Cidade já começou a vacinar adolescentes sem comorbidades
Escute essa reportagem

Adolescentes sem comorbidades começaram a ser vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19 em Itaguaçu, na região Central-Serrana do Espírito Santo.
As primeiras doses administradas foram na chamada "xepa da vacina", explica a cidade, após a abertura de frasco para a vacinação dos públicos da campanha.
Como sobraram doses e a população adulta acima de 18 anos já havia sido vacinada, assim como não havia demanda por segunda ou terceira dose, os próximos da fila eram os adolescentes para não desperdiçar o imunizante.
A expectativa da prefeitura é iniciar a vacinação em massa desse público a partir de quarta-feira (15). Para isso, a Secretaria de Saúde da cidade aguarda pela publicação da resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), com as diretrizes para essa imunização.
Outras cidades capixabas também informaram que aguardam por essa resolução para iniciar a vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos. Uma delas é a Serra, que anunciou o agendamento para esse grupo para esta segunda (13), mas adiou a marcação, justificando que a resolução ainda não havia sido publicada.
A Prefeitura de Baixo Guandu, no Noroeste do Estado, anunciou pelas redes sociais que pretende iniciar a vacinação dos adolescentes sem comorbidades na quarta.
Em nota, a Sesa informou que, na última semana, foi comunicado que a previsão para início da vacinação em adolescentes de 12 a 17 anos poderia ser a partir de 15 de setembro de acordo com orientação do Ministério da Saúde - responsável pela disponibilidade de doses.
"Os ajustes junto ao órgão estão sendo finalizados para publicação da Resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), definição e divulgação da data para a imunização deste público", informou.
Comentários