Estado defende aplicação de 4ª dose de vacina contra covid em idosos

Estudo será levado para discussão em um colegiado com o Ministério da Saúde

Weslei Radavelli | 08/02/2022, 20:24 20:24 h | Atualizado em 08/02/2022, 20:26

O Espírito Santo é um dos estados que defende a aplicação da chamada quarta dose, da vacina contra a covid, em idosos com idade acima de 70 anos. O tema foi abordado pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (08).

Nésio afirmou que o corpo técnico da Secretaria de Saúde, em discussão conjunta com entidades científicas, aponta ser importante a implantação de um reforço anual da vacina contra a covid, ou mesmo uma quarta dose, no enfrentamento da pandemia.

"Pode ser uma importante e acertada estratégia, neste momento, instituir mais uma dose de reforço ou quarta dose para a população idosa, em especial aquela que tem mais de 70 anos", avaliou o secretário, que reforçou a "a riqueza dos dados das notificações de casos confirmados, óbitos e internações, para construir evidências que possam orientar o enfrentamento nacional".

Nésio afirmou que ainda não há definições do modelo que será utilizado. Na próxima sexta-feira (11), o tema será levado para discussão na Câmara Técnica do Ministério da Saúde.

"O debate, se será uma quarta dose ou se será reforço anual, ainda está ocorrendo e não se definiu. No entanto, os dados do comportamento de internações, de casos confirmados e de óbitos de covid, na população que já recebeu as três doses, está sendo estudado e avaliado pela equipe de vigilância e universidade e estão sendo consolidados para uma apresentação na próxima sexta-feira", disse.

O secretário voltou a reforçar a importância da vacinação contra a covid e destacou que todas as vacinas que estão sendo aplicadas são "confiáveis" e "funcionam também contra a variante Ômicron".

SUGERIMOS PARA VOCÊ: