X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Economia

4 mil servidores podem ter pensão ou aposentadoria suspensas

São 4 mil funcionários públicos do Estado que precisam fazer, até o dia 31, recadastramento junto ao IPAJM, ou deixarão de receber


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem 4 mil servidores podem ter pensão ou aposentadoria suspensas
Zonta explicou o recadastramento e a solução para quem tem dificuldades | Foto: Divulgação/IPAJM

Aproveitar a aposentadoria e curtir a melhor idade é algo que muitos já alcançaram, mas, para alguns servidores, esses dias podem ser de preocupação. No Estado, cerca de 4 mil beneficiários do Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) correm o risco de ter a suspensão do pagamento por falta do recadastramento.

A suspensão ocorrerá caso esses beneficiários não façam o procedimento obrigatório. Este é o terceiro período do Recadastramento de 2024 do IPAJM, que é direcionado a aposentados e pensionistas aniversariantes de setembro a dezembro de 2024, e termina no dia 31.

Ou seja, quem não fizer prova de vida em uma agência do Banestes e a atualização de dados cadastrais, via internet, ficará sem receber o benefício a partir de fevereiro. Gabriel Duque Zonta, coordenador do recadastramento do IPAJM, conta que as duas etapas são obrigatórias, e o não cumprimento de qualquer uma delas implica na suspensão do benefício.

“Caso o beneficiário não consiga, por questão de saúde, ir a uma agência, ele pode ser representado por um procurador, que deverá preencher formulário disponível no site do instituto, anexar laudo médico e enviar os documentos por e-docs ou Correios à Comissão de Recadastramento”, pontuou Zonta.

A lista com os nomes dos que não estão em dia pode ser acessada no site www.ipajm.es.gov.br, no banner “Recadastramento Anual”. Para realizar a atualização de dados cadastrais, o beneficiário pode contar com o auxílio de familiares e amigos para realizar o processo.

Na prova de vida presencial, o beneficiário precisa ficar atento a alguns documentos necessários. “Ele deverá apresentar identidade com foto e o CPF. Ambas as fases devem ser feitas até o dia 31. Quem não concluir as etapas terá o benefício suspenso a partir do dia 1º.”

Os recadastramentos anteriores foram entre fevereiro e abril de 2024, para aniversariantes dos primeiros quatro meses do ano, e o segundo entre maio e agosto, para os aniversariantes de maio, junho, julho e agosto. Nesta fase, aproximadamente 13.687 deveriam fazer o recadastramento obrigatório.

Corte já no dia 1º. Mas há solução

Vencidos os prazos para realizar a regularização, o benefício deixará de ser pago a partir do dia 1º de fevereiro. Para voltar a ser beneficiário, o aposentado ou pensionista do IPAJM ainda pode se regularizar, mas enquanto não faz, ficará sem receber.

A regularização consiste na finalização das mesmas etapas que deveriam ser feitas anteriormente. A prova de vida poderá ser feira em qualquer agência Banestes, e o formulário para atualização de dados cadastrais também estará disponível a todo tempo. “O procedimento segue o mesmo. Basta realizar as etapas pendentes no Banestes e no portal. Não é necessário agendamento”, disse Gabriel Duque Zonta.

Segundo o IPAJM, a prova de vida deverá ser feita anualmente. A etapa ainda não teve início em 2025. Já a atualização dos dados cadastrais no portal deve ser feita de cinco em cinco anos, conforme determina a legislação federal.

Fases obrigatórias

Prova de Vida

Basta que o beneficiário compareça em qualquer uma agência do Banestes.

Para a prova de vida devo comparecer à minha agência?

Não. A prova de vida poderá ser realizada em qualquer agência do Banestes no Estado do Espírito Santo.

Qual a documentação para fazer a prova em agência do Banestes?

Documento de identificação com foto, como carteiras de Identidade e de Motorista, e CPF.

Na Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.

Não é necessário levar cópia dos documentos para deixar na agência, basta levá-los (originais) para, o recadastramento/prova de vida, apresentar ao atendente.

Atualização Cadastral

A atualização de dados cadastrais deve ser feita no site www.ipajm.es.gov.br, dentro do banner do Recadastramento.

No conteúdo desse banner, há um ícone vermelho e em destaque intitulado “Clique Aqui”.

Nesse item, o beneficiário será direcionado à página onde procederá com a atualização cadastral.

A conclusão do Recadastramento se dará com a realização das 2 (duas) etapas, prova de vida e atualização de dados cadastrais, independente da ordem.

O beneficiário aposentado e também pensionista precisa fazer dois recadastramentos?

Não. Apenas 1 (um) recadastramento, pois o procedimento é realizado por número de CPF.

Há documento que comprove o Recadastramento 2024?

Será gerado um comprovante ao final de cada etapa, e após a conclusão de ambas será gerado o comprovante do Recadastramento de 2024.

Fonte: Instituto de Previdência do Estado (IPAJM)

MATÉRIAS RELACIONADAS:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: