Servidor que furar a fila da vacinação em Vila Velha pode ser demitido

| 27/01/2021, 15:18 15:18 h | Atualizado em 27/01/2021, 15:53

O servidor de Vila Velha que receber a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), fora do seu grupo prioritário, será punido com um processo administrativo disciplinar que pode resultar em suspensão ou até demissão do cargo.

A decisão foi divulgada pela prefeitura do município nesta quarta-feira (27) e faz parte da Portaria Conjunta nº 001 da Secretaria Municipal de Saúde e da Secretaria de Controle e Transparência, publicada no Diário Oficial.

O servidor público da Saúde que aplicar a dose em pessoas fora do grupo prioritário, também receberá a mesma punição. Segundo a PMVV, até o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) que furar a fila da vacinação poderá ser punido, mas não deu mais detalhes.

De acordo com a prefeitura, as medidas são para garantir o controle e a transparência na Campanha de Imunização de Vila Velha contra o vírus.

"As vacinas têm papel importante na prevenção da Covid, o público foi previamente definido pelo Ministério da Saúde para a segurança e proteção do trabalhador da saúde e também do público em geral. Estamos na expectativa de que a vacina chegue para todos, uma hora todos nós seremos contemplados", disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.

“Guardiões das vacinas”

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) também decidiu enviar um supervisor técnico para todos os locais de vacinação, a fim de sanar dúvidas e observar se os imunizantes estão sendo destinados ao público correto, já definido pelo Ministério da Saúde.

Além disso, a Secretaria tem realizado capacitações para o manuseio das vacinas, assim como orientações sobre os cuidados, forma correta de armazenamento e a importância de seguir os grupos prioritários de acordo com o calendário do Ministério da Saúde.

Denúncias

A prefeitura ainda destacou que já é possível realizar denúncias de possíveis casos de pessoas que estão furando a fila da vacinação.

"Profissionais e munícipes que identificarem qualquer ação desta categoria poderão registrar suas denúncias, de forma anônima, através dos canais da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162 ou pelo site da Ouvidoria; Ou pela Ouvidoria da Semsa, através do telefone (27) 3239-1731.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: