Jovens do mundo todo se reúnem em louvor e adoração a Deus
Evento marcado por muita emoção, fé, alegria e louvores
Escute essa reportagem


Após dois anos sem se reunirem presencialmente por causa da pandemia da covid-19, primeiro seminário voltado para o grupo de louvor e instrumentistas da Igreja Cristã Maranata reuniu jovens de toda parte do país e do mundo.
O evento marcado por muita emoção, fé, alegria e louvores, aconteceu no Maanaim em Marechal Floriano, próximo do município de Domingos Martins, região montanhosa do Estado e reuniu presencialmente quase três mil jovens.
Conduzido por pastores que ministraram aulas sobre a origem e a importância dos louvores para a igreja, teve a participação de um coral de vozes e instrumentistas formados por aproximadamente duzentas e cinquenta membros, em sua maioria jovens. Todos voluntários.
Umas das instrumentistas do coral, Lara Fanzeres, de 25 anos, contou que o louvor sempre fez parte de sua vida na igreja. Ela que toca violino, se diz maravilhada ao tocar para o Senhor. “O louvor para mim, vai além de uma música, o louvor tem a ação do Espírito Santo nas nossas vidas e ele mexe com nossos corações. Me sinto privilegiada em poder fazer parte desse projeto, estar aqui hoje significa muito”, declarou a violinista.
Segundo o pastor Marcelo Ferreira, membro do Conselho Presbiteral da Igreja e um dos pastores que ministram no seminário, esse foi o primeiro seminário presencial, deste ano, voltado para o grupo de louvores das igrejas. De acordo com ele, o evento também foi transmitido simultaneamente para todos os locais do Brasil e do mundo, onde a igreja está presente. O pastor explicou ainda que, no seminário, os membros aprenderam sobre técnicas vocais, e a base doutrinária da igreja.
“Sem dúvida o principal objetivo desse seminário é trazer um renovo espiritual e alimento doutrinário para o fortalecimento dos grupos. Além disso, eles vão aprender a origem dos louvores que eles cantam diariamente. Isso é fundamental, pois quando esse jovem sabe a origem desse louvor ele canta diferente, ele consegue viver o que ele está cantando”, declarou.

Maior hinário do Brasil

Nos mais de 50 anos da igreja, o louvor sempre esteve presente, atualmente o acervo da ICM conta com uma coletânea de hinos com 1035 louvores, sendo 60% destes louvores, cerca de 600, de compositores da própria Igreja. Segundo Robson José dos Santos, que faz parte do Departamento de Louvor da igreja, o louvor é extremamente importante e faz parte da história da ICM.
“O louvor para a Igreja tem o aspecto histórico e profético, pois fala da ressurreição, da volta de Jesus e do resgate da alma do homem pelo Senhor. E nesse contexto, alcança a vida de muitos jovens e muda a realidade de vida deles”, ressaltou.
“A letra dos louvores acompanha a doutrina da igreja e é uma forma de nós preservarmos nossa história quanto à igreja” Robson José dos Santos Junior, Departamento de Louvor
Já para o pastor Josias Josias Junior, os louvores entoados é a música da alma remida pelo sangue de Jesus. Quando estamos enfrentando algum momento esses cânticos nos fazem lembrar que existe a eternidade.
LOUVOR ICM - OFICIAL
Site Oficial de Louvor:
Canal Oficial do Louvor no Telegram:
E-mail Departamento de Louvor:
Além disso, todos os hinos, com letras, cifras e partituras, podem ser acessados, por meio do aplicativo “Hinário Digital”.
O LOUVOR ME APROXIMOU MAIS DE DEUS

Um dos voluntários que compõem o grupo de instrumentistas, o jovem Ademir Junior toca violoncelo, há mais de cinco anos. Segundo ele, a escolha do instrumento foi uma grande experiência com Deus, pois nunca havia tido contato com nenhum instrumento anteriormente, quando decidiu aprender a tocar violoncelo.
“O Louvor me aproximou mais de Deus, eu vivi muitas experiências por meio do louvor. Desde que entrei para igreja sempre me interessei pelos louvores e sempre quis fazer parte de todos projetos que envolvessem música. Foi Deus quem me capacitou a aprender a tocar esse instrumento. Para mim hoje é um grande privilégio poder estar aqui e entoar louvores ao Senhor”, declarou o jovem.
O LOUVOR QUE ROMPE FRONTEIRAS
Nascida nos Estados Unidos, Samara Paulino Rosa, 23 anos, reúne com os com os pais na Igreja Cristã Maranata da cidade de Massachusetts. Ela que veio ao Brasil para participar do seminário, falou sobre a oportunidade de se reunir com os irmãos brasileiros para louvar a Deus.
“Estar aqui no Maanaim, em um seminário de louvor para mim é um grande privilégio. Eu que nasci fazendo parte desta obra, vivi muitas experiências por meio dos louvores, ao longo da minha vida. E mesmo vivendo em outro país, o sentimento que eu tenho é que estamos todos numa mesma sintonia. Falamos a mesma língua, compartilhamos do mesmo pensamento e doutrina, por meio dos louvores. E essa é a grande milagre dos louvores cantados por nós, não há fronteiras que impeçam o agir de Deus por meio deles”, falou a jovem.

A IMPORTÂNCIA DO LOUVOR PARA IGREJA
O pastor Marcelo Ferreira também falou sobre a importância do louvor para a igreja. Segundo ele, o louvor não é considerado apenas uma música cantada pelos membros. Pelo contrário, o louvor faz parte da identidade da Igreja Cristã Maranata.
“Entendemos que não se trata de músicas, nós cantamos a palavra do próprio Deus. E para a igreja, o louvor é uma das colunas da igreja, se fizermos uma comparação simples para ilustrar a importância dos louvores, podemos comparar a uma mesa com quatro pernas, o louvor seria uma dessas pernas e sem uma delas a mesa fica instável. E, assim é o louvor, ele está presente em nosso culto, sem eles fica incompleto”.
