Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

Plenário

Colunista

Eduardo Maia

PT pode passar por mudanças

Confira a coluna

Eduardo Maia | 21/11/2024, 14:53 14:53 h | Atualizado em 21/11/2024, 14:53

Imagem ilustrativa da imagem PT pode passar por mudanças
|  Foto: Paulo Pinto/Agencia PT

Apesar de ter feito mais prefeitos e vereadores em 2024 do que nas eleições de 2020, a cúpula do PT nacional entende que os resultados poderiam ter sido melhores, visto que o maior cabo eleitoral da história do partido, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), voltou a ser presidente da República.

Por conta do cenário de incertezas, já há quem defenda mudanças de comando da sigla. Em nível nacional, por exemplo, Gleisi Hoffmann perde cada vez mais espaço. O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, seria o preferido de Lula, mas o líder na Câmara, José Guimarães, também deve ser considerado.

No Estado, algumas alas do PT entendem que a deputada federal Jack Rocha (PT) saiu enfraquecida do pleito, e que o deputado estadual João Coser (PT) pode buscar a presidência. Em Vila Velha, o atual presidente é Fabrício Santana, mas João Babá aparece como outra possibilidade.

Aumento de emendas

Deputados da Assembleia dialogam com a Comissão de Finanças para que haja aumento no valor das emendas individuais. A informação foi confirmada por deputados à coluna. Expectativa é usar boa relação com o Executivo, principalmente do presidente Marcelo Santos (União), para aumentar o valor, que hoje circula os R$ 2 milhões para cada um.

Mais de 30 prefeitos

O deputado Gilson Daniel (Podemos) realizou encontro em Brasília com mais de 30 prefeitos do Estado, com o objetivo de reforçar laços e defender a pauta municipalista. Eles estavam na capital federal para participar de capacitação da Confederação Nacional dos Municípios. Demonstra a capacidade de articulação de Daniel, já de olho em 2026.

Tomou banho na fonte

O deputado estadual Sergio Meneguelli (Republicanos) pegou seus seguidores de surpresa ao publicar vídeo aproveitando o feriado de ontem tomando banho em uma fonte em uma praça de Colatina. “Dia está muito quente, fico feliz em ver que as pessoas se refrescam nessa fonte”, ressaltou.

Novos tempos

Já é tradição que São Mateus, em todo dia 20 de novembro, se transforme na capital simbólica do Estado, por conta do Dia Nacional da Consciência Negra. Ontem, o governador Casagrande (PSB) esteve na cidade e chamou atenção a boa relação entre o prefeito atual, Daniel Santana (sem partido), e o eleito, Marcus da Cozivip (Podemos). Daniel apoiou Henrique Follador (PDT), mesmo assim, ele e Cozivip estão tendo relação amistosa.

Câmara a caminho de nome de consenso

Vereadores eleitos de Guarapari têm buscado nome de consenso para a presidência da Casa. Dos 17 eleitos, existe um grupo de 11 vereadores que buscam uma chapa única. Desses, seis se colocaram como opção de escolha:

Sabrina Astori (PSB), Professor Luciano (PP), Kamilla Rocha (Mobiliza), Oldair Rossi (União), Anselmo Bigossi (PP), e Rosana Pinheiro (PSD). Expectativa é de que o prefeito eleito, Rodrigo Borges (Rep), faça parte do diálogo.

Galeria

Audiência para orçamento

Hoje, às 14h, o plenário da Assembleia será palco de audiência pública para debater a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício de 2025. O evento será conduzido pela Comissão de Finanças, presidida pelo deputado Tyago Hoffmann (PSB), que também exerce o papel de relator do orçamento pelo segundo ano consecutivo.

Associação de moradores

Haverá no próximo dia 28 eleição para a Associação de Moradores da Enseada do Suá, em Vitória. Segundo interlocutores, tudo leva a crer que será chapa única, composta por, dentre outros membros, o ex-subsecretário de Vitória Leandro Moulin, como vice-presidente, e o advogado Carlos Zaganelli, como diretor jurídico.

Expectativas

Candidatos que disputaram eleição para a câmara de Linhares acreditam que houve irregularidade na chapa de um partido, que teria cometido fraude à cota de gênero. Aguarda-se o desenrolar da história.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: