X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Empreendedorismo Capixaba

Sebrae orienta empresa a buscar ajuda para a gestão

Maioria dos empreendedores que procura o Sebrae não se preparou para abrir sua empresa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Sebrae orienta empresa a buscar ajuda para a gestão
Sede do Sebrae na Praia do Suá, em Vitória |  Foto: Kadidja Fernandes / Arquivo AT

Misturar vida pessoal com a da empresa, gastar mais do que pode e se perder nas contas são situações mais comuns do que se imagina. O gestor estadual de Turismo do Sebrae, Leandro Dalcolmo Tononi, diz que a maioria dos empreendedores que procura o Sebrae não se preparou para abrir sua empresa e começa aprendendo no dia a dia a cuidar de gestão, estoque, atendimento e outras demandas.

“O dia a dia é dormir tarde e acordar cedo para pagar as contas no fim do mês”, diz Leandro ao comentar sobre as dificuldades do empreendedor.

Veja mais notícias da seção Empreendedorismo Capixaba aqui

“O Sebrae é parceiro de primeira hora dos empreendedores, temos modelo e planos de negócio, fazemos análise de viabilidade e ajudamos o empreendedor a estruturar a empresa”, informa. 

Imagem ilustrativa da imagem Sebrae orienta empresa a buscar ajuda para a gestão
Leandro: consultoria de graça |  Foto: Susana Loureiro / S2 Comunicação

Mesmo que a empresa já tenha começado, há como corrigir o rumo e obter sucesso com as soluções gratuitas do Sebrae e também das subsidiadas. E se o empresário quiser um modelo exclusivo, o Sebrae também tem soluções pagas. 

“Há muitas opções para quem quer começar e para quem já está em atividade, como  informações sobre gestão dos negócios e finanças”, afirmou.  

Uma dificuldade muito comum é a etapa de concepção e viabilidade do projeto. É que o empresário muitas vezes tem uma boa ideia, mas não sabe se seu projeto tem futuro e em quanto tempo ele terá retorno do investimento. 

“O turismo é muito abrangente, são mais de 52 setores impactados por ele”, completa. 

O agroturismo é um setor que tem muito futuro no Estado, segundo o Sebrae, e sempre que os técnicos são chamados para desenvolver  projetos, veem o potencial imenso e a demanda represada que há no interior. Além de 10 agências de desenvolvimento regional à disposição das empresas, o website do Sebrae tem diversas opções de cursos gratuitos. 

“Se você quer empreender no turismo, procure o Sebrae que temos uma equipe disponível para entender a necessidade e propor soluções para que o negócio dê certo, para começar, para melhorar e até para quem tá em um negócio que está dando errado”, orienta Leandro. Segundo ele, o empreendedor tem que gerar transformação e ser lucrativo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: