Podemos também busca espaço
Leia a coluna desta quinta-feira (09)
A mudança na Secretaria de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) mexeu indiretamente com outras siglas aliadas ao governo. A partir de agora, conforme a coluna publicou, o secretário será Marcos Soares (PP), que irá substituir Marcus Vicente (PP), amigo pessoal do governador Casagrande (PSB). A indicação veio diretamente do presidente estadual do PP, deputado federal Josias Da Vitória.
Com a contemplação do PP, outro partido que está com os olhos atentos nas mudanças é o Podemos, liderado no Estado pelo deputado federal Gilson Daniel. Nos bastidores, já há algum tempo a legenda busca ser contemplada. Desde que o ex-secretário de Segurança Alexandre Ramalho (PL) — então filiado ao Podemos — deixou o alto escalão, o partido não tem um representante. A secretária de Governo, Emanuela Pedroso (Podemos), embora do Podemos, não é cota partidária.
Partido cobiçado
Os movimentos feitos pelo governador para credenciar de vez o PP em sua base demonstram que a sigla é uma das mais cobiçadas. Isso se traduz pelos números do PP nas últimas eleições. As mudanças, inclusive, já vinham sido debatidas nas últimas semanas, já que Da Vitória foi visto com frequência em reuniões com o governador Casagrande.
Mas e o Republicanos?
A pergunta que tem sido feita no mercado político após o PP se cacifar na base de Casagrande é como o Republicanos tem digerido a notícia. Em Vitória, a sigla é aliada de 1º hora do prefeito Lorenzo Pazolini (Rep), e também é cotada para caminhar com ele, caso se lance ao governo. A escolha por um lado, uma hora ou outra, deverá ser tomada por Da Vitória.
Sem deixar conforto de lado
Vereador de Cariacica Wesley, conhecido como Lei (União), publicou foto em suas redes durante sessão on-line. A sinceridade dele chamou atenção, já que ele participou do encontro virtual com camisa social, blazer, mas aproveitando que a câmera não flagra, também de bermuda e chinelos.
Reuniões
Deputados estaduais contaram à coluna que a partir de semana que vem o governador deve começar a se encontrar com alguns parlamentares para tratar sobre a questão da Mesa Diretora. Alguns nomes que apoiam a recondução de Marcelo Santos (União) à presidência do Legislativo garantem que ele é favorito, e que o governador também deve acenar para ele. Caso isso não aconteça, segundo esses deputados, “seria uma grande surpresa”.
Presidente de comissão da OAB-ES definido
O advogado Ludgero Liberato foi nomeado pela nova presidente da OAB-ES, Erica Neves, como presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem. Além de assessorar o Conselho da instituição, a Comissão exerce interlocução com entidades. Liberato é mestre em Direito pela Ufes, advogado eleitoralista e criminalista, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político e professor convidado em cursos de pós-graduação em todo o Brasil.
Galeria
Querem “pensar” mais alto
Discussões em grupos do PT têm levantado questões sobre a importância das lideranças comunitárias e a ligação do partido com elas. Entretanto, alguns militantes falaram que o PT precisa “pensar mais alto”, e que o objetivo deveria ser brigar por cadeiras nas próximas eleições.
Indiretas na câmara
Vereador de Vila Velha Devacir Rabelo (PL) relembrou o 8 de janeiro durante sessão e disse: “o presente é deles, mas o futuro é nosso”. Está confiante de que a direita voltará ao poder nas eleições de 2026.
Fechado e não abre mão
Presidente da Câmara de Vila Velha, Osvaldo Maturano (PRD), abriu o jogo: “Claro que aqui somos governo, e eu vou lutar para defender as coisas do governo. Não escondo. Mas também não vou ‘atropelar’ ninguém”.
Posse nesta quinta-feira (09)
Novo deputado estadual Toninho da Emater (PSB) será empossado às 8h de quinta (09), na Assembleia Legislativa.