Volta às aulas com celular proibido e trocas de máscara

| 06/10/2020, 12:52 12:52 h | Atualizado em 06/10/2020, 13:22

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-10/372x236/afericao-de-temperatura-dos-alunos-de-creche-1ae1f991d607023938019fea3515e29a/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-10%2Fafericao-de-temperatura-dos-alunos-de-creche-1ae1f991d607023938019fea3515e29a.jpeg%3Fxid%3D144582&xid=144582 600w, Diretora Rejane Frederich faz aferição de temperatura dos alunos na entrada da creche Idade Ativa, na Serra

O retorno das aulas presenciais na rede privada conta com um rigoroso protocolo de segurança, com proibição de celulares, mudança de máscara até três vezes por dia, troca de roupas e calçados, recreio dentro da sala e distanciamento entre alunos.

Na Escola da Ilha, por exemplo, não será permitida a entrada de equipamentos eletrônicos (celular, tablets) na instituição. A regra vale para alunos de todas as séries.

Mesma medida foi adotada no Centro Educacional Sonho Meu (CESM – Itacibá). “Os alunos, que por acaso levarem, terão de deixar em compartimento separado por sacolas plásticas e higienizados com álcool”, explicou Edna Tavares, gestora de unidade.

No Colégio Pio XII, o recreio acontece com turmas separadas. A cantina permanece fechada. É obrigatório uso de máscaras e cada aluno deverá levar no mínimo três unidades para a escola.

Na Serra, na creche Idade Ativa, o esquema do envio da mochila com os pertences também acontece, assim como a troca de sapatos na entrada. A diretora da unidade, Rejane Frederich, detalha que tudo está sendo cumprido pela creche.

“Os pais mandam roupas extras e sapatos, para que o interior da creche não tenha contato com o que vem da rua. Nas refeições, os pratos e talheres são entregues dentro de uma sacola diretamente para cada aluno. Todos os nossos funcionários trocam de máscara a cada duas horas e trocam de roupa ao chegar”, disse Rejane.

Nas escolas de ensino fundamental e médio, além das crianças, os funcionários também estão incluídos em algumas medidas que os alunos cumprem na creche, a exemplo da Escola Múltipla.

“No ensino infantil, os professores terão de trocar de roupa e sapato, ao chegar na escola. É apenas mais uma medida de segurança para evitar qualquer tipo de contaminação”, explicou o diretor de ensino da Múltiptla, Leonardo Gama.

Lá, além dessa regra, uma outra medida foi adotada como forma de inibir a proliferação da Covid-19:

“O recreio será dentro da sala de aula. É uma forma de evitar aglomerações. Pedimos aos pais, inclusive, que mandassem os lanches de seus filhos, justamente para evitar que os alunos saíssem das salas de aula, no intervalo”, esclareceu o diretor da instituição.

Redução de alunos

No Darwin, as aulas presenciais foram retomadas ontem para as turmas do ensino fundamental ao pré-vestibular. Redução no número de alunos por sala e distanciamento das carteiras são algumas medidas adotadas.

Além disso, os horários de entrada e saída das turmas foram separados, para evitar a aglomeração de alunos.

“Ela já estava ansiosa”

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-10/372x236/volta-as-aulas-fc6a8fdf44aab1016f1e031f93427680/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-10%2Fvolta-as-aulas-fc6a8fdf44aab1016f1e031f93427680.jpeg%3Fxid%3D144583&xid=144583 600w, O publicitário André Fiorotti, 38 anos, pai da Aurora, 3 anos

O publicitário André Fiorotti, 38 anos, pai da Aurora, 3 anos, disse que agora os pais têm de mandar uma mochila com os pertences pessoais dos alunos, como roupas extras, sapatos e toalhas, para evitar o acúmulo de sujeira.

Ele revelou que está seguro com o retorno. “Ela estava ansiosa para voltar. Todos nós estávamos. Passei orientações para ela em casa sobre o uso de máscara o tempo todo”. Segundo ele, agora, o cuidado maior será com os avós da filha. André disse que vai manter a Aurora isolada deles por um tempo.
 


Saiba mais


Escola da Ilha

  • As atividades na escola já retornaram, mas as aulas presenciais serão retomadas no próximo dia 13, para turmas do 4º ao 9º ano e educação infantil. No dia 14, acontece o retorno das turmas do 1º ao 3° ano.

Medidas de segurança

  • O aluno deve entrar na escola usando máscara e deve levar, pelo menos, três máscaras. A instituição adquiriu máscaras descartáveis para eventuais necessidades.
  • Não será permitida a entrada de equipamentos eletrônicos (celular, tablets) na escola. A mochila deverá conter apenas itens identificados e imprescindíveis à utilização pessoal, como garrafa de água e o lanche, sem compartilhamento. Recreio em espaços diferenciados por turma com revezamento de dias.

Centro Educacional Sonho Meu (CESM - Itacibá)

  • Retorna a partir de hoje, com alguns grupos (parte do fundamental 1 e do fundamental 2, além do 3º ano médio). A educação infantil retorna amanhã, seguindo rodízio semanal.

Medidas de segurança

  • Os recreios serão escalonados, por pequenos grupos, janelas abertas, com ar natural. Além disso, serão usadas quatro entradas diferentes para diminuição do fluxo e os alunos sairão 30 minutos antes para evitar aglomeração, em horários intercalados.
  • As máscaras serão trocadas no recreio (troca de duas em duas horas). Os alunos da educação infantil levarão um chinelo extra, que ficará armazenado em sacos plásticos e serão higienizados todos os dias. Quanto ao banheiro, apenas um aluno de cada vez .
  • Celulares não são liberados. Os alunos que por acaso levarem terão que deixar em compartimento separado por sacolas plásticas e higienizados com álcool.

Centro Educacional Leonardo da Vinci

  • Alunos da 3ª série do ensino médio retornam a partir de hoje. Amanhã, 1ª e 2ª séries do ensino médio. Já na quinta-feira, será a vez das turmas do 6º ao 9º anos do ensino fundamental. A partir do dia 13, voltam o infantil e 1º ao 5º anos do ensino fundamental.

Medidas de segurança

  • Só não terá rodízio na terceira série do ensino médio, na educação infantil e no 1º ano do fundamental. Nas demais haverá rodízio semanal.
  • Os alunos da modalidade semi precisarão de duas máscaras por dia, pois haverá uma troca após o lanche/intervalo. Já os do integral precisarão de quatro máscaras por dia, pois haverá trocas após os lanches/intervalos e almoço. É aconselhável enviar sempre uma máscara extra, caso haja algum imprevisto.

Escola Alphabetz

  • As aulas presenciais retornarão no próximo dia 13.

Medidas de segurança

  • As turmas serão organizadas com até no máximo 10 crianças. O lanche será realizado no refeitório, que foi organizado com o distanciamento de 2 metros e de forma que não fiquem de frente umas para as outras.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: