Ações para uma cidade cada vez mais verde
Investimentos em infraestrutura, desenvolvimento sustentável e segurança pública impactaram a cidade
Escute essa reportagem
Quem conhece a capital do agroturismo sabe que as flores fazem parte do cenário urbano e que Venda Nova é conhecida como Cidade dos Ipês. Nesse sentido, a administração municipal promoveu o plantio de mais de 2.100 árvores em 2023, com destaque para o Bosque dos Ipês.
E não para por aí. A Prefeitura Municipal preparou projeto de lei, aprovado pelos vereadores, tornando a árvore símbolo do município e o Dia 21 de agosto (Dia da Árvore) é comemorado o Dia Municipal do Ipê. O objetivo do projeto é estimular a arborização urbana, o plantio de ipês, realizar doação de mudas e priorizar o uso da espécie em projetos paisagísticos da cidade.
O Ipê tem grande resistência a intempéries e pragas, além de ter um sistema radicular (raízes) pouco agressivo que permite serem plantadas nas calçadas ou zonas rurais.
A lei municipal proíbe o corte de ipês em todo o município, exceto em casos de extrema necessidade pública e em situações que possam oferecer riscos à saúde humana e ao patrimônio público ou privado.
A prefeitura ainda destaca que a árvore — nativa da Mata Atlântica e da região das montanhas capixabas — foi utilizada na estrutura e em partes fundamentais das casas dos primeiros imigrantes italianos que chegaram à região.
Observação de aves
Levantamento feito apontou 234 espécies de aves da Mata Atlântica no município de Venda Nova. Aproveitando a Semana Estadual de Observação de Aves, realizada no mês de abril, a Prefeitura de Venda Nova do Imigrante divulgou registros de aves de ocorrência no município que mostram a rica biodiversidade local. O levantamento de aves foi realizado para enriquecer o diagnóstico do Plano Municipal da Mata Atlântica e incentivar o turismo de natureza, como mais um atrativo para cidade que já é Capital Nacional do Agroturismo.
A conservação da fauna, flora e das florestas também se apresenta como oportunidade de renda para proprietários rurais que mantiveram suas matas preservadas. De acordo com o Ministério do Turismo, no mundo todo existem 100 milhões de observadores de aves, sendo 42 mil no Brasil.
Infraestrutura
Obras que mudaram vidas
- Pavimentação e drenagem em diversas ruas e comunidades: Cotia, Vila Barbosa, Vôo Livre, São Roque, Caxixe, São João, Madalena, Marmim, entre outros.
- Construção de pontes de concreto para substituir pontes de madeira e garantir durabilidade.
- Pavimentação com revsol em mais de 20 km de estradas vicinais, facilitando o escoamento da produção rural.
- Estrada “Augusto Mineti”,garantindo segurança no bairro Camargo ao desviar o tráfego pesado de carretas.
- Implantação de mais de 2.200 lâmpadas de LED na iluminação pública, proporcionando economia e segurança.
Modernização na segurança pública e criação da Guarda
A Prefeitura de Venda Nova investiu de forma sistêmica na segurança pública do município. São exemplos de investimento: instalações das câmeras de segurança em locais estratégicos da cidade, reuniões de integração com as forças militares de segurança e instalação da Guarda Municipal de Venda Nova do Imigrante.
Foram instaladas 200 câmeras de videomonitoramento, podendo chegar a 365 até o final de 2024, garantindo maior apoio às forças policiais e proteção para os cidadãos.
Houve também a maior renovação da história da frota municipal, com mais de 80 veículos novos para todas as áreas.
E o maior destaque foi a criação e regulamentação da Guarda Civil Municipal de Venda Nova, no final de 2023, reforçando a importância da integração da Guarda Civil com a comunidade, visando a prevenção da violência e criminalidade, além de estabelecer diretrizes para a estruturação do plano de carreira.
“O projeto evidencia o comprometimento do Executivo municipal de Venda Nova do Imigrante com a segurança e a organização institucional, promovendo uma abordagem integral para o desenvolvimento da Guarda Civil Municipal”, destacou, na época da aprovação do projeto, o prefeito Paulinho Mineti.
Polo regional do Serviço Médico Legal
Venda Nova do Imigrante se tornou polo regional do Serviço Médico Legal (SML), atendendo a 13 municípios da região Serrana do Espírito Santo. A base do atendimento é a Policlínica Municipal, que fica na Vila Betânea, local onde também são realizadas todas as especialidades disponíveis ao município sede e aos outros 12 que compõem a área de cobertura da Delegacia Regional da Polícia Civil de Venda Nova.
O SML em Venda Nova faz serviços de exames de lesões corporais, exames de violência sexual, coleta de material genético e o recolhimento de cadáveres envolvendo acidentes automobilísticos. Existe ainda, um planejamento para que os serviços sejam ampliados, englobando assim os exames cadavéricos. Este último, ainda está em fase de implementação física e tecnológica.
O SML atende, além de Venda Nova, os municípios de Ibitirama, Irupi, Ibatiba, Iúna, Muniz Freire, Brejetuba, Conceição do Castelo, Castelo, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Domingos Martins e Marechal Floriano.