Estado vai notificar cidades com estoque alto de vacinas e doses próximas do vencimento

| 14/04/2021, 19:15 19:15 h | Atualizado em 14/04/2021, 19:16

A Secretaria de Estado da Saúde vai notificar cinco cidades do Espírito Santo que estão com "estoque alto" de vacinas contra a covid-19. Outras duas cidades também serão notificadas mas por outro motivo: estão com vacinas próximas do vencimento. Caso não sejam aplicadas na população, estas doses podem ser descartadas.

 A informação foi divulgada nesta quarta-feira (14), durante uma coletiva de imprensa concedida pela Sesa e pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), para tratar de denúncias e reclamações da vacinação contra a covid em todo o Estado.

De acordo com o secretário de Controle e Transparência, Edmar Camatta, as cinco cidades com o chamado "estoque alto" são Guarapari, Vila Velha, Fundão, Aracruz e Mimoso do Sul. Estas cidades passarão por auditoria para apurar se há problemas no processo de vacinação ou dificuldades na alimentação dos dados nos sistemas específicos. A orientação é que as doses não sejam "guardadas" para a segunda dose.

"Precisamos saber quais áreas ou quais municípios estão com dificuldades neste momento, em que a vacinação corre de forma mais lenta, para tentar entender aqueles que precisam se dedicar para melhorar suas logísticas e condições para quando a vacinação ocorrer em uma velocidade maior. O controle interno entra para entender estas dificuldades e apontar as melhorias", afirmou.

As auditorias irão analisar as cidades que contém redes de frios para armazenamento das vacinas, como Vitória, Colatina, São Mateus e Cachoeiro de Itapemirim. Também serão auditados (levando em consideração o número de atendimentos, postos de vacinação, dentre outros fatores) os municípios de Vila Velha, João Neiva, Ecoporanga e Guaçuí.

"(Estas análises) vão nos dar a tônica de como está a vacinação qualitativamente. Quantitativamente, nós sabemos que alguns municípios estão aplicando muito bem com pouquíssimo estoque de vacinas, como Divino São Lourenço, Muniz Freire, Domingos Martins, Irupi e Afonso Cláudio. Outras cidades estão com o estoque alto, o que pode revelar tanto dificuldade em imunizar a população quanto uma dificuldade em alimentar o sistema", explicou Camatta.

"No momento da segunda dose, nós poderemos não saber quem foi imunizado com a primeira dose. É um problema sério. E quando precisarmos vacinar com maior velocidade, como que estes municípios, que tiveram dificuldades com quantidades pequenas, vão imunizar quando tivermos um milhão de vacinas?" completou o secretário.

As duas cidades que estão com doses de vacina a vencer nos próximos dias também foram notificadas, mas não tiveram seus nomes divulgados.

A previsão é que os primeiros relatórios destas auditorias sejam divulgadas no início de maio.

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, o ritmo de vacinação é positivo e satisfatório (o Espírito Santo é o quinto do país que mais vacinou a população, proporcionalmente). No entanto, 53 municípios com menos de 20% de doses disponíveis, considerando a D1 e D2. A meta do Governo do Estado é chegar a 80% da população até agosto deste ano.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: