X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Desafios da liderança feminina em debate no Café Empresarial Assevila

Oportunidades para as mulheres líderes, além da força e da coragem, são destaques do evento realizado no Shopping Praia da Costa


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Desafios da liderança feminina em debate no Café Empresarial Assevila
Debate durante evento da Assevila: café da manhã busca reforçar que competência e liderança não têm gênero |  Foto: Divulgação

Seja no poder público ou na iniciativa privada, a presença de mulheres em cargos de chefia é cada vez mais expressiva. Os desafios e as oportunidades trazidas pela liderança feminina em diversos setores é tema de debate em evento realizado em Vila Velha.

O 24º Café Empresarial da Associação dos Empresários de Vila Velha (Assevila) reúne grandes nomes do meio empresarial, jurídico e institucional.

O encontro acontece no mezanino da praça de alimentação do Shopping Praia da Costa.

Entre as palestrantes confirmadas está a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Espírito Santo (OAB-ES), Erica Neves, que fez história ao se tornar a primeira mulher a assumir a presidência da seccional.

Também participa do debate a secretária de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes de Vila Velha, Menara Cavalcante.

Ela falou sobre a responsabilidade e o privilégio de poder estar a frente de uma secretaria, em uma área que – tradicionalmente – era dominada por líderes e trabalhadores do sexo masculino.

“Apesar disso, não tem sido um obstáculo. Pelo contrário, tem sido uma oportunidade de transformação. Dos engenheiros e arquitetos lotados na secretaria de obras, 45% são mulheres. O mais importante tem sido mostrar que a competência e a liderança não têm gênero.”

Ela enfatizou que Vila Velha é uma grande cidade, com uma população diversificada e que está em pleno processo de transformação.

Outra palestrante é a diretora-presidente das concessões da Aegea no Espírito Santo, Lucilaine Medeiros. Ela também destaca desafios e oportunidades da liderança feminina.

Mãe de dois filhos, ela revelou a importância do cuidado com o bem-estar emocional e espiritual, para poder lidar com os desafios diários. “Não adianta eu ser uma boa profissional e não ser um exemplo dentro da própria casa”, frisou.

A psicopedagoga da Escola São Domingos Rita de Cássia Silva também aborda a força e a coragem das mulheres ao assumir suas várias identidades, mas também o desgaste provocado.

Depoimentos

Protagonismo

“A Assevila exerce uma relevante representação em Vila Velha. Promover um debate sobre negócios e liderança – tendo como principal foco o protagonismo feminino – mostra que a Associação está conectada aos debates que interessam à sociedade. Não só às mulheres, mas ao ambiente empresarial como um todo”.

Erica Neves, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Sec. Espírito Santo (OAB-ES)

Inspirar

“Mulheres têm ocupado grandes posições em setores tidos como masculinos. Discutir o tema é essencial para quebrarmos barreiras, desafiarmos estereótipos e promovemos ambientes de trabalho onde todos possam contribuir com suas habilidades e talentos de forma plena. Ao tratar do tema, podemos inspirar mais mulheres a se tornarem líderes e mostrar que a excelência não têm gênero”.

Menara Cavalcante, sec. de Obras e Projetos Estruturantes de Vila Velha

Sensibilidade

“As mulheres vêm conquistando cada dia mais seu espaço, mostrando que podem fazer várias coisas, sem perder o foco. Para as lideranças, trazemos uma delicadeza e sensibilidade como diferencial, o que resulta em ambientes mais leves e com maior motivação”

Juliana Tommasi, diretora de relações institucionais no Grupo Tommasi e presidente do Instituto Tommasi

Diferença

O objetivo desse evento foi convidar mulheres relevantes no mercado de trabalho – executiva, secretária municipal, a presidente da OAB-ES e psicopedagoga – para poder falar dos desafios de ser uma mulher, das suas dificuldades e das suas oportunidades.

Temos mulheres que fazem a diferença na sociedade ao desempenhar suas funções”.

Thomaz Tommasi, presidente da Assevila

Organização

“Sabemos dos desafios ao assumir um cargo de liderança, sendo mulher. Temos de estar organizadas, dentro e fora. E isso envolve relacionamento pessoal, com filhos, com amigos e a forma como a gente trata os os colegas no ambiente de trabalho. Para isso, precisamos usar de diversas ferramentas, cuidar do corpo, fazer exercícios, ter boa alimentação e cuidar da mente”.

Lucilaine Medeiros, diretora-presidente das concessões da Aegea no Espírito Santo

Força da mulher

“Falar sobre a liderança feminina é falar sobre a força da mulher, que vêm numa busca constante de identidades, de representações. Mas com desafios. Em um mundo mais tecnológico e imediatista, isso tem nos levado a um adoecimento. O desgaste da mulher é visto, independente de classe, profissão ou cargo.”

Rita de Cássia Silva, pedagoga, especialista em psicopedagogia e neuroeducação

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: