Sem Lula, evento em Linhares traz sinais
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
Enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estava no Uruguai participando do velório do ex-presidente Pepe Mujica, toda a base petista capixaba estava em Linhares, acompanhando o ministro das Cidades, Jader Filho (MDB), na entrega das 917 unidades do Minha Casa, Minha Vida.
O governador Casagrande (PSB) chegou e conseguiu participar do evento. Entretanto, politicamente, chamou atenção que não houve presença massiva do secretariado estadual ou de outros deputados que não fossem do PT. A coluna já tinha alertado que seria este o cenário, com ou sem Lula. Receio das lideranças, principalmente do Norte, é com forte antipetismo.
Deputada federal Jack Rocha e estadual João Coser, no meio da disputa da presidência estadual do PT, além de prestigiarem o evento, trataram de atender a militância. Cada voto para o processo eleitoral, que acontecerá em julho, será importante.
Estranho no ninho?
O único deputado entre federais e estaduais sem ser petista presente no evento do governo federal em Linhares foi Gilson Daniel (Podemos). Além dele, Jack Rocha (PT), Helder Salomão (PT), João Coser (PT), e Iriny Lopes (PT) estavam no local. Cabe lembrar que o prefeito, Lucas Scaramussa, é do partido presidido por Daniel.
Parceria está de pé!
Ao que tudo indica, a relação entre o deputado Sergio Meneguelli (Rep) e o prefeito e presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, segue positiva. “Tenho as melhores conversas com Renzo. Esperançoso de que eu consiga disputar o Senado”. À coluna, Renzo disse: “Sergio é amigo de muito tempo. Dependendo da minha vontade, vai disputar o que quiser”.
Com direito a paisagismo
Ontem, em visita a Linhares, o ministro das Cidades, Jader Filho, foi responsável por plantar uma árvore no quintal de uma das 917 famílias que receberam as chaves das novas casas. Foi ajudado pelo governador Casagrande (PSB) e pelo prefeito linharense, Lucas Scaramussa (Podemos).
Voto opositor
Diversas lideranças políticas participaram da eleição do novo diretório do MDB de Vitória, que decidiu que o ex-conselheiro do Tribunal de Contas Sergio Borges continuasse à frente da sigla na capital.
Ex-vereador Luisinho Coutinho (MDB) se fez presente, e chegou a anunciar que estava ali para votar em Borges. Cabe destacar que o próprio ensaiou disputar contra o ex-conselheiro. Agora, ao que parece, o clima dentro do MDB é de paz.
Filiação de ex-governador será neste mês
Segundo o prefeito de Colatina e presidente estadual do PSD, Renzo Vasconcelos, o ex-governador do Estado, Paulo Hartung (sem partido), chegará oficialmente ao PSD no próximo dia 26.
O ato de filiação está previsto para acontecer em São Paulo, na presença do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab. Desde 2018 Hartung não se filia a nenhuma sigla, quando deixou o antigo PMDB.
Galeria
“Não preciso da pena dele”
Após o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), ter dito que a vereadora Açucena (PT) “não sabe o que faz” na Casa, a parlamentar usou a tribuna da câmara para respondê-lo: “eu não preciso da pena do prefeito, o que eu faço aqui é a defesa das políticas públicas da cidade. Disse que não sabia o que fazia, mas quando ele falou isso, eu estava debatendo sobre a vida das mulheres”.
Uniformes escolares
Governador Casagrande (PSB) anunciou distribuição gratuita de uniformes escolares para os 200 mil alunos do Estado a partir de 2026. A medida atende à proposta do deputado Gandini (PSD), que foi autor do projeto. Além das camisetas, receberão bermuda e calça padronizadas.
Prestação de contas
Na segunda-feira, o diretor-presidente do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), Marcelo Barbosa Saintive, comparece à Assembleia para prestar contas dos trabalhos à frente da instituição.