Quem receberá Lula no Norte?
Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos
A vinda do presidente Lula (PT) ao Estado no próximo dia 16 deve se confirmar em breve. Segundo interlocutores, hoje, a chances de o Presidente visitar as terras capixabas é de 90%.
Amanhã, a viagem deve ser chancelada. Como divulgou a Secretaria de Relações Institucionais, além de visitar Linhares, Lula viaja para Mariana (MG). Em ambas as cidades, fará anúncio sobre repactuação do acordo do Rio Doce. Também em Linhares, entregará 917 imóveis do Minha Casa, Minha Vida.
Entretanto, um fator chama atenção: Casagrande (PSB) deixa o governo no sábado para compromissos em Nova Iorque, conforme a coluna antecipou. Ricardo Ferraço (MDB), portanto, será o governador em exercício. Apesar de a volta de Casagrande estar marcada para dia 16, pode haver desencontro de horários, o que fará com que Ricardo tenha de receber o Lula sozinho. Cenas dos próximos capítulos.
Dilema do secretário
Embora nos bastidores especula-se que o secretário de Recuperação do Rio Doce, Guerino Balestrassi (MDB), possa disputar vaga de deputado federal nas eleições de 2026, existe chance de que, na verdade, tente uma cadeira na Assembleia. Ideia de Balestrassi é não ficar longe de Colatina, já que pretende voltar a disputar eleição para prefeito.
Aposta no pomerano
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), esteve em Santa Maria de Jetibá em sua “perigrinação” para aumentar seu capital político rumo aos projetos de 2026. Em vídeo publicado, Pazolini diz que vai “chegar com energia aos 78 municípios do Espírito Santo”. Mais viagens ao interior já estão sendo estudadas pelo prefeito da capital.
Divisão interna
Os dois deputados federais do PT que representam o Estado divergiram no voto do projeto que aumenta o número de deputados. A presidente estadual da sigla, Jack Rocha, votou favorável. Já Helder Salomão foi contra. Cabe ressaltar que o PT orientou pelo voto "sim".
A proposta, porém, não altera a composição da bancada capixaba, que seguirá com 10 nomes. A regra é aumentar o número de vagas de acordo com o crescimento demográfico, algo que o Estado não tem registrado.
Topam uma festa conjunta?
Uma curiosidade une algumas lideranças políticas da Serra. O aniversário do deputado Muribeca (Rep) foi ontem. Hoje, quem sopra as velinhas é o ex-prefeito Sergio Vidigal (PDT). Amanhã, quem comemora é o ex-prefeito Audifax (PP). “Dá até para fazer uma festa conjunta”, brincou um interlocutor.
MDB e Republicanos se aproximam de federação
Os presidentes do MDB, Baleia Rossi, e do Republicanos, Marcos Pereira, ambos deputados federais por São Paulo, avançaram nas conversas sobre a possibilidade de formar uma federação partidária. Os olhares das lideranças políticas do Espírito Santo estão atentos aos capítulos dessa história. Caso a federação seja confirmada, será comum ver atores políticos deixando ambos os partidos, por incompatibilidade de projetos em âmbito capixaba.
Galeria
Posse e nomeação no TRE
Nomeada pelo presidente Lula (PT) para compor o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), a advogada Luna Oliveira Lucchesi Ramacciotti tomou posse no cargo de juíza substituta, pela classe dos Juristas. Além disso, Lula também nomeou Hélio João Pepe de Moraes como novo juiz titular do TRE-ES.
Críticas na câmara
Vereador de Vitória, Armandinho Fontoura (PL), criticou a decisão de suspender o mandato do deputado federal Gilvan (PL) por três meses. “Quando Messias Donato (Rep) levou um tapa de Washington Quaquá (PT-RJ), nada foi feito”.
Se encontraram no sul
Governador Casagrande (PSB) esteve em Cachoeiro, acompanhando agendas do prefeito Theodorico Ferraço (PP), junto ao vice-governador, Ricardo Ferraço (MDB). Na cidade, também encontrou o prefeito de Colatina, Renzo Vasconcelos (PSD). Cabe lembrar que, politicamente, andam em lados opostos.
MATÉRIAS RELACIONADAS:



