X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Espera de 20 dias por resultado do exame de Covid no Estado


Ouvir

Escute essa reportagem

Em meio a um cenário de aumento do número de casos e de mortes pelo novo coronavírus (Covid-19) no Estado, pacientes afirmam ter dificuldades em receber os resultados de exames que detectam a doença. Há casos que chegam a demorar mais de 20 dias para o retorno.

Imagem ilustrativa da imagem Espera de 20 dias por resultado do exame de Covid no Estado
A presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) no Espírito Santo, Andressa Barcellos, que está há 21 dias aguardando o resultado do exame de Covid que fez pela prefeitura |  Foto: Kadidja Fernandes

A enfermeira Andressa Barcellos, por exemplo, esperou 20 dias para receber o seu resultado, que saiu na noite de ontem. Ela contou que fez o RT-PCR (exame de material coletado da garganta e do nariz) no posto de coleta de Vitória no dia 28 de novembro.

“Estava com alguns sintomas, como dores de garganta e cabeça, e gastrointestinais. Logo que percebi, iniciei o isolamento”.

Como até ontem o resultado não tinha saído, o problema maior foi a apreensão, segundo ela. “Não sabia se o que estava sentindo era ansiedade ou se era evolução da Covid. Mas o resultado deu negativo”.

Uma psicóloga de 30 anos relatou que começou com os sintomas no dia 23 de novembro e fez o teste há 21 dias, também na unidade de coleta de Vitória.

Segundo ela, até ontem o resultado não tinha sido divulgado. Já o marido e o filho, que fizeram na rede particular, conseguiram o diagnóstico em cinco dias.

A operadora de caixa Vanessa Camilato Araújo, de 47 anos, contou que fez o teste da Covid em Aracruz, há 14 dias, após sentir sintomas como dor na garganta, tosse, dificuldade na hora de respirar e febre.

“A previsão que me deram na unidade de saúde é que o resultado está saindo após 15 ou 20 dias”. Ela relatou que já retornou ao trabalho, mas ainda está sem saber se teve ou não a doença.

Outra paciente que ainda aguarda o resultado do RT-PCR é a centenária Angelina Tavares da Silva. Aos 104 anos, ela só ficou sabendo que teve Covid após um exame rápido.

Moradora de Alfredo Chaves, ela começou com os sintomas no dia 1º deste mês e fez o RT-PCR no dia 3, no laboratório da cidade.

Até ontem, após 15 dias, o resultado não tinha saído, segundo o sobrinho-neto dela, Fábio Lipkit, 32.

Angelina estava com sintomas gripais, teve piora no estado físico, com cansaço, e precisou ser internada no Hospital Evangélico de Vila Velha. Ela teve alta na última quinta. “Fizemos o teste rápido, que deu positivo, mas o RT-PCR ainda não saiu”, disse Fábio.

SAIBA MAIS

Estado

- A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o tempo médio de resposta para liberação do laudo após recebimento no Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES) tem sido de cerca de 120 horas (cinco dias), devido à ampliação de testagem no Estado.

- A Sesa frisou que as amostras urgentes são processadas prioritariamente e liberadas em até 12 horas. A atual capacidade de processamento de testagem está entre 1.800 a 2.000 amostras diariamente.

- Informou ainda que está finalizando a aquisição de mais 100 mil testes do tipo PCR (aquele feito com um tipo de cotonete na garganta e no nariz) e prevê a ampliação da capacidade de testagem do Lacen-ES para 3 mil testes/dia até o fim deste mês.

- Também está credenciando laboratórios privados para realização dos exames, usando testes rápidos de antígeno, que identificam os pacientes na fase aguda da doença, a partir do terceiro dia de sintomas.

Vitória

- A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) informou que, após consulta na unidade de saúde ou pronto atendimento, o paciente tem o seu teste agendado no Centro de Testagem Municipal para Covid. O material coletado é cadastrado e encaminhado ao Lacen em até 48 horas.

- Após a liberação pelo Lacen, os resultados são disponibilizados no sistema municipal para que os pacientes tenham acesso via internet, através do login e da senha recebidos no ato da coleta.

Serra

- Disse que o exame é entregue ao Lacen no mesmo dia em que é feita a coleta, inclusive nos finais de semana e feriados. Atualmente, para a Vigilância Epidemiológica da Serra, os resultados estão sendo disponibilizados pelo governo do Estado num prazo de 10 a 15 dias.

- Assim que o Lacen libera o resultado pelo sistema, a Vigilância acessa e, em menos de 24 horas, encaminha para as unidades de saúde, responsáveis por ligar para os pacientes e informar os resultados por telefone.

Cariacica

- A Secretaria Municipal de Saúde informou que a entrega de material ao Lacen ocorre diariamente, em até 24 horas após a coleta.

- Após o resultado ser liberado pelo Lacen, ele é lançado pela Vigilância no sistema e liberado para ser informado ao paciente, por telefone, através da Central de Atendimento Municipal sobre Coronavírus. O paciente também pode buscar o resultado do teste na unidade de saúde mais próxima do seu endereço.

Fonte: Estado e prefeituras consultadas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: