Procedimentos estéticos para pele negra que elevam autoestima
A atual democratização dos produtos e processos relacionados ao corpo e à pele das pessoas negras ajudam a elevar a saúde, autoestima e o bem-estar
Atualmente, os tratamentos de harmonização facial são bastante versáteis e democráticos, com protocolos adaptados para todos os gêneros e fototipos.
Os tratamentos estéticos são um dos serviços mais procurados no Brasil. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, todos os anos são realizados mais de 1,5 milhão de procedimentos.
A pele com mais pigmentação, no caso a melanina, possui muitas vantagens estruturais se comparada à pele clara. Porém, os cuidados são sempre indicados.
Ainda há muitas dúvidas sobre quais procedimentos estéticos são eficazes e indicados para estes fototipos maiores.
A pele negra tem maior resistência ao envelhecimento. Porém, ela é mais sensível às manchas, e este é um dos principais questionamentos quanto à escolha de tratamentos e tecnologias.
Cada tecnologia possui uma indicação. Por isso, entenda quais são os mitos e as verdades sobre cada método. A radiofrequência é uma tecnologia considerada não ablativa, ou seja, não causa danos à pele por não ser invasiva.
A pele negra, muitas vezes, pelo alto nível de melanina, tem tendência as hipercromias, manchas hiperpigmentadas como o melasma, por exemplo. Dispositivos de radiofrequência são utilizados com eficácia em pele negra e não causam estas reações adversas. São indicados para o tratamento de várias condições estéticas como rugas e flacidez de pele, bem como no tratamento de afecções como a celulite e gordura localizada.
Já o ultrassom microfocado não apresenta contraindicações pelo fototipo da pele, já que sua atuação se dá nas células de gordura e fibras de colágeno. A associação deste método pode trazer bons resultados no tratamento da gordura localizada e flacidez da pele.
Outro procedimento, que atualmente é o tratamento mais indicado e utilizado no mundo quando pensamos em melhoria da qualidade da pele como um todo, é o bioestimulador de colágeno. Há ótimos produtos no mercado à base de hidroxiapatita de cálcio e também de ácido L poli lático.
A sua utilização é universal, qualquer tipo de pele pode ser beneficiado e seus riscos quanto a afeitos adversos são baixos desde que bem utilizado pelo profissional injetor.
Já um aliado para tratamento de rugas, e o tratamento mais utilizado no mundo e sua aplicação quando bem indicada e manuseada oferece excelente resultado que independe do tipo de pele, é o botox ou a toxina botulínica.
E por fim, os preenchedores com ácido hialurônico, técnica cada vez mais utilizada, através dessa tecnologia conseguimos reposicionar tecidos faciais ou modificar ângulos e dar novos contornos a face do paciente. O seu uso não apresenta riscos quanto à pigmentação da pele do paciente quanto este tem fototipos mais altos.