Destaque em transparência e em ambiente de negócios
Venda Nova do Imigrante celebra Selo Ouro de Transparência Pública e reafirma excelência com cinco grandes prêmios
Escute essa reportagem
A Prefeitura de Venda Nova do Imigrante comemora mais um marco de destaque para o município. A cidade foi reconhecida com o Selo Ouro de Qualidade em Transparência Pública, concedido pelo Programa Nacional de Transparência Pública, organizado pela Atricon (Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil). Essa conquista soma-se ao Selo Ouro recebido também em 2022.
Além disso, em 2022, Venda Nova do Imigrante foi agraciada com o prestigiado Selo Diamante da Transparência Capixaba, um reconhecimento da sociedade civil organizada do Espírito Santo pelas práticas exemplares de governança pública e transparência.
O município também brilhou no Indicador de Ambiente de Negócios (IAN), promovido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) em parceria com o Observatório Findes.
Venda Nova conquistou o primeiro lugar no cluster 3 em 2022 e novamente em 2023, consolidando sua posição como referência em desenvolvimento econômico. O IAN, que avalia mais de 40 itens, mede o desempenho dos municípios em infraestrutura, potencial de mercado, capital humano e gestão fiscal, identificando os locais mais promissores para empreendimentos e geração de negócios.
Neste ano de 2024, a cidade conquistou o primeiro lugar no cluster no quesito capital humano, com nota 7,9.
Para o prefeito Paulinho Mineti, essas premiações são reflexo de uma gestão séria, ética e comprometida. “Esses reconhecimentos reforçam que trilhamos no caminho certo. Venda Nova do Imigrante tem se consolidado como referência não só em transparência, mas também em inovação e desenvolvimento econômico. Essa é uma vitória de todos: dos servidores, que se dedicam diariamente, e da população, que acredita no nosso trabalho.”
Esses reconhecimentos reafirmam Venda Nova do Imigrante como exemplo no cenário estadual e nacional, destacando o município pela excelência em governança e desenvolvimento econômico.
“Venda Nova do Imigrante tem se consolidado como referência não só em transparência, mas também em inovação e desenvolvimento econômico Paulinho Mineti, Prefeito
Referência em agroturismo e turismo de experiência
Reconhecida como o berço do agroturismo há quase 40 anos, sendo nomeada Capital Nacional do Agroturismo pelo Ministério do Turismo, Venda Nova do Imigrante agora sedia o complexo turístico de Pindobas que comporta o Polo de Turismo de Experiência do Sebrae Nacional.
O complexo turístico de Pindobas tem espaços dedicados à experiência da saga do imigrante italiano, um galpão para empreendimentos criativos, área de eventos e um espaço gastronômico.
“Novas abordagens de turismo estão sempre surgindo, trazendo inovações para o setor. O turismo de experiência, por exemplo, coloca o turista no centro da atividade, permitindo que ele vivencie de forma intensa a gastronomia, a natureza e a cultura local. Para os pequenos negócios, isso representa uma chance de tornar seus produtos mais competitivos e aumentar a produtividade”, explica Renata Vescovi, gestora do polo.
Localizada na Rodovia Pedro Cola, a região que compõe o distrito já engloba cerca de 20 empreendimentos prontos para serem visitados, como a Fazenda Carnielli, Sítio Jabuticabeira, Vinícola Tonole, Queijaria Inês, Agroturismo Família Brioschi, Família Busato Agroturismo, Pousada Bela Aurora, Cervejaria Aurora, entre outros.
Casa Nostra
A Casa Nostra, espaço imersivo que transporta os visitantes para o ambiente das tradicionais casas dos imigrantes italianos, foi o primeiro produto de turismo de experiência lançado no complexo turístico de Pindobas.
Na Casa Nostra, os visitantes passam pelo espaço da exposição, com artefatos típicos das tradicionais casas de imigrantes italianos, e conhecem também uma casa, com todos os seus ambientes, inclusive a cozinha, oferecendo uma experiência viva, com personagens que parecem pertencer a uma família de imigrantes. Ali podem amassar o pão, mexer a polenta, passar o café, modelar biscoitos e experimentar o resultado final dessa experiência imersiva.
RuralturES
- A quarta edição da RuralturES – Feira Estadual de Turismo Rural, foi realizada neste ano de 2024 em Pindobas e recebeu cerca de 20 mil visitantes.
- O evento, com mais de 140 expositores, gerou R$ 5,5 milhões em novos negócios, sem contabilizar a ocupação hoteleira e os serviços turísticos locais.