X

Olá! Você atingiu o número máximo de leituras de nossas matérias especiais.

Para ganhar 90 dias de acesso gratuito para ler nosso conteúdo premium, basta preencher os campos abaixo.

Já possui conta?

Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Conteúdo Especial

Capacitação para empreendedores de comunidades do Norte do Estado

Ao todo, 40 alunos passaram por qualificação e agora vão receber mentorias para desenvolvimento de novos negócios


Ouvir

Escute essa reportagem

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação para empreendedores de comunidades do Norte do Estado
Projeto ainda terá etapa com workshops para 220 pessoas |  Foto: Divulgação

O Bússula Hub, um espaço em São Mateus destinado ao desenvolvimento de novos negócios por meio da interação entre empreendedores e empresas, está capacitando moradores de comunidades carentes do Norte do Estado por meio do Projeto Direção. A iniciativa é financiada integralmente pela Suzano e tem o objetivo de dar suporte a negócios inovadores entre os participantes, além de desenvolver e preparar pessoas para o mercado de trabalho.

De acordo com a gestora do projeto, Mariana Pereira, 40 alunos já receberam o certificado do primeiro módulo do curso.

“Eles passaram por aulas de comportamento, sustentabilidade, finanças e empreendedorismo, e agora serão direcionados para o segundo módulo, que consiste no desenvolvimento de novos negócios por meio de mentorias.  Aqueles que não tiverem interesse em empreender, vão entrar em um banco de currículos para serem direcionados ao mercado de trabalho”, explica.

Os participantes foram selecionados por meio de um cadastro, que buscou, em sua maioria, pessoas que estão dentro da linha de pobreza nos municípios de São Mateus e Conceição da Barra. Conforme Mariana, o projeto ainda terá uma nova etapa, destinada a até 220 participantes, com workshops de Vendas e Atendimento, Informática Básica, Marketing, Empreendedorismo, Tráfego Pago, Excel, Desenvolvimento Pessoal e Comportamento.

“Vamos ofertar os workshops no espaço do Bússula e também em outras instituições parceiras, como o Ifes. Esta fase do projeto está prevista para finalizar em setembro, mas se houver grande adesão, poderemos abrir outras turmas e estender o projeto até outubro”, ressalta Mariana.

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação para empreendedores de comunidades do Norte do Estado
|  Foto: Divulgação

Artur Oliveira, de 19 anos, morador do Assentamento Paulo Vinhas, zona rural de Conceição da Barra, recebeu certificado após conclusão da primeira fase do Projeto Direção. O jovem, que se prepara para cursar psicologia e sonha em empreender na área da saúde, foi premiado como aluno destaque da turma.

“Foram dois meses e meio de curso e muito aprendizado. Tenho projeto de trabalhar com psicologia hospitalar, direcionado a pacientes hospitalizados, e as aulas ajudaram muito na percepção do que eu realmente quero fazer da vida”, afirma.


Família recebe apoio para empreender e faz sucesso com padaria artesanal

Nova cozinha industrial alavancou crescimento de empresa familiar

Imagem ilustrativa da imagem Capacitação para empreendedores de comunidades do Norte do Estado
Maria Aparecida com as filhas Estefany e Isadora: o negócio de porta em porta cresceu |  Foto: Divulgação

Uma família de São Mateus conseguiu montar a própria padaria artesanal e está fazendo sucesso com pães, bolos, salgados e outros produtos. A pequena empresa familiar foi contemplada em um edital da Suzano, que incentiva a criação e o fortalecimento de negócios locais.

A padaria começou há cerca de um ano, quando a cozinheira Maria Aparecida Garcia da Silva Barbosa ficou desempregada. "Trabalhei em um restaurante por 12 anos, mas por questões de saúde precisei sair. Foi quando a minha filha mais velha teve a ideia de vender pães caseiros de porta em porta. Não esperava que o negócio iria crescer tão rápido, hoje temos que ralar pra cons eguir atender a demanda", afirma.

Logo no início do projeto, mãe e filha se inscreveram no edital da Suzano e foram contempladas com recurso de aproximadamente R$ 15 mil, suficientes para fazer a pequena empresa deslanchar. Com a verba, a família montou uma cozinha industrial, com forno de pães, mesa industrial, freezer e outros equipamentos profissionais para aumentar a capacidade de produção. A família também alugou um imóvel maior para montar a padaria.

"Participar desse edital impulsionou o crescimento da nossa empresa, algo que a gente levaria muito tempo para alcançar. Agora precisamos contratar um funcionário para continuar crescendo. Embora os pães sejam nosso carro chefe, começamos a fazer também bolos, empadas, tortas salgadas, além desalgados para festas e produtos por encomenda, com o feijão tropeiro, vinagrete, salpicão e outros", afirma Estefany da Silva Oliveira, filha da Maria Aparecida.

MATÉRIAS RELACIONADAS: