Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

União Brasil reafirma apoio a projeto de Casagrande em 2026

Compromisso foi firmado em Brasília entre Casagrande, Ricardo Ferraço, Marcelo Santos, Casagrande, Ferraço e Rueda se encontraram em Brasília.

Eduardo Maia | 22/01/2025, 15:14 h | Atualizado em 22/01/2025, 15:57

Imagem ilustrativa da imagem União Brasil reafirma apoio a projeto de Casagrande em 2026
Ricardo Ferraço, Antonio Rueda, Renato Casagrande, e Marcelo Satnos |  Foto: Bruno Fritz

Hoje, em Brasília, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União), esteve com o governador Renato Casagrande (PSB), o vice Ricardo Ferraço (MDB) e com presidente nacional do União Brasil, Antonio de Rueda. O encontro teve objetivo de confirmar o apoio do União Brasil ao projeto político e administrativo liderado pela dupla Renato e Ricardo, com foco em 2026. 

É mais um partido que está compromissado em apoiar o atual projeto do governo, que é a viabilidade da candidatura de Ricardo ao governo do Estado. Além disso, também deve apoiar Casagrande, caso este deixe o Palácio Anchieta para se lançar ao Senado. 

O encontro entre as lideranças em Brasília também faz com que a discussão sobre a presidência do União Brasil no Estado volte à tona. Marcelo Santos, desde que saiu do Podemos, tem buscado um partido para chamar de seu, e nunca escondeu seu interesse em presidir a sigla. Hoje, o atual presidente é o secretário de Estado de Meio Ambiente, Felipe Rigoni. 

Também é possível entender desse encontro que Marcelo Santos está cada vez mais perto de ser reconduzido à presidência da Assembleia. Não é possível cravar, claro, mas é evidente que esse movimento demonstra que o favoritismo dele tem aumentado.

Nos bastidores, compreende-se que o apoio sacramentado do União ao projeto de Casagrande, partido este que pode ser entregue em breve às mãos de Marcelo, pode ser até mesmo uma espécie de "moeda de troca", caso Marcelo tenha as bênçãos do governador para ser reconduzido. 

A foto e a "união", por assim dizer, também é representativa. Apesar de os boatos de bastidor darem conta de que Marcelo não apoiaria Ricardo, caso este fosse escolhido o candidato ao governo por Casagrande, os movimentos têm demonstrado o contrário. Cenas dos próximos capítulos.

Fato é: os movimentos governistas nos primeiros 22 dias do ano têm chamado atenção de todo o mercado político. Governador demonstra que está no jogo para valer. 

De volta ao partido

Além disso, atendendo a um convite do próprio Marcelo Santos e do presidente nacional, Antonio de Rueda, o prefeito Euclério Sampaio, hoje no MDB, retornará ao União Brasil, assumindo um papel crucial na Executiva Estadual do ES.

Nos bastidores, a movimentação também teve dedo de Casagrande e Ricardo, já que Euclério é aliado de primeira hora do governador, e filiado ao partido presidido no Estado por Ricardo. Mais uma mexida no tabuleiro dos aliados do governo. 

Já o MDB, por sua vez, perde um importante ativo. Euclério havia se filiado em outubro de 2023, em evento com pompa, que contou com a presença do presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi. Agora, já há quem diga nos bastidores que o partido fica livre para receber uma outra liderança governista do Estado.

Pensando nisso, já não é de hoje que o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), pensa em mudar de ares. A possibilidade de ele se filiar ao MDB já começa a ser comentada por alguns aliados. A ver!

SUGERIMOS PARA VOCÊ: