Login

Esqueci minha senha

Não tem conta? Acesse e saiba como!

Atualize seus dados

ASSINE
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Pernambuco
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
ASSINE
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo
Assine A Tribuna
Espírito Santo
arrow-icon
  • gps-icon Pernambuco
  • gps-icon Espírito Santo

Plenário

PLENÁRIO, POR EDUARDO MAIA

Colunista

Eduardo Maia

Ponte aérea para cacifar sonho

Notícias sobre a política no Espírito Santo, os bastidores e as movimentações dos partidos

Eduardo Maia, colunista de A Tribuna | 07/05/2025, 13:13 h | Atualizado em 07/05/2025, 13:13

Imagem ilustrativa da imagem Ponte aérea para cacifar sonho
Eduardo Maia

O presidente da Câmara de Vitória, vereador Anderson Goggi (PP), viaja a Brasília no próximo dia 12 para tratar das condições do possível uso do prédio da superintendência da Caixa Econômica Federal, localizado no centro de Vitória.

Conforme publicado pela coluna, o objetivo de Goggi e do secretário de Relações Institucionais, Marcos Delmaestro (PP), é levar o Legislativo para a região, em tentativa de revitalizar o bairro e melhorar as condições de trabalho dos servidores.

A agenda de Goggi envolve encontro com a bancada federal e com parte da direção estadual e nacional da Caixa Econômica. Expectativa dele é de que, dessa reunião, já haja uma resposta concreta sobre o uso do prédio.

Nos bastidores, a equipe do órgão municipal acredita que o acordo deve acontecer. A vontade da direção é de que a Caixa Econômica possa doar o prédio.

Ruído ficou para trás

Após terem passado por momentos tensos nos últimos meses, a relação entre o presidente da Assembleia, Marcelo Santos (União) e o secretário de Estado do Meio Ambiente, Felipe Rigoni (União), melhorou. “A direção nacional, por falha de comunicação, não transmitiu corretamente as informações ao Rigoni. Isso gerou um fio desencapado entre nós”.

União Brasil será dele

Segundo Marcelo, houve acordo para ele presidir o União no Estado, e que ele e Rigoni vão convergir para fortalecer a sigla. “Hoje, está claro que temos o mesmo objetivo: disputar as eleições e conquistar espaço”.

E complementou: “Rueda fez o convite para eu assumir o partido. Como em outros estados, será um presidente de Assembleia liderando a sigla”.

Defendendo cores da Itália

O vereador de Vitória Camillo Neves (PP) está licenciado de suas funções. Disputando a Copa do Mundo de futebol de areia, tem defendido as cores da Itália, já que possui dupla nacionalidade. “Siamo passati ai quarti di finale!”, disse, comemorando o fato de a Itália ter passado às quartas de final.

Chapa “eleita”

Terminou o período de inscrição de chapas para eleição do novo diretório municipal do MDB de Vitória. Como somente uma foi registrada, encabeçada pelo atual presidente e ex-conselheiro do Tribunal de Contas Sérgio Borges, já é possível afirmar que a chapa dele está virtualmente eleita.

Ex-vereador de Vitória Luisinho Coutinho (MDB) chegou a ensaiar um movimento para tentar disputar, mas acabou não ganhando apoio interno.

Suspensão de Gilvan provocou reações no Estado

O deputado federal Gilvan (PL) teve o mandato suspenso ontem. O fato gerou manifestações a favor e contra Gilvan. O senador Magno Malta (PL) disse que recebeu a decisão com preocupação: “O processo foi conduzido com a sensação de que o resultado já estava definido.” Já a deputada estadual Camila Valadão (Psol) disse que suspensão de 3 meses era pouco: “Ele achou que poderia fazer em Brasília o que fez comigo aqui em Vitória durante dois anos.”

Galeria

Secretária em Cariacica

Policial militar Lorena Nascimento (União Brasil) será a nova secretária da Mulher e Direitos Humanos de Cariacica. Atualmente, ocupa também o cargo de diretora social da Aspra, associação de classe da Polícia Militar e dos Bombeiros, onde desenvolve ações sociais, de bem-estar e defesa dos direitos da categoria.

Justiça do trabalho

A presidente da OAB-ES, Erica Neves, estará presente no ato nacional em Defesa da Competência da Justiça do Trabalho que acontece amanhã. Em Vitória, o encontro será em frente ao TRT da 17ª Região. A Ordem reforça a importância de preservar a competência da Justiça do Trabalho, prevista na Constituição Federal.

Nas estradas do norte

O presidente da Câmara de Linhares, Roninho (Pode), tem circulado pelos Norte do Estado. Pré-candidato a deputado estadual, foi convidado para discursar na sessão solene em comemoração aos 37 anos de emancipação política de João Neiva.

MATÉRIAS RELACIONADAS:

SUGERIMOS PARA VOCÊ: