Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Tribuna Livre

Tribuna Livre

Colunista

Leitores do Jornal A Tribuna

Dança da Inteligência Artificial no mundo dos negócios

Coluna foi publicada nesta terça-feira (03)

Carlos Vieira | 03/10/2023, 10:24 10:24 h | Atualizado em 03/10/2023, 10:26

Imagem ilustrativa da imagem Dança da Inteligência Artificial no mundo dos negócios
Carlos Vieira é especialista em marketing |  Foto: Divulgação

A Inteligência Artificial (IA) está sendo o centro das atenções para empresas e chamando atenção de estudantes e profissionais de todos os segmentos, prometendo mudar da água para o vinho o mundo dos negócios e criar oportunidades sem precedentes. IA emerge como uma possibilidade de gerar respostas rápidas, em tempos de incertezas, onde tudo acontece mais rápido do que nós humanos damos conta de processar e responder por nós mesmos.

Já se pegou pensando em adquirir um produto e, subitamente, ser bombardeado por anúncios relacionados? Não é coincidência. É a IA operando nos bastidores, como uma revolução silenciosa. Ela está presente em todos os lugares, mesmo que de forma imperceptível, atuando como um maestro invisível.

E não se limita apenas a anúncios; a IA está redefinindo como conduzimos negócios, nos comunicamos e até vivemos. Ela otimiza processos, antecipa tendências e, em certos casos, pode até salvar vidas.

Os negócios são o palco da Inteligência Artificial. As empresas estão incorporando a IA em suas operações, desde a otimização de processos até a criação de novos modelos de negócios.

E, contrariando algumas opiniões, a IA não está aqui para substituir empregos, mas para criar novas oportunidades. Como o renomado Peter F. Drucker disse: “A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo”. E a IA está desempenhando papel crucial nessa visão.

Além disso, a IA tem o potencial de revolucionar a forma como as empresas se relacionam com seus clientes, elevando e personalizando o atendimento.

O processamento veloz de dados ajuda a antecipar as preferências dos clientes. Chatbots, por exemplo, podem fornecer atendimento ao cliente de forma ininterrupta, solucionando questões em tempo real.

A personalização, potencializada pela IA, permite experiências de compra sob medida, elevando a satisfação do cliente. O atendimento ao cliente é a espinha dorsal de qualquer negócio. E a IA está aqui para aprimorá-lo. Chatbots, análise de sentimentos e suporte automatizado são ferramentas que estão redefinindo o conceito de atendimento ao cliente.

Mais do que impulsionar vendas, a IA auxilia na atração de pessoas muito mais propensas a fechar negócios. Utilizando análise de dados e aprendizado de máquina, as empresas podem segmentar seus públicos de forma mais eficiente, elaborando campanhas de marketing mais assertivas.

Mas é preciso lembrar o seguinte: se a fonte dos dados estiver errada, a Inteligência Artificial dará respostas igualmente erradas, por isso é preciso ter um humano especializado e atento para não deixar o erro passar adiante.

A dança da Inteligência Artificial no mundo dos negócios é repleta de oportunidades e desafios. Com a abordagem correta, ética e inovação, essa dança pode nos conduzir a um futuro mais promissor e eficiente.

Ficamos felizes em tê-lo como nosso leitor! Assine para continuar aproveitando nossos conteúdos exclusivos: Assinar Já é assinante? Acesse para fazer login

SUGERIMOS PARA VOCÊ: