Aplicativo sinaliza se tem paciente com Covid-19 por perto
Escute essa reportagem
Imagine receber, no celular, um alerta, em até 24 horas, informando se pessoas que testaram positivo para Covid-19 estiveram próximas a você nos últimos 14 dias. É o que está sendo possível pelo aplicativo Coronavírus-SUS, disponível para celulares com sistema Android e iOS.
Quem tiver testado positivo deve disponibilizar no aplicativo – de forma voluntária e anônima – a validação do seu exame.
Para evitar informações falsas, o Ministério da Saúde fará o cruzamento entre o exame informado pela pessoa e os registros integrados da plataforma de vigilância e da Rede Nacional de Dados em Saúde. Além disso, a validação será feita por meio de um código numérico.
Depois disso, os celulares com o aplicativo baixado e a função ativada vão se comunicar anonimamente por Bluetooth com outros celulares que tiverem as mesmas autorizações. Pronto: o Ministério da Saúde notificará quem teve contato com infectados.

À reportagem, o governo federal informou que 10 milhões de pessoas já baixaram o aplicativo.
PRIVACIDADE
Mas há garantia de que as pessoas não saberão quem foram os contaminados com os quais elas cruzaram? Secretário executivo do Ministério da Saúde, o coronel Antônio Elcio Filho garante que sim.
“A privacidade é garantida. Eu não vou saber quem foi a pessoa com a qual eu tive contato e está doente, e as informações só poderão ser compartilhadas se os usuários estiveram aderido à funcionalidade”, disse.
O diretor do Departamento de Informática do SUS, Jacson Venâncio, disse que o Brasil não é o primeiro a usar a tecnologia. “Passou pelo crivo internacional das duas empresas detentoras da tecnologia. Ocorreram ajustes”.
Consultor de tecnologia da informação e colunista de A Tribuna, Eduardo Pinheiro discorda: “Ninguém pode garantir que, por meio de cruzamento de dados ou engenharia reversa, não se possa chegar até o titular do aparelho em que o aplicativo está instalado”.
Comentários