar só com veículos importados no País. Essa operação de chegada dos automóveis e da distribuição já está sendo realizada no Estado.

Serão 30 mil carros por ano, uma média de 2.500 todo mês, que chegarão, de navio, pelo Porto de Vitória ou pelo Terminal Portuário de Vila Velha (TVV). De lá, eles serão transportados para o Terca Armazéns Gerais, em Cariacica, e distribuídos para todo o País.

A possibilidade dessa movimentação ser feita no Estado já havia sido antecipada por A Tribuna em reportagens dos dias 10 de março e, inclusive, do último domingo.

O primeiro carregamento chegou da China com as primeiras 451 unidades do modelo Ford Territory. Outras embarcações virão de países como Alemanha, México, Estados Unidos e Argentina. Também virão para o Brasil unidades do Ranger, Bronco e Mustang.

“Se a operação funcionar conforme o esperado, 100% da importação da Ford no Brasil será realizada pelo Espírito Santo”, afirmou Thiago Pontes, diretor comercial e sócio da Sertrading, empresa responsável pelo processo.

Com a operação, o número de veículos importados pelo Estado anualmente será mais que o dobro do atual. Hoje, são cerca de 20 mil, e, com a Ford, serão 50 mil.

“O Estado é um polo estratégico de distribuição para âmbito nacional, com uma estrutura portuária interessante e de grande potencial, e boa proatividade do governo. Tudo isso motivou a escolha da Ford”, completou Pontes.

Segundo o secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, o investimento da Ford ajuda a retomar a tradição da estrutura portuária no Estado.

“Temos tradição em importação de veículos, máquinas e equipamentos. Com o passar dos anos, acabamos perdendo um pouco a competitividade, mas estamos melhorando a logística, a estrutura portuária e os incentivos fiscais, fazendo com que o Estado atraia novamente as montadoras”, frisou.

Hoffmann acrescentou que, no passado, o Espírito Santo já chegou a receber 100 mil veículos importados por ano. “Com novas parcerias público-privadas, vamos nos aproximar e, quem sabe, alcançar novamente essa marca”.

Empregos nos portos e no processo de nacionalização

Após a chegada aos portos da Grande Vitória, os veículos da Ford serão encaminhados para o Terca Armazéns Gerais, em Cariacica, onde vão passar por um processo de nacionalização antes de seguir para as concessionárias.

Essa atividade é uma das que vão criar empregos com as novas operações da montadora americana. Além disso, haverá novas vagas no Porto de Vitória.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann frisou que é uma operação muito robusta, “em uma cadeia que gera oportunidades em diversas fases, da chegada do navio, ao processo de nacionalização do veículo”.

Ele ressaltou que profissionais de diversas áreas serão requisitados para essas atividades.

Imagem ilustrativa da imagem Estado vai receber 2.500 veículos da Ford todo mês
Cegonha com os carros da Ford |  Foto: Hélio Filho/ Secom Governo do Estado

“Desde motoristas, para levarem os veículos ao Terca ou ao terminal, a especialistas em comércio exterior, que atuam na parte da nacionalização, muita gente participa dessa cadeia”, completou.

No Terca, durante a burocracia de nacionalização dos veículos, os profissionais vão se certificar de que o carro segue os padrões necessários para ser comercializado. Essa vistoria inclui revisão mecânica e elétrica.

No Porto de Vitória, o novo terminal de veículos demanda trabalhadores portuários avulsos, já que são necessários cerca de 50 profissionais sempre que chega uma embarcação.

“Os veículos ficam armazenados na área aguardando o desembaraço aduaneiro, operação que envolve manobristas e profissionais de gestão do pátio. Nesse caso, a gente requisita mão de obra avulsa na área do porto”, comentou Ilson Hulle, diretor de terminais da Log-In, gestora do espaço.

Armazém para 1.600 carros

Um novo terminal de veículos, com capacidade para 1.600 carros, acaba de ser inaugurado no Porto de Vitória pela Log-In Logística Intermodal, empresa de soluções logísticas, movimentação portuária e navegação.

O contrato de arrendamento foi firmado no mês passado com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o Porto.

“Esperamos um movimento de 30 mil veículos por ano. No momento, já estamos recebendo veículos da Mercedes-Benz, vindos principalmente da Alemanha, e seguimos em negociação com outras montadoras”, disse o diretor de Terminais da Log-In, Ilson Hulle.

O diretor acrescentou que o novo terminal chegou para trazer mais competitividade ao mercado de importação de veículos.

Em duas semanas, mais de mil automóveis foram movimentados, incluindo carros de passeio e vans.

Após a chegada no Terminal Portuário de Vila Velha, a carga é desembarcada, vistoriada e levada ao terminal de veículos. Lá, são parqueados, nacionalizados e carregados em caminhões-cegonha, responsáveis pelo transporte até o destino final.

Imagem ilustrativa da imagem Estado vai receber 2.500 veículos da Ford todo mês
Carros da Ford |  Foto: Helio Filho/Secom

Saiba mais


Somente importação

  • Com o fechamento de todas as fábricas da Ford no Brasil, a empresa continua atuando no País, mas somente com importação, enviando veículos de outros países para cá.

Concentração no Estado

  • A Ford começou a importar veículos pelo Estado. O Objetivo da empresa é que 100% da importação da marca no País se concentre no Espírito Santo.

  • Assim que o navio atraca no porto, os veículos são transportados até o Terca Zilli Armazéns Gerais, em Cariacica.

  • No Terca, os veículos vão passar pelo processo de nacionalização, que consiste na revisão mecânica e elétrica, para garantir que o carro está apto para a comercialização.

  • Ao fim desse processo, os carros são transportados até as concessionárias, em outras partes do Brasil.

Volume de importação

  • Serão, aproximadamente, 30 mil veículos da Ford por ano desembarcando no Estado.

  • A frota de importação para o Espírito Santo vai mais do que dobrar, já que, hoje, o Estado recebe cerca de 20 mil veículos por ano.

  • O objetivo do governo do Estado é firmar cada vez mais parcerias, e oferecer incentivos para retomar a competitividade do setor portuário, que já chegou a receber 100 mil carros importados por ano.

Modelos

  • Os carros importados que chegarão ao Estado serão, em sua maioria, Ford Ranger. Também virão os modelos Ford Territory, Ford Bronco e Mustang.

  • Os veículos virão de fábricas na China, na Argentina, Estados Unidos e México.

  • Ontem chegaram os primeiros 451 veículos Ford Territory, vindos da China.

Empregos

  • O processo de nacionalização de veículos vai abrir oportunidade de trabalho para motoristas e profissionais do comércio exterior, entre outras áreas.

Novo terminal de veículos

  • Este mês, um novo terminal com capacidade para 1.600 carros foi inaugurado no Porto de Vitória, aumentando a competitividade no setor.

Fonte: Sertrading, Log-In e Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: