Em 10 dias, ES ultrapassa número de casos registrados de covid em outubro
Secretário de segurança fez alerta sobre o aumento de casos confirmados
Escute essa reportagem
A preocupação com o aumento de casos do novo coronavírus, em relação aos meses de outubro e setembro, já é mais palpável. Segundo os dados do Painel Covid-19, gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta quinta-feira, 10 de novembro, já foram confirmados 830 casos da doença.
Em sua conta no Twitter, o médico e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Nésio Fernandes, alertou para o número. "Outubro foi o mês com menos óbitos/casos de toda a pandemia no Espírito Santo, 717 casos e 6 óbitos. Em 9 dias de novembro já temos 830 casos notificados".
De acordo com o painel, em setembro, 895 casos foram confirmados, com 17 mortes. Já em outubro, foram confirmados 717 casos e 6 mortes. Ou seja, agora, com 10 dias do mês atual, o Estado chega a um número alarmante de casos confirmados, com relação ao mês inteiro de outubro e de setembro.
Por conta do aumento, Nésio fez um apelo para que a população complete o esquema vacinal, com o objetivo de diminuir cada vez mais o impacto de uma possível nova onda no Espírito Santo.
"O melhor momento para vacinar-se contra uma doença imunoprevenível é justamente quando a doença não esta circulando com intensidade. Por isso faço um apelo a toda a população: atualizem seu esquema vacinal, as vacinas disponíveis funcionam principalmente para casos graves/óbitos", afirmou.
Seis mortes em outubro
Sobre os seis óbitos do mês de outubro, o médico afirmou que cinco eram pessoas sem nenhuma vacina e uma com apenas duas doses. Destas, a última foi aplicada 1 ano e quase três meses antes de sua morte.
Além disso, três pessoas dessas seis mortes não eram idosos. Nésio, no entanto, não deu detalhes sobre a saúde das vítimas do vírus.
Até o momento, não foram registradas mortes no mês de novembro, mas o dado pode mudar, uma vez que o painel deve ser atualizado nesta quinta-feira (10).
Por meio de nota, a Sesa informou que tem observado um aumento de casos positivos da covid-19 nas últimas semanas epidemiológicas, mas que ainda vai acompanhar as próximas semanas para confirmar se há ou não uma tendência de alta.
Além disso, a secretaria explicou que essa crescente por estar ligada "à circulação da subvariante Ômicron (BQ.1) e também à intensa movimentação do período eleitoral". Já sobre as mortes, a Sesa confirmou que o mês de outubro teve o menor número de fatalidades pela covid-19 no Estado, com seis óbitos.
Questionada se o uso das máscaras vai voltar a ser uma regra, a secretaria explicou que "a obrigatoriedade se mantém em estabelecimentos de saúde e que segue a recomendação do uso às pessoas imunocomprometidas e idosos, e aqueles que se sentirem mais seguros, podem adotar o uso".
No comunicado, a Sesa também ressaltou a importância da testagem para a covid-19, independentemente de sintomas, "como estratégia de acompanhamento do cenário epidemiológico da doença no território, além da complementação do esquema vacinal".
Comentários