Cronos com visual agressivo
Por Márcia Branki, do Jornal A Tribuna
O Cronos — que em 2019 foi o 38º carro mais vendido no País com 24.080 unidades comercializadas de janeiro a dezembro — está longe de ser um sucesso de vendas, mas não por falta de atributos.
A convite da Fiat, Sobre Rodas avaliou a versão HGT do modelo, que é hoje a topo de linha e parte de R$ 78.490. Ela oferece espaço e conforto de sobra, mas a esportividade prometida pelo sedã fica somente no visual.
Visualmente, o carro traz detalhes em preto na carroceria e no interior. Por fora, ele tem aerofólio na tampa do porta-malas, retrovisores em preto, grade frontal escurecida, maçanetas na cor do veículo e logos Fiat escurecidos. Não se pode negar que o visual agressivo caiu bem no modelo.
O interior do veículo, por sua vez, é todo em preto e há detalhes cromados e na cor prata no volante, no painel e no console.
Ar-condicionado digital, volante multifuncional, central multimídia de 7” com direito a espelhamento de celular, quadro de instrumentos com tela de alta resolução e botão de partida são de série.
Em termos de segurança, há cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes, sistema Isofix, controles de tração e estabilidade e auxiliar de partida em rampa.
Opcionalmente, podem ser incluídos teto bicolor, bancos de couro, câmera de ré, airbags laterais e o Kit Tech 2 composto por chave presencial, retrovisor com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensores de chuva e crepuscular e retrovisor eletrocrômico.
O conjunto mecânico, o mesmo da versão Precision, traz motor 1.8 flex de até 139 cv e torque de 19,3 kgfm associado ao câmbio automático de seis marchas, que pode ser acionado pelo modo manual através das borboletas localizadas na alavanca ou atrás do volante.
Na prática, o motor não apresenta desempenho de tirar o fôlego, mas anda bem tanto na cidade quanto na estrada.
Com 100% de álcool no tanque, o carro faz de 0 a 100 km/h em 9,9 segundos e atinge a velocidade máxima de 196 km/h. No consumo, faz médias de 7,2 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada.
Ponto positivo também para a estabilidade e para a suspensão. Apesar das rodas aro 17 com pneus de perfil baixo, o carro absorve bem as irregularidades do solo.
SAIBA MAIS O que a versão HGT traz de série
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- Duas entradas USB
- Banco traseiro rebatível
- Central multimídia Uconnect com tela tátil de 7” e conectividade por Android Auto e Apple Car Play
- Chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas
- Computador de bordo e desembaçador do vidro traseiro temporizado
- Direção elétrica progressiva
- Controle eletrônico da aceleração
- Controles de tração e estabilidade
- Sinalização de frenagem de emergência
- Follow me home e Isofix
- Airbag duplo e freios ABS com EBD
- Hill Holder (sistema de auxílio nas arrancadas em subida)
- Iluminação do porta-malas
- Predisposição para rádio
- Quadro de instrumentos de alta resolução TFT de 7” personalizável
- Revestimentos dos retrovisores externos em preto
- Rodas de liga leve de 17 polegadas
- Sensor de estacionamento traseiro com visualizador gráfico
- Sistema de monitoramento de pressão dos pneus
- Spoiler na tampa traseira
- Tapete exclusivo HGT
- Revestimento em tecido exclusivo
- Tomada 12V e travamento automático das portas a 20km/h
- Volante com comandos de rádio e telefone
Opcionais
- Bancos revestidos em couro ecológico (R$ 1.690), câmera de ré (R$ 800), airbags laterais (R$ 2.900), além do Pack Bicolor (R$ 900) e do Kit Tech 2 (R$ 2.200), que traz chave presencial, retrovisores com rebatimento elétrico e luz de conforto, sensores de chuva e crepuscular. O cliente pode escolher ainda o tipo de pintura (de R$ 950 a R$ 1.750).
RAIO - X
Motor
- Dianteiro, bicombustível, quatro cilindros em linha 1.8, 16V, comando variável
- Cilindrada: 1.747 cm
- Potência: 135 cv (gas) e 139 cv (álc) a 5.750 rpm
- Torque: 18,8 kgfm (gas) e 19,3 kgfm (álc) a 3.750 rpm
Câmbio
- Automático sequencial de seis marchas
Direção
- Elétrica
Suspensão
- Dianteira: MacPherson
- Traseira: eixo de torção
Freios
- Dianteiros: disco ventilado
- Traseiros: tambor
Dimensões
- Comprimento: 4.364 mm
- Largura: 1.726 mm
- Altura: 1.516 mm
- Entre-eixos: 2.521 mm
- Porta-malas: 525 litros
- Tanque: 48 litros
Desempenho
- 0 a 100 km/h: 10,8 segundos (gas) e 9,9 segundos (álc)
- Velocidade máxima: 195 km/h (gas) e 196 km/h (álc)
Consumo
- Cidade: 10,3 km/l (gas) e 7,2 km/l (álc)
- Estrada: 13,3 km/l (gas) e 9,6 km/l (álc)