Covid-19: Estado prepara critérios para vacinar população a partir de janeiro

| 14/10/2020, 15:53 15:53 h | Atualizado em 14/10/2020, 15:55

Antes mesmo do anúncio da descoberta de uma vacina contra a covid-19, o Espírito Santo já prepara um esquema para imunizar a população. Se uma nova vacina for descoberta nos próximos dois meses, o sistema já estará pronto para proteger os capixabas a partir de janeiro de 2021.

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, em um vídeo divulgado no canal da Sesa no Youtube.

A elaboração deste esquema, no entanto, não garante que os capixabas estarão protegidos a partir de janeiro. Nésio Fernandes destaca que, a partir dali, o “enfrentamento da pandemia viverá uma nova fase”, mas o sistema dependerá de uma vacina “segura e eficaz contra a doença”.

Para quando a vacina estiver liberada, a Secretaria já definiu como será o modelo: a ordem de prioridade para vacinação seguirá os critérios que serão adotados pelo Ministério da Saúde, em âmbito nacional. A compra das vacinas e a chegada ao Estado também ficarão a cargo do Governo Federal. O Estado será responsável por distribuir aos municípios, que farão as aplicações dentro dos critérios do programa.

“Estamos preparando as condições, toda a operação logística, para que, tendo a vacina a partir de janeiro, o Espírito Santo tenha condições de poder vacinar a população dentro dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde”, explicou Nésio Fernandes.

SUGERIMOS PARA VOCÊ: