Há mais de 70 anos no Estado, italiana escreve mensagem de esperança

| 29/03/2020, 18:12 18:12 h | Atualizado em 29/03/2020, 18:55

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/prod/2020-03/372x236/ha-mais-de-70-anos-no-estado-italiana-escreve-mensagem-de-esperanca-90f306121b7417e38202d1db8c74aa76/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fprod%2F2020-03%2Fha-mais-de-70-anos-no-estado-italiana-escreve-mensagem-de-esperanca-90f306121b7417e38202d1db8c74aa76.jpg%3Fxid%3D115290&xid=115290 600w, A tradutora Nerina Bortoluzzi Herzog, 84 anos
“Nasci e cresci na Itália durante a guerra e no tempo que me resta estou vivendo outra guerra”, escreveu a tradutora Nerina Bortoluzzi Herzog, 84 anos, em mensagem para amigos, familiares e clientes que já circula nas redes sociais.

Elas nasceu na Itália, mas vive no Espírito Santo há quase 71 anos. Em casa, em Vila Velha, com a filha, o neto e dois “cãopanheiros”, como ela mesma definiu, Nerina conseguiu tocar as pessoas ao escrever sobre a pandemia de coronavírus.

“Gosto de escrever e achei oportuno, neste momento, passar uma mensagem de esperança. Teve repercussão na comunidade ítalo-brasileira, na Itália com parentes e amigos. E amigos em outros países também!”, afirmou, em entrevista para o Tribuna Online.

Na mensagem, a tradutora relata que “enquanto a guerra que vivi, a Segunda Guerra Mundial, eram presentes armas, batalhões de soldados, bombardeios, destruição e mortes nos campos de concentração onde perdi vários familiares, neste momento, vivemos outro tipo de guerra que espalha medo e pânico e onde nada é visível. Minha experiência e dever de mãe, avó e mulher que viveu todas estas tragédias, que sobreviveu a três tipos de câncer é dizer que é necessário e precisamos ser fortes, obedientes, disciplinados, corajosos e ter fé, uma fé inabalável em Deus”.

Nerina ainda deu uma dica para os idosos, que estão no grupo de risco da doença: “Precisamos nos manter ocupados, principalmente os mais idosos. Ocupar o nosso tempo com coisas que nos ajudem a ficar mais calmos e serenos, para assim demonstrarmos nossa experiência e sabedoria. Desta forma ajudaremos aos mais jovens dando-lhes exemplo e equilíbrio para que possam viver e trabalhar”.

Em entrevista, a tradutora confirmou que segue o próprio conselho e que pinta, borda, canta e escreve. Tem até biografia publicada!

“Devido aos problemas de saúde que já tive, sou muito caseira e, por isto, estar em casa para mim não é nenhum sacrifício! A fé e a força interior fazem parte da minha vida e me conduziram até aqui”, disse.

Ela contou ainda que tem muitos parentes e clientes na Itália, e que conversa com todos quase diariamente. “Graças a Deus estão todos bem”, afirmou.

Para finalizar e mensagem de esperança, Nerina destaca que “com carinho, desejo a todos que aproveitem este momento para refletir e, em paz, juntos recomeçarmos um novo tempo”.

Confira a mensagem na íntegra:

"Bom dia à minha família, parentes, amigos, clientes.

O mundo inteiro está passando por uma grave epidemia que nos traz medo e muita apreensão não somente pela doença, mas pela insegurança no futuro.

Tudo isto me traz lembranças dos tempos por mim vividos.

Sou uma mulher de 84 anos e no próximo mês vou completar 71 anos no Brasil.

Nasci e cresci na Itália durante a guerra e no tempo que me resta estou vivendo outra guerra.

Enquanto a guerra que vivi, a segunda guerra mundial, eram presentes armas, batalhões de soldados, bombardeios, destruição e mortes nos campos de concentração onde perdi vários familiares, neste momento, vivemos outro tipo de guerra que espalha medo e pânico e onde nada é visível.

Minha experiência e dever de mãe, avó e mulher que viveu todas estas tragédias, que sobreviveu a três tipos de câncer é dizer que é necessário e precisamos ser fortes, obedientes, disciplinados, corajosos e ter fé, uma fé inabalável em Deus.

Seja qual for a tua fé, ela é uma arma poderosa que te deixará mais forte para enfrentar este período tão turbulento.

Precisamos nos manter ocupados, principalmente os mais idosos, ocupar o nosso tempo com coisas que nos ajudem a ficar mais calmos e serenos, para assim demonstrarmos nossa experiência e sabedoria. Desta forma ajudaremos aos mais jovens dando-lhes exemplo e equilíbrio para que possam viver e trabalhar.

A vida é longa e durante nossa caminhada encontramos sempre grandes obstáculos, alguns menores e outros que nos parecem intransponíveis, mas com confiança venceremos e alcançaremos nossas metas.

Com carinho, desejo a todos que aproveitem este momento para refletir e em paz, juntos recomeçarmos um novo tempo.

Nerina Bortoluzzi Herzog."
 

SUGERIMOS PARA VOCÊ: