Emescam inaugura um dos laboratórios mais completos e modernos do Brasil
Instituição avança na excelência acadêmica com a modernização do laboratório de anatomia, com ambiente aprimorado e recursos de última geração
Escute essa reportagem
A jornada de inovação da Escola Superior de Ciências da Santa de Misericórdia de Vitória começa em sua inauguração, no ano de 1968. Ao fundar o primeiro curso de Medicina particular do Espírito Santo, a Emescam teve um papel determinante em suprir uma grande carência de profissionais médicos e a escassez de vagas para estudar medicina no Estado.

E graças ao compromisso com a excelência acadêmica, os resultados das ações de inovação feitas pela Emescam ao longo de todos os 55 anos de sua existência, podem ser observados até hoje. Como a mais recente reforma feita no primeiro semestre de 2023, no tradicional laboratório de anatomia da instituição.
O laboratório que leva o nome do professor Hildegardo Rodrigues, grande referência da anatomia no Brasil e no mundo, e responsável pela criação do espaço e acervo, ganhou melhorias significativas em sua estrutura. Com isso, os estudantes podem aproveitar um ambiente totalmente novo e modernizado. Dentre as melhorias, o laboratório está climatizado e com equipamentos de exaustão que reduzem a liberação de resíduos químicos, e proporcionam melhores condições ergonômicas para os técnicos e professores.

A diretora acadêmica da Emescam, Cláudia Câmara, evidencia o compromisso da instituição com os padrões ESG (Environmental, Social and Governance), termo que tem sido utilizado para se referir a práticas ambientais, sociais, e de governança corporativa e de investimento que se preocupam com critérios de sustentabilidade.
“Nós temos esse compromisso e olhar de inovação com relação aos parâmetros de sustentabilidade, ergonômicos e ambientais”, destaca.
De acordo com Isabelle Mariano, coordenadora de laboratório da Emescam, estão sendo utilizados o que há de mais moderno para conservação do acervo. “O nosso anatômico é um dos mais completos de todo o Brasil. Hoje temos cinco cubas automatizadas. Os dois laboratórios também estão equipados com TVs e equipamentos audiovisuais incluindo câmeras e caixas de som”, detalha. Ela ainda diz que isso trouxe mais possibilidades para o ensino e proporcionou aos alunos aulas mais dinâmicas utilizando também imagens de exames, como tomografias, ressonâncias, raio-X, entre outros.
Dulcino Tose, professor de anatomia da Emescam, ressalta que a obra trouxe mais conforto para os estudantes durante as aulas e facilitou o processo de ensino tanto para os alunos quanto para os professores. “Com as câmeras nós conseguimos fazer a exibição de peças mais complexas para toda a classe ao mesmo tempo. Isso economiza o tempo e facilita a experiência acadêmica”, ressalta.
Arthur Simão, aluno do 2º período de medicina da faculdade, diz que a reforma foi excelente e muito benéfica para os estudantes, e que a experiência de estudar no local foi muito marcante. “Gostei muito da instalação das televisões, pois foi possível visualizar imagens de raio-x. Conseguimos abordar melhor a parte clínica, o que foi um grande incentivo nos estudos”, conta.
Além disso, o professor Tose destaca a importância da reforma para a instituição. “A anatomia da Emescam está conceituada como uma das melhores do Brasil, quiçá do mundo. Nosso acervo é muito completo e possui peças que nenhum outro laboratório tem, além do corpo docente ser muito bem qualificado. E o novo anatômico veio para valorizar e reforçar a importância deste espaço na formação de profissionais de excelência”, pontua.