Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Religião

Religião

Colunista

Redação A Tribuna

Festa para Iemanjá em Camburi

Confira a coluna de domingo (02)

Redação do Jornal A Tribuna | 03/02/2025, 14:32 h | Atualizado em 03/02/2025, 14:32

Imagem ilustrativa da imagem Festa para Iemanjá em Camburi
Iemanjá | Foto: Divulgação

A tradicional Festa de Iemanjá acontece domingo (02), a partir das 15 horas, no Píer de Iemanjá, na praia de Camburi, comandada pelo Nzo Musambu ria Kukuetu, casa de candomblé que tem como zeladora e mãe de santo Edinéa Cabral da Silva, conhecida como Mãe Néia, que faz suas oferendas nas águas de Camburi desde 1983.

As festividades à Rainha do Mar acontecem há mais de 40 anos na capital capixaba e, entre os seus principais objetivos, está a integração das forças naturais – oriunda dos mares, rios, lagoas e matas – para promover ritos de gratidão e celebrar as bênçãos e conquistas no ano que se passou.

A cerimônia sagrada tem início com o cortejo dos balaios para Iemanjá, uma procissão de cantigas e banho de água de cheiro pelo píer. Depois, a zeladora segue rumo ao centro da baía de Camburi para entregar os presentes. Ao retornar, Mãe Néia abre os festejos para o público geral e partilha as comidas sagradas.

Visando ajudar o público simpatizante das religiões de matriz africana, foi desenvolvido o “Guia de Boas Práticas - 2 de Fevereiro em Camburi”, com informações sobre os ritos de celebração das águas salgadas.

A publicação on-line e gratuita reúne detalhes históricos sobre o cortejo, além de orientações que envolvem respeito à tradição.

Bênção das mochilas

A Paróquia São Pedro, em Muquiçaba, Guarapari, celebra missa domingo (02), às 10h30, na Matriz, com bênção das mochilas para a volta às aulas. Quem preside é o padre César Delarmelina.

Já no Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima, no Bairro de Fátima, Serra, a missa com a bênção das mochilas será domingo (02), às 15h30.

Cura e libertação

A Comunidade Nossa Senhora das Graças da Medalha Milagrosa convida para a missa com bênçãos e oração por cura e libertação que será celebrada domingo (02), às 17h30, pelo padre Fábio Francisco, da Diocese de Franca. Rua Emílio Ferreira da Silva, 590, Andorinhas, Vitória.

Palestra

“Boa vontade” é o tema da palestra de hoje, às 18 horas, na Comunidade Espírita Esperança, que será apresentada por Ricardo Alves da Silva. Rua Alvin Soares Bermudes, 197, Morada da Camburi.

A palavra

O teu reino é um reino eterno; o teu domínio dura em todas as gerações” Salmos 145:13

Santo do dia

Santa Catarina de Ricci

Imagem ilustrativa da imagem Festa para Iemanjá em Camburi
Santa Catarina de Ricci | Foto: Divulgação

Com 14 anos, entrou para o mosteiro de São Vicente, em Prato, onde transcorreu uma vida repleta de êxtases. Tudo isso porque a contemplação da Paixão de Jesus sempre ocupou o centro do seu coração.

Plantão da fé

Dalton Valentim Vassallo ministra a palestra “Vida e morte: o que pensamos nas horas difíceis” na segunda (03), às 20 horas, no Centro Espírita Henrique José de Mello. Rua do Vintém, 9, centro de Vitória.

Domingo (02) tem procissão marítima dos pescadores em Ponta da Fruta, saindo da Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes às 9h em direção à Praia Rasa. Um momento de fé e homenagem aos 80 anos da construção da igreja.

A paróquia São Pedro, na Praia do Suá, realiza domingo (02), às 7h30, 9h30 e 19 horas, a bênção das velas. Nas primeiras missas, a bênção será na entrada da igreja, pelo lado de dentro. Já às 19 horas será na rua em frente à igreja.

O grupo de oração da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe se reúne na segunda (03), após a missa das 19h30, com o tema “Sabedoria divina”. Rua Aniceto Frizzera Filho, 331, Itaparica, Vila Velha.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: