Passaporte da vacina será pedido em bares, restaurantes e shows

Representantes do setor empresarial assinaram termo de compromisso com o governo

Leone Oliveira | 27/01/2022, 16:39 16:39 h | Atualizado em 27/01/2022, 17:11

O passaporte de vacinação será pedido em todos os lugares, incluindo bares, restaurantes, academia e shows, independente da classificação de risco da cidade. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande, na tarde desta quinta-feira (27), após o governo e representantes de atividades empresariais assinarem o Termo de Compromisso de Combate à Pandemia, no Palácio Anchieta, em Vitória. 

Segundo o chefe do Executivo, o documento tem três pilares principais que são a vacinação, a ampliação da testagem e o cumprimento de protocolos, como o uso de máscara. O pedido começa a valer na próxima segunda-feira (31).

"O passaporte da vacinação, independente da classificação de risco do município, será uma exigência para todos os setores em que a pessoa tem que tirar a máscara para consumir uma bebida ou comida. Já é uma exigência para shows e eventos, mas não era para restaurantes e bares", explicou o governador.

Desta forma, acaba a limitação nas cidades de risco moderado para a transmissão da covid-19  para que bares e restaurantes funcionem até as 22 horas, de segunda a sexta, e até as 16 horas, no sábado e domingo. Esse era o caso de Serra e Vila Velha, nesta semana.

O pedido da vacinação só não será cobrado em lojas comerciais, pois nesses locais o uso de máscara é obrigatório, lembrou Casagrande.

Já no caso de estabelecimentos próximos a locais abertos, como praias, a fiscalização terá um caráter educativo para orientar as pessoas a como baixar o documento e a sempre o terem, além de conversar com os comerciantes para que peçam o documento. 

Além disso, os representantes dos setores empresariais se comprometem a adotar medidas para incentivar a vacinação para o covid-19 de seus funcionários, de seus clientes e da sociedade em geral e a observar o uso de máscaras nos estabelecimentos empresariais e a necessidade de reforço das boas práticas e a observância dos procedimentos de higienização.

Mudanças para shows em risco moderado 

O governador também anunciou mudanças para a realização de shows nas cidades classificadas como risco moderado. 

"No risco moderado, continua a ser 50% da capacidade e continua 1.200 pessoas para ambientes fechados e 2 mil pessoas para shows em ambiente aberto. Para risco moderado tem essa limitação para shows e eventos", explicou.

Já no risco baixo, segue a regra de 50% da capacidade para ambientes fechados e abertos. 

Em relação aos eventos sociais, esportivos, corporativos e afins, os estabelecimentos deverão respeitar o limite de público de 50% da capacidade de ocupação do espaço, no limite máximo de 1.200 pessoas. 

 Sindibares diz fim das restrições de horário era pedido do setor

O Sindicato dos Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Espírito Santo (SindBares) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) no Espírito Santo disseram que o fim das restrições de horário era um pleito das entidades. Confira a nota.

"O SindBares e Abrasel no Espírito informam que, em negociação com o Governo do Estado, o executivo entendeu como necessária a implementação em caráter educativo do comprovante da vacina, para a liberação de horários de funcionamento do setor.

Vale destacar que o fim das restrições de horário de funcionamento era um pleito do setor e é fundamental para a sustentabilidade e viabilidade econômica dos estabelecimentos. Informamos que bares e restaurantes terão um papel educativo nessa fase da pandemia, a fim de apoiar no incentivo à imunização da população".

SUGERIMOS PARA VOCÊ: