Acaps compra 30 mil máscaras de acrílico para funcionários de supermercados

| 17/04/2020, 18:42 18:42 h | Atualizado em 17/04/2020, 19:06

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) comprou 30 mil máscaras de acrílico para distribuir entre os funcionários que atuam nos estabelecimentos do ramo no Estado. A medida é para evitar contágio do novo coronavírus.

O uso das máscaras é uma das regras impostas pelo governo do Estado e apresentadas na noite de quinta-feira (16) pelo governador, Renato Casagrande.

De acordo com o superintendente da Acaps, Hélio Schneider, as 30 mil máscaras foram encomendadas antes das regras, há mais de 20 dias, e a associação está aguardando a chegada dos equipamentos para começar a entregar. A previsão é a de que as máscaras cheguem na próxima semana.

“Pagamos até antecipado para garantir a agilidade da entrega. Pedimos 30 mil e, nesta semana, já cobramos novamente o envio o quanto antes. Compramos de uma empresa aqui no Brasil mesmo e sabemos que, mesmo sendo 30 mil máscaras, elas não são suficientes para atender a todos os trabalhadores, mas já garantimos uma boa quantidade”, declarou Hélio.

Regras de funcionamento

Na quinta-feira (16), o governador Renato Casagrande anunciou uma série de novas regras de funcionamento para supermercados, hipermercados, minimercados, atacarejos, hortifrútis, padarias e lojas de conveniência para reduzir a aglomeração de pessoas e ajudar na prevenção ao novo coronavírus.

Dentre as exigências estão que, a partir da próxima segunda-feira (20), esses estabelecimentos passem a limitar a entrada de clientes. Também terão que desinfetar frequentemente carrinhos e cestas, impor distanciamento entre clientes nas filas e também criar uma separação entre clientes e funcionários do caixa. Quem trabalha no caixa poderá, inclusive, ter que usar máscara de acrílico ou acetato.

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Hélio Schneider declarou que a Acaps está preocupada com o prazo dado pelo governo do Estado, já que até segunda-feira, segundo avaliação da associação, é um curto tempo para fazer essas adequações. “Mas estamos correndo para nos adequar”, disse.

O superintendente ainda acrescentou: “Essas medidas impactam o funcionamento dos supermercados, mas é preciso que os clientes também entendam que o atendimento vai mudar. São medidas importantes para evitar o contágio da doença, mas não depende só das lojas, depende do comportamento do consumidor. Vai ser preciso entender que o acesso vai ser restringido, haverá separação na fila... Tem que ter a participação de todos”, disse o superintendente.

Confira algumas das exigências impostas aos supermercados:

  • Distanciamento de pelo menos 1,5 metro entre caixa e cliente. Se não houver o distanciamento, o funcionário precisa estar equipado com uma máscara de acetato;
  • Limitar a entrada de clientes (um cliente por 10 m²);
  • O estabelecimento precisa deixar visível um informativo de quantas pessoas podem estar no mesmo lugar comprando;
  • Marcar no chão o distanciamento de 1,5 metro entre clientes nas filas para pagamento;
  • Desinfetar carrinhos e cestas imediatamente após utilização;
  • Disponibilizar álcool em gel ou um lavatório para clientes e funcionários;
  • Todos os funcionários devem utilizar máscaras.  

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