X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Coronavírus

Em 10 dias, ES ultrapassa número de casos registrados de covid em outubro

Secretário de segurança fez alerta sobre o aumento de casos confirmados


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Em 10 dias, ES ultrapassa número de casos registrados de covid em outubro
Teste para o novo coronavírus sendo realizado em laboratório |  Foto: Itamar Crispim/Fiocruz

A preocupação com o aumento de casos do novo coronavírus, em relação aos meses de outubro e setembro, já é mais palpável. Segundo os dados do Painel Covid-19, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira, 10 de novembro, já foram confirmados 830 casos da doença.

Em sua conta no Twitter, o médico e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, alertou para o número. "Outubro foi o mês com menos óbitos/casos de toda a pandemia no Espírito Santo, 717 casos e 6 óbitos. Em 9 dias de novembro já temos 830 casos notificados".

De acordo com o painel, em setembro, 895 casos foram confirmados, com 17 mortes. Já em outubro, foram confirmados 717 casos e 6 mortes. Ou seja, agora, com 10 dias do mês atual, o Estado chega a um número alarmante de casos confirmados, com relação ao mês inteiro de outubro e de setembro. 

Por conta do aumento, Nésio fez um apelo para que a população complete o esquema vacinal, com o objetivo de diminuir cada vez mais o impacto de uma possível nova onda no Espírito Santo. 

"O melhor momento para vacinar-se contra uma doença imunoprevenível é justamente quando a doença não esta circulando com intensidade. Por isso faço um apelo a toda a população: atualizem seu esquema vacinal, as vacinas disponíveis funcionam principalmente para casos graves/óbitos", afirmou.

Seis mortes em outubro

Sobre os seis óbitos do mês de outubro, o médico afirmou que cinco eram pessoas sem nenhuma vacina e uma com apenas duas doses. Destas, a última foi aplicada 1 ano e quase três meses antes de sua morte. 

Além disso, três pessoas dessas seis mortes não eram idosos. Nésio, no entanto, não deu detalhes sobre a saúde das vítimas do vírus. 

Até o momento, não foram registradas mortes no mês de novembro, mas o dado pode mudar, uma vez que o painel deve ser atualizado nesta quinta-feira (10). 

Por meio de nota, a Sesa informou que tem observado um aumento de casos positivos da covid-19 nas últimas semanas epidemiológicas, mas que ainda vai acompanhar as próximas semanas para confirmar se há ou não uma tendência de alta.

Além disso, a secretaria explicou que essa crescente por estar ligada "à circulação da subvariante Ômicron (BQ.1) e também à intensa movimentação do período eleitoral". Já sobre as mortes, a Sesa confirmou que o mês de outubro teve o menor número de fatalidades pela covid-19 no Estado, com seis óbitos. 

Questionada se o uso das máscaras vai voltar a ser uma regra, a secretaria explicou que "a obrigatoriedade se mantém em estabelecimentos de saúde e que segue a recomendação do uso às pessoas imunocomprometidas e idosos, e aqueles que se sentirem mais seguros, podem adotar o uso".

No comunicado, a Sesa também ressaltou a importância da testagem para a covid-19, independentemente de sintomas, "como estratégia de acompanhamento do cenário epidemiológico da doença no território, além da complementação do esquema vacinal".

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Leia os termos de uso

SUGERIMOS PARA VOCÊ: