“Fique em casa, pelo amor de Deus”, diz cardiologista

| 20/03/2020, 12:37 12:37 h | Atualizado em 20/03/2020, 13:17

O médico capixaba Henrique Bonaldi, especializado em cardiologia, está viralizando na internet. É que ele gravou um vídeo fazendo um apelo para que as pessoas não saiam de casa, por conta do novo coronavírus.

“Pare de sair na rua à toa. Não é férias. Isto é extremamente necessário. Este País está para viver uma epidemia assustadora em três semanas, e só tem um jeito de resolver isto: através de educação. Fique em casa, pelo amor de Deus!”.

No vídeo, ele explica de maneira direta as possíveis consequências de uma possível negligência das pessoas que não ficarem em casa durante o período de isolamento, determinado pelo governo.

O cardiologista contou que a motivação para gravar o vídeo foi a lembrança de amigos próximos, com pais idosos.

“Expliquei a situação, e eles disseram não ter real noção do que está acontecendo. Depois, me agradeceram”, relatou.

Ele explica, no vídeo, que a matemática para entender a situação que o Estado e o Brasil estão passando é simples.

“A doença, em casos graves, desenvolve para a insuficiência respiratória aguda. O pulmão para de funcionar, e o profissional da saúde coloca um tubo dentro da sua garganta. Coloca esse tubo acoplado em um aparelho, chamado ventilador mecânico. Esse aparelho respira para você”, detalha.

Para completar a explicação, o médico diz que há uma determinada quantidade destes aparelhos no País e que se a quantidade de doentes graves pelo coronavírus aumentar muito, o número de ventiladores mecânicos pode não dar conta. “Só há uma coisa a ser feita: isolamento social”, afirma.

De início, ele disse que enviou o vídeo apenas uns 15 amigos próximos, mas que, depois, começou a receber mensagens dizendo que famosos estavam compartilhando o vídeo, entre eles Tatá Werneck e Bruna Marquezine.

“Meu amigo, não é para ir para a igreja, para o bar, para a academia, clube, escola. Não é para jogar pelada, para dar volta no shopping, na praia. Quem pode ficar em casa, faça este favor a quem não pode”, orientou.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: