Internações de pacientes com Covid entre 18 e 44 anos dobram no Estado

| 16/04/2021, 17:23 17:23 h | Atualizado em 16/04/2021, 17:45

O índice de pessoas com idade entre 18 e 44 anos, internados em leitos de UTI no Estado, praticamente dobrou nos últimos dias em relação a outros momentos da pandemia. A internação deste público corresponde hoje a 15 ou 16% da ocupação dos leitos de UTI. Esta taxa, fora desta chamada "segunda onda" da doença, girava em torno de 8 a 9%.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (16), durante uma coletiva de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde. 

A declaração foi dada em uma análise do cenário atual da internação de pacientes no Estado, representando uma alta neste público. O quadro é o oposto do que acontece com os idosos com mais de 80 anos (vacinados desde fevereiro deste ano), onde o Estado registra uma redução de 33% nos óbitos em relação a outros meses.

Ainda assim, o secretário Nésio Fernandes analisou que a situação no Espírito Santo é melhor do que em outros Estados, onde a proporção de pessoas internadas - com idade entre 18 e 44 anos -, chega a 38%.

"Nós temos um aumento da infecção em jovens e também da participação destes jovens nas internações hospitalares. No entanto, elas não estão em proporções equivalentes a outros estados que possuem a variante P1, conhecida como variante brasileira. (No Espírito Santo), nós temos ainda uma proporção maior de pacientes longevos e com comorbidades internados e com um comportamento de aumento de permanência dos mesmos na UTI em relação a outros momentos da pandemia", afirmou Nésio.

Na mesma coletiva, o secretário ainda reforçou que a estratégia de expansão de leitos, em parceria com a iniciativa privada, vai continuar até maio deste ano, mesmo que haja uma queda considerável no número de internações durante a pandemia.

"Em São Mateus estamos construindo e equipando, uma unidade acoplada ao Hospital Roberto Silvares. Essa unidade poderá comportar 60 leitos de enfermaria e outras expansões estão previstas para este mês (de abril) e poderão ser prolongadas até o mês de maio", afirmou Nésio. 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: