Pastores de 28 países participaram de seminário no Estado
Pastores de 28 países vieram ao Estado e participaram do seminário voltado para líderes e pastores, no Maanaim de Domingos Martins da (ICM)
Escute essa reportagem
Participaram do seminário 105 pessoas, que vieram de 28 países, como Rússia, Ucrânia, Itália, Croácia, Indonésia, África e Estados Unidos, Sri Lanka, Paquistão e países da antiga União Soviética, Inglaterra, Alemanha, Chile, Paraguai, Panamá entre outros. Todos assistiram às aulas ministradas no seminário e puderam trocar experiências com os pastores de todo Brasil. Os pastores estrangeiros falaram sobre as dificuldades em professar a fé cristã nas localidades mais distantes ou até mesmo hostis devido aos atuais conflitos de algumas regiões.
Pela primeira vez no Brasil, os pastores e representantes da ICM pelo mundo aproveitaram a visita ao Espírito Santo para aprenderem e compartilharem os ensinamentos e bênçãos alcançadas por meio da doutrina revelada. Um dos pastores presentes no encontro, Pavel Kolesnichenko, da Rússia, contou sobre sua experiência de poder vir ao Estado e encontrar os irmãos de caminhada. Falou sobre a importância da doutrina da igreja e como Deus tem agido no meio do seu povo.
“O que vimos aqui foi algo maravilhoso, a doutrina revelada por Deus para nós é algo que nos alegra muito, pois nos direciona a vontade de Deus. Estar aqui nesse encontro e ver que como nossos irmãos aqui vivem em unidade direcionados por essa doutrina, nos enche de esperança e alegria,” declarou o pastor.
O pastor que vive em umas das cidades da Rússia que enfrenta os danos causados com a guerra no país, ressaltou o privilégio da igreja no Brasil e destacou a perseguição que os cristãos vivem em seu país. Falou da importância da igreja Cristã Maranata em seu ministério no exterior.

“Somos gratos a Deus pela vida dos nossos irmãos aqui da Maranata, pois sabemos o valor das orações deles por nós que vivemos essa realidade. Vir ao Brasil e participar desse seminário é um grande privilégio para nós. Vimos que Deus está operando em nosso favor por meio dos nossos irmãos, que estão sempre em oração e atenciosos com nossas dificuldades”, declarou o pastor.
Para o pastor e vice-presidente da igreja Cristã Maranata, Alexandre Gueiros o evento no maanaim foi como um intercâmbio, onde os pastores do exterior e do Brasil puderam trocar experiências e aprendizados. Segundo ele, a iniciativa faz parte do propósito da igreja em compartilhar daquilo que Deus tem feito na vida da igreja aqui no Brasil. Entre os temas ministrados nas aulas, Gueiros ressaltou sobre a importância da paz em tempos de guerra, realidade vivida nesses países.

“Para nós da Igreja Cristã Maranata essa experiência é mais uma benção da parte de Deus para conosco. Oramos por nossos irmãos no exterior e sabemos dos desafios que enfrentam por professarem sua fé. Um seminário como esse é importante para que possamos viver a palavra de Deus, que nos orienta viver em comunhão com nossos irmãos e também compartilhar daquilo que o Espírito está fazendo em nosso meio ", ressaltou o Vice-presidente.
Uma das experiências mais marcantes para os pastores, foi a forma que a igreja ICM vive aqui. Em seus testemunhos, relataram como é maravilhoso ver a comunhão em que vivem os irmãos aqui. Para o Pr.Timbul Siahaan, da Indonésia, o encontro com os pastores mostrou que a igreja Maranata é baseada no amor e relacionamento.
“Sou muito grato de estar aqui, muitas coisas aqui me inspiraram muito. A primeira coisa que vi e senti aqui, foi uma unidade ímpar, a segunda foi o amor, o amor que os irmãos compartilham e terceiro o relacionamento entre os pastores. Depois de visitar vários países, outros irmãos, eu posso dizer que não tem nada comparado com o que vemos aqui”, declarou o Pastor.
Os testemunhos não pararam por aí, Russo, mas pastoreando igrejas nos Estados Unidos, para russos, o Pr. Sergey Poonka, falou sobre o trabalho que a ICM tem com os pastores e seus membros. Segundo ele, é um exemplo que pretende aplicar em sua igreja. O pastor falou sobre como se sentiu acolhido e abençoado pelos irmãos da Maranata.
“Só o fato de estar aqui já é um agir de Deus. Foi uma grande oportunidade, ver como os irmãos aqui vivem em comunhão. Fiquei muito admirado e agradecido por poder estar aqui e aprender com meus irmãos e poder compartilhar com minha igreja, oro para que em meu país e todo mundo possa viver essa experiência. Nosso anseio como cristão é esse, que nossos irmãos da ICM vivem, que é viver cumprindo a vontade do senhor”, declarou o pastor.
Obediência e comunhão


Durante todo período em que os pastores estiveram aqui, os pastores puderam aprender na prática sobre a doutrina que rege a igreja ICM. Para eles, o que mais marcou, foi a forma como a igreja Cristã Maranata no Brasil é obediente à vontade de Deus, foi o que contou em seu depoimento, durante o encontro, o Pr. Timbul Siahaan, da Indonésia.
Segundo o pastor é um desafio pregar o evangelho para todas as nações, mas para que isso aconteça é necessária uma doutrina sólida, e viver baseado na vontade de Deus, como acontece na ICM.
“ Eu oro para que meu país alcance o que a igreja no Brasil alcançou. E que Deus faça lá também o que fez aqui, e possamos viver em comunhão e obediência a vontade de Deus e sua palavra", declarou.
“ Me sinto em casa, poder compartilhar dos mesmos ensinos e projetos com meus irmãos de caminhada e de fé, mesmo sendo de países diferentes, é muito gratificante. Saber que estamos todos unidos em um único propósito, que é fazer a vontade de Deus é maravilhoso”, falou o Pr.Pavel Kolesnichenko, da Rússia.
O pastor reforçou sobre o nome da igreja Maranata, que não se trata apenas de um nome, ou uma denominação, mas sim de um projeto de Deus para esse tempo.
“Nós não escolhemos o país onde nascemos, não escolhemos nossa raça e não escolhemos e nem o tempo onde nascemos, mas podemos escolher como nos relacionamos uns com os outros. E foi essa atmosfera amável que encontrei na Maranata. Essa igreja é um projeto de Deus para esse tempo. E por meio desse projeto podemos viver no mesmo espírito, compartilhar a mesma fé e viver em comunhão uns com os outros”, declarou.
RELAÇÃO DE PAÍSES PRESENTES NO SEMINÁRIO

LESTE EUROPEU:
- RÚSSIA
- AZERBAIJÃO
- BELARUS
EUROPA
- INGLATERRA
- ALEMANHA
CONT. AFRICANO
- 02 PASTORES DO QUÊNIA
AMÉRICA DO NORTE
- ESTADOS UNIDOS
- CUBA
CONT. ASIATICO
- INDONÉSIA
- PAQUISTÃO
- SRI LANKA
CONT. AMÉRICA CENTRAL
- REP. DOMINICANA
- NICARÁGUA
- PORTO RICO
- EL SALVADOR
- PANAMÁ
- GUATEMALA
- COSTA RICA
CONT. AMÉRICA DO SUL
- CHILE
- COLÔMBIA
- PARAGUAI
- URUGUAI
- PERU
- VENEZUELA
- ARGENTINA
- EQUADOR
- BOLÍVIA
ICM NAS REDES SOCIAIS
Cultos diários pelo YouTube às 20h
Youtube: igrejacristamaranataoficial
Facebook: IgrejaCristaMaranata
Instagram: igrejacristamaranata_oficial
RÁDIO MAANAIM 24 HORAS
Aplicativo disponível para
Android e IOS.