X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

Casamento fortalecido após abrir empresa

Maridos e mulheres que se uniram também nos negócios relatam sucesso não só como empreendedores, mas também na relação


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Casamento fortalecido após abrir empresa
Casais que empreendem juntos enfrentam muitos desafios, mas fortalecem a relação |  Foto: - Divulgação

Quando o parceiro no amor também é o sócio nos negócios, surgem novos desafios. Embora não seja algo que dê certo para todos, casais que abriram empresas juntos contam como a parceria foi capaz de impulsionar os negócios e ainda fortalecer o casamento.

Os empresários Fábio Carlos Klippel Andrade, 53 anos, e Evanilda Mayer Klippel Andrade, 50, fundaram juntos duas empresas. Uma loja de roupas e uma fábrica de chocolates, que reúne também uma cafeteria e uma loja.

Até o casamento, ela trabalhava como balconista em uma loja em sociedade com uma amiga e ele como estoquista em um supermercado. Assim que se casaram, Evanilda terminou a sociedade com a amiga, e o casal começou a trabalhar juntos comprando e vendendo roupas.

Vendo a dedicação, o avô de Fábio cedeu um ponto comercial para os dois começaram, e assim teve início a loja de roupas. Posteriormente surgiu a ideia da fábrica de chocolates.

Imagem ilustrativa da imagem Casamento fortalecido após abrir empresa
Juntos há 33 anos, os empresários Fábio Carlos Klippel Andrade e Evanilda Mayer Klippel Andrade fundaram duas empresas |  Foto: - Divulgação

Hoje, há 33 anos juntos, considerando tempo de namoro e casamento, Evanilda avalia que empreender junto fortaleceu o casamento. “Ficamos sempre ligados um ao outro”, destacou ela.

Fábio diz que é uma questão de objetivo. “No início você tem vários objetivos, formar família, casa, carro, viagens. Se pensamos juntos em soluções, fica mais fácil”, pondera.

Apesar de não passarem necessidade, eles começaram sem nada. “Pegamos dinheiro emprestado com parentes para começar. Hoje sou grato por ter mais do que pedi a Deus”, agradeceu.

O administrador Kleber Alves, 47 anos, e a jornalista Luciana Roberty, 43, também uniram amor e negócios. Eles são donos do Grupo Educavix , que ajuda empresas com treinamentos, recrutamento e seleção, consultoria, entre outros.

Imagem ilustrativa da imagem Casamento fortalecido após abrir empresa
Luciana e Kleber: empreendimento |  Foto: - Divulgação

“O sucesso nos negócios fortaleceu nossa união. À medida em que os planos se concretizam e sentimos orgulho um do outro, temos mais certeza de que estamos no caminho certo e isso cria um círculo virtuoso”, destacou Alves.

No início, segundo ele, foi tudo muito difícil, com brigas, discussões. “Ao longo dessa jornada, usamos diversas estratégias para equilibrar a balança e não afetar o casamento. Uma delas foi fazer terapia para casais-empresários. Outra foi uma agenda comum para os compromissos do casal, da família e da empresa.”

Amor e negócios

Imagem ilustrativa da imagem Casamento fortalecido após abrir empresa
Carlos Augusto de Almeida Neto e sua esposa, a advogada Priscila Cavalieri |  Foto: - Divulgação

Parceria

O jornalista Carlos Augusto de Almeida Neto, o Guto Netto, e a mulher, a advogada Priscila Cavalieri, ambos de 37 anos, gostam de viajar, planejar roteiros, escolher destinos.

Embora cada um tenha seu trabalho, juntos eles abriram a agência de viagens Infinite Travel .

Guto contou que com a empresa perceberam ter muitas habilidades complementares. Ele ficou com a parte de planejamento, cotação, gestão de pontos e milhas e gestão de redes sociais, já ela ficou com a parte administrativa e financeira. “Trabalhar juntos nos aproximou ainda mais”.

Imagem ilustrativa da imagem Casamento fortalecido após abrir empresa
Josildo Amorim, 54, e Andressa Hirle, 38 |  Foto: - Divulgação

Mesmos objetivos

O casal de empresários Josildo Amorim, 54, e Andressa Hirle, 38, estão casados há sete anos. Antes do casamento, cada um já tinha a própria empresa. Juntos eles construíram mais três: uma fábrica de cosméticos, uma empresa de logística e uma gráfica.

“Quando se tem vontade de crescer juntos, essa soma potencializa as forças. A vantagem é que temos o mesmo objetivo na vida, a desvantagem é que trazemos o trabalho para casa literalmente”, contou Andressa.

Todas as empresas somam 400 funcionários, o que significa uma grande responsabilidade, mas também impulsiona o desejo de prosperar.

Imagem ilustrativa da imagem Casamento fortalecido após abrir empresa
Catarina do Prado Riva, 45, e seu marido Júlio Riva Neto, 51 |  Foto: - Divulgação

Amadurecimento

A empresária e dentista Catarina do Prado Riva, 45, e o empresário e cirurgião plástico Júlio Riva Neto, 51, estão casados há 19 anos. Eles tinham consultórios separados e o sonho de juntá-los em um empreendimento dos dois. Mas, quando foram tentar se unir, vieram as brigas, já que cada um tinha a sua forma de gestão, e desistiram.

Com amadurecimento, foram entendendo os pontos fortes e fracos de cada um e conseguiram tirar o sonho do papel, melhorar a performance e potencializar o negócio.

“Nosso casamento nunca foi tão forte quanto é hoje. A gente se envolve. Aumenta a admiração, o convívio e a intimidade”, contou Catarina.

Dicas para alcançar o sucesso

Sucesso

Empresários que empreenderam juntos contam sua trajetória de sucesso. Contudo, eles explicam que não é um percurso fácil de ser percorrido, exige diálogo, amadurecimento, confiança, parceria.

Eles apontam que passar ainda mais tempo juntos, dividir problemas de casa e da empresa e buscar soluções em conjunto os une ainda mais.

Entre as estratégias buscadas por eles para fazer funcionar estão lembrar sempre que ambos são humanos, com seus pontos fortes e fracos. Conversar, estabelecer limites e, se for o caso, buscar ajuda profissional de um psicólogo.

Regimes de casamento

O advogado e presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-ES) Walterleno Noronha explicou os principais regimes de casamento e como ficam as empresas em cada um deles:

Comunhão Parcial de Bens: Caso o casal empreenda junto e crie bens (como a empresa), ambos possuem direitos sobre o que for adquirido durante o matrimônio.

Comunhão Total de Bens: Se a empresa for criada no decorrer do casamento, ambos têm participação no negócio, independentemente de quem tenha fundado ou de quem tenha contribuído mais com a administração e o capital.

Separação Total de Bens: Nesse regime, os bens de cada cônjuge são exclusivamente dele, e não há qualquer divisão de bens adquiridos durante o casamento.

Erro comum

Um dos erros mais comuns dos casais que empreendem juntos, de acordo com a especialista em finanças Sara Maíza, é misturar o dinheiro da casa com o da empresa e vice-versa.

Ela deixa claro que é preciso separar.

Além disso, orientar a ter um momento de prestação de contas.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: