Estado tem primeira região a alcançar 90% dos adolescentes vacinados

Esse é um dos critérios para ser classificado como risco muito baixo de transmissão da covid

Leone Oliveira | 22/10/2021, 20:21 20:21 h | Atualizado em 22/10/2021, 20:22

srcset="https://cdn2.tribunaonline.com.br/img/inline/100000/372x236/inline_00105270_00/ScaleUpProportional-1.webp?fallback=%2Fimg%2Finline%2F100000%2Finline_00105270_00.jpg%3Fxid%3D246764&xid=246764 600w, Dados da vacinação
 

A microrregião Sudoeste-Serrana é a primeira do Espírito Santo a chegar a 90% dos adolescentes com a primeira dose da vacina contra a covid-19 já aplicada.

Essa é uma das metas estipuladas pelo governo do Estado para que as regiões sejam classificadas como risco muito baixo para transmissão da covid-19 (cor azul).

A microrregião é composta pelos municípios Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo.

Ao alcançar a cobertura vacinal de 90% dos adolescentes com a primeira dose, essas cidades foram as primeiras a atingir uma das três metas de vacinação estipuladas pelo governo para o risco muito baixo. 

De acordo com os dados do site Vacina e Confia, a microrregião Sudoeste-Serrana tem 90,52% dos adolescentes vacinados com a primeira dose. 

Pelo Twitter, o governador Renato Casagrande comentou esse feito.

"A Região Sudoeste Serrana, com mais de 90% de adolescentes vacinados com a D1, foi a 1° a atingir 1 dos 3 níveis para chegar ao risco muito baixo. Também é a região que mais imunizou completamente a população 18+ (77%)", escreveu ele.

A próxima região que pode alcançar esse índice é Litoral-Sul, que até a noite desta sexta-feira (22), contabiliza 89,95% dos adolescentes vacinados com a primeira dose. 

Além de imunizar 90% dos adolescentes com a primeira dose, as microrregiões precisam alcançar 80% dos adultos com as duas doses ou com a vacina de dose única e 90% dos idosos com a terceira dose. 

Há ainda mais um critério que é os municípios terem a disposição dos moradores ao menos um ponto de testagem contra covid-19 por livre demanda.  

A classificação de risco muito baixo começa a valer a partir de 8 de novembro. Nela, podem ser realizados eventos e shows sem limitação de público por protocolo da pandemia. O limite de público é o previsto em alvará pelo Corpo de Bombeiros.

Além disso, as microrregiões que migrarem para o risco muito baixo não podem mais deixar essa classificação, ou seja, não há retrocesso na classificação. 

Municípios por microrregião

1 - Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Guarapari

2 - Central-Serrana: Itaguaçu, Santa Teresa, Itarana, Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina

3 - Sudeste Serrana: Laranja da Terra, Afonso Cláudio, Brejetuba, Venda Nova do Imigrante, Domingos Martins, Marechal Floriano e Conceição do Castelo

4 - Litoral Sul: Alfredo Chaves, Anchieta, Iconha, Piúma, Rio Novo do Sul, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy

5 - Central Sul: Castelo, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Atílio Vivácqua, Mimoso do Sul, Jerônimo Monteiro e Apiacá

6 - Caparaó: Ibatiba, Irupi, Iuna, Muniz Freire, Ibitirama, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Alegre, Dores do Rio Preto, Bom Jesus do Norte e São José do Calçado

7 - Rio Doce: Sooretama, Rio Bananal, Linhares, Aracruz, João Neiva e Ibiraçu

8 - Centro-Oeste: Alto Rio Novo, Pancas, São Gabriel da Palha, Vila Valério, São Domingos do Norte, Governador Lindenberg, Baixo Guandu, Colatina, Marilândia e São Roque do Canaã

9 - Nordeste: Mucurici, Montanha, Pedro Canário, Conceição da Barra, Pinheiros, Boa Esperança, São Mateus, Jaguaré e Ponto Belo

10 - Noroeste: Ecoporanga, Água Doce do Norte, Águia Branca, Barra de São Francisco, Vila Pavão, Nova Venécia e Mantenópolis

SUGERIMOS PARA VOCÊ: