UPA's e PA's da Grande Vitória terão medicamento para tratar covid

Baricitinibe poderá ser utilizado antes do paciente ser internado em unidade hospitalar

Nathália Cerri Cantarela | 01/08/2022, 17:09 17:09 h | Atualizado em 01/08/2022, 17:10

Nesta semana, UPA's e PA's da Grande Vitória devem receber o medicamento Baricitinibe para tratamento da covid-19. O remédio, aprovado pela Anvisa e utilizado em internações hospitalares, poderá ser utilizado antes mesmo do paciente ser transferido. Esta é uma nova estratégia do Governo do Estado para o enfrentamento da doença, e pode se expandir para as demais regiões capixabas. 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, declarou em pronunciamento nesta segunda-feira (1), que aprovou nesta manhã a disponibilidade do Baricitinibe nas UPA's e PA's para os pacientes que tiverem essa indicação. Todos os hospitais que atendem pacientes com covid já possuem o medicamento em condições de uso. Ele é utilizado em adultos hospitalizados que necessitam de suporte de oxigênio por máscara, cateter nasal ou ventilação não invasiva.

O Espírito Santo também aguarda o medicamento Paxlovid para tratar os infectados. Segundo Nésio, o Estado aguarda que o Ministério da Saúde finalize a aquisição para dar início ao uso. Segundo ele, o remédio é indicado para a população mais vulnerável, como idosos e imunocomprometidos. O uso nesse caso é domiciliar, indicado em casos mais leves. 

Dessa forma, o Estado espera um segundo semestre com melhor repercussão dos casos graves e menor número de óbitos pela covid-19. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: