Samba do governo em Guarapari
Confira a coluna desta quarta-feira (12)
Um dos principais atrativos de Guarapari no ano é o Carnaval. Será o primeiro da gestão do novo prefeito Rodrigo Borges (Republicanos), que foi eleito em outubro passado sem o apoio do governador Renato Casagrande (PSB), que tinha o deputado estadual Zé Preto (PP) como seu candidato no balneário.
Entretanto, já há alguns anos Guarapari tem o orçamento pequeno, ou seja, é impossibilitada de sozinha promover um Carnaval da forma como a nova gestão acredita que deveria.
É aí que entra o governador. Nos bastidores, Rodrigo já teria pedido verba estadual para fomentar o Carnaval no município. O prefeito explicou ao governador que seria essencial para a cidade ter investimento direto do governo na festa.
A expectativa da administração é de que consiga, mas cabe lembrar que, politicamente, a relação de Rodrigo e Casagrande é fria, muito por conta de Rodrigo ser quadro do Republicanos.
Eleições e inauguração
Nas eleições 2024, Rodrigo Borges teve ajuda direta do prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), durante a campanha. Ele esteve em Guarapari ao menos cinco vezes. Já no último final de semana, o governador foi a Guarapari para inaugurar trecho da nova ES-060. Entretanto, no vídeo institucional de Casagrande, Rodrigo não apareceu.
Gritos e nomeação
Durante o evento, alguns presentes gritaram o nome do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) para que ele seja o candidato de Casagrande em 2026. O coro foi puxado pelo deputado estadual Zé Preto (PP). É justamente para esse tipo de movimento que Ricardo sairá amanhã da Secretaria de Desenvolvimento, conforme Plenário chegou a antecipar.
Nas horas vagas, atleta!
Lucas Scaramussa (Podemos), prefeito de Linhares, participou de um evento de aquatlo — modalidade que envolve corrida e natação. Comemorou 40 anos da Travessia da Lagoa Juparanã. Os seguidores dele brincaram: “Oficialmente é prefeito, mas nas horas vagas, Lucas é atleta”.
Articulações
O prefeito de Viana, Wanderson Bueno (Podemos), esteve ontem mais uma vez com o ex-presidente da Câmara de Vila Velha Bruno Lorenzutti (MDB). Nos bastidores, Wanderson já teria convidado Lorenzutti para assumir uma secretaria em Viana, especificamente a de Planejamento.
Entretanto, por ser servidor efetivo da Prefeitura de Vila Velha, caso Lorenzutti aceitasse o convite, teria de solicitar licença ao prefeito Arnaldinho (Podemos).
Eleições no PT vão acontecer em julho
Militantes do PT vão eleger novos presidentes municipais, estaduais e nacional no dia 6 de julho deste ano. O chamado Processo de Eleição Direta (PED) vai eleger no Espírito Santo as novas diretorias.
Nos bastidores, a atual presidente, deputada federal Jack Rocha (PT), já teria confirmado que vai disputar reeleição. O deputado estadual João Coser (PT) pode também entrar na disputa pelo mesmo cargo.
Galeria
Boa vizinhança
Evento de posse de recondução do defensor público-geral, Vinícius Chaves de Araújo, na última segunda-feira, mostrou sintonia da instituição com o Ministério Público Estadual (MP-ES).
Segurança nas estradas
A Assembleia Legislativa aprovou indicações do deputado Gandini (PSD), vice-lider do governo, que prometem dar mais segurança a pedestres e motoristas. Pede para que sejam instaladas lombadas, redutores de velocidade ou radares fixos na Rodovia Manoel Loyola, que liga a BR-101 à ES-060, em Guarapari.
Contas foram aprovadas
O Tribunal de Contas do Espírito Santo (TCE-ES) emitiu parecer prévio recomendando à Câmara de Anchieta a aprovação das contas anuais da Prefeitura de Anchieta referentes ao exercício de 2023. Na apreciação, o TCE explicou que “examinou a atuação do prefeito no exercício das funções de planejamento, organização”, dentre outros fatores.